Tecnologia no Trabalho e seus impactos na rotina de líderes e empresas

Tecnologia no Trabalho e seus impactos na rotina de líderes e empresas

As soluções tecnológicas já são parte da rotina da maioria das empresas, não é mesmo? Afinal, nos dias de hoje, quase tudo pode ser solucionado com o apoio de recursos digitais. Por essa razão, a tecnologia no trabalho pode ser uma grande facilitadora de processos, auxiliando líderes e suas equipes a atingir bons resultados.

Os impactos da tecnologia podem ser percebidos em diferentes setores das organizações e em várias tarefas da rotina corporativa. Isso porque ela está presente desde o recrutamento e seleção, feito pelo RH, até a comunicação diária entre os colaboradores.

Porém, é preciso se atentar também às implicações que o excesso do uso de recursos online pode trazer para lideranças e empresas.

Continue a leitura e entenda qual é o papel da tecnologia no trabalho, como ela contribui para o crescimento dos negócios e como ela impacta a rotina da liderança e seus liderados. Vamos lá?

Qual é o papel da tecnologia no trabalho?

A tecnologia no trabalho surge como uma alternativa para otimizar a comunicação, facilitar processos, armazenar dados em grande volume e gerenciar informações. Dessa forma, tem papel estratégico na modernização dos negócios, busca por inovação e na entrega de resultados mais ágeis e eficientes.

Nesse contexto, as soluções tecnológicas podem apoiar desde a comunicação interna, por meio de plataformas de e-mails, mensagens, videochamadas e armazenamento em nuvem, até a produção de inteligência de dados.

Com isso, esse recurso tem papel fundamental para o sucesso das organizações. Afinal, já não é mais possível ter uma marca forte e reconhecida, sem estar presente nos meios online. Tampouco é possível trabalhar uma cultura organizacional que represente as equipes sem plataformas de gestão de pessoas e dados.

Ou seja, o papel da tecnologia no trabalho consiste em facilitar a atuação dos profissionais, potencializar a comunicação à distância, fortalecer conexões, otimizar tarefas, entre outras.

Como as tecnologias contribuem para o crescimento dos negócios e os bons resultados das equipes?

A tecnologia no trabalho favorece a atuação e a conquista de bons resultados em diferentes áreas. Dessa forma, com as soluções adequadas, é possível otimizar demandas, potencializar o desempenho das equipes e ter maior assertividade na tomada de decisões.

Um ótimo exemplo é uso da tecnologia no RH, que contribui para que os processos de atração, seleção e desenvolvimento sejam ainda mais certeiros. Assim, com a coleta, análise e cruzamento de dados e automatização de processos, se torna mais fácil identificar o potencial dos profissionais.

Além disso, ao investir em boas estratégias de comunicação, estruturação de tarefas e recursos digitais, vários outros setores são beneficiados!

O Comercial, por exemplo, terá mais controle do fluxo de leads; o Marketing poderá mensurar suas ações; o Jurídico terá registros das transações realizadas; a Gestão de Pessoas poderá se amparar em soluções para gerenciamento de equipes.

Dessa forma, com o sucesso de cada área, a transformação da cultura organizacional e o desenvolvimento dos profissionais, toda a organização vai conquistar melhores resultados! Isso contribui para o crescimento do negócio, o alcance das metas de time e de bons indicadores de RH e para o diferencial competitivo da empresa.

Como o uso da tecnologia no trabalho impacta a rotina da liderança?

Como vimos, o uso da tecnologia no trabalho é muito positivo para as empresas. Mas você já parou para pensar sobre como essa mudança impacta as lideranças? Veja dois principais fatores!

O tempo se tornou ainda mais valioso

O primeiro ponto é que com as facilidades dos recursos digitais, o tempo se tornou ainda mais valioso. Isso porque as pessoas acreditam que estar online significa estar disponível e o grande fluxo de mensagens e informações toma conta rotina.

Além disso, com as chamadas de vídeo, as reuniões podem acontecer a qualquer momento, ainda que não sejam tão necessárias assim. Dessa forma, o tempo de líderes e executivos fica quase inteiramente tomado pelas ferramentas tecnológicas e pelas demandas de outras pessoas.

Inclusive, dados de uma pesquisa da BTA Associados, publicados na Folha de São Paulo, apontam que 66% da liderança considera o uso da tecnologia em excesso um grande consumidor de seu tempo.

Afinal, 10 anos atrás, em 2012, 37% do dia de trabalho era destinado a atividades de baixa importância para o negócio, percentual semelhante ao de 2019 (38%). Já em 2022, o estudo aponta que 61% do tempo individual é destinado a atividades que não geram valor para a organização. Ao que a gestão atribuí esse índice? Bom, à tecnologia.

As pessoas tendem a um comportamento imediatista

Somado a isso, está o senso de imediatismo — que passou a ser naturalizado em muitas empresas. Essa característica faz com que líderes com baixa empatia e pouca gestão de tempo exijam de suas equipes respostas em tempo real.

Mas não só isso: liderados tendem a enviar mensagens apenas para que a gestão tenha ciência de suas ações e aguarda resposta para atuação prática.

Então, se por um lado a tecnologia favorece a produtividade no trabalho, por outro a prejudica. Afinal, é criada a sensação de obrigatoriedade de se estar sempre conectado. Nesse cenário, qual liderança consegue pensar estrategicamente sendo requisitada a todo momento? E qual colaborador consegue desempenhar suas funções tendo que atender ao líder com tamanha frequência?

Qual a relação entre produtividade, bem-estar e tecnologia?

Bom, que a tecnologia no trabalho tem aspectos positivos e negativos quando falamos em produtividade, você já sabe. Aqui, trago a reflexão também para o âmbito da saúde mental e bem-estar.

Isso porque com o excesso de informações, as interrupções constantes na linha de raciocínio e fluxo criativo, e as relações de dependência intensificadas pelo online, muitas pessoas podem sofrer com a sobrecarga de tarefas.

Por isso, mais do que nunca, com a tecnologia sendo parte da rotina, é preciso buscar o equilíbrio entre bem-estar e produtividade. Ademais, é importante estabelecer normas para comunicação online e repasse de demandas, respeitando a jornada de trabalho, gestão de tempo e prioridades de cada um.

Tudo isso faz com que a tecnologia seja uma aliada no crescimento do negócio, além de contribuir para o bem-estar dos profissionais. No médio e longo prazo, tenha certeza que esse conjunto de fatores fará toda a diferença para a retenção de talentos. Leia o blog post sobre o assunto e saiba mais!

Autor
Tecnologia no Trabalho e seus impactos na rotina de líderes e empresas
Sócio-diretor e Head de Transformação Digital
Além de CEO, Hegel tem como missão buscar novas formas de conectar pessoas e empresas aos seus propósitos. Gosta de leitura, vinho, natureza e estar com a família.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support