Profissional ESG: por que é tendência e como contratar?

Profissional ESG: por que é tendência e como contratar?

A sigla para ‘Governança ambiental, Social e Corporativa’ tem sido cada vez mais utilizada no universo do trabalho. Mas, o que ela significa, de fato, e quais as responsabilidades de um profissional ESG em uma empresa?

O conceito está muito conectado às atuais tendências de gestão. Trata-se de um conjunto de práticas que tem o objetivo de evitar a deterioração dos recursos naturais, garantir o foco em políticas sociais e assegurar uma administração íntegra dentro das corporações.

Nesse contexto, surgem os profissionais ESG. Para entender mais sobre a importância desses especialistas para o futuro (que já é uma realidade) do trabalho, continue a leitura!

O que faz um profissional ESG?

Um profissional ESG é responsável por planejar e executar estratégias viáveis que equilibram os interesses financeiros e a sustentabilidade ambiental, social e ética de um negócio no curto, médio e longo prazo.

Em outras palavras, essas pessoas asseguram práticas de gestão sustentáveis, focando no desenvolvimento atual da empresa e sua prosperidade futura.

Para isso, os especialistas da área devem atuar com diplomacia, considerando os objetivos internos da corporação em uma visão mais ampla e consciente do Pacto Global.

Quais pessoas podem atuar no mercado ESG?

Os profissionais ESG não costumam ter uma formação profissional específica. Isso porque, além de ser um cargo ainda recente, a agenda ESG precisa passar por todo o planejamento empresarial para ser executada com eficiência.

Por esse motivo, os especialistas costumam transitar entre diferentes áreas, trazendo sua bagagem relacionada aos pilares da sigla (ambiental, social e governança).

Justamente por isso, eles são considerados profissionais do futuro, pois estão ligados ao objetivo de tentar frear as consequências geradas pelas indústrias ao planeta.

Além do conhecimento sobre o conceito e das práticas relacionadas à agenda, existem algumas competências e habilidades que os profissionais devem desenvolver. Entre elas:

  • se informar sobre as tendências de ESG;
  • investir em formação e qualificação na área;
  • adquirir experiência em campo;
  • ter sensibilidade para entender as pessoas.

Agora que sabemos qual é o trabalho desses especialistas e o que eles precisam para atuar no setor, vamos entender mais sobre a sua relevância para o mundo corporativo. Continue conosco!

Qual a importância desses profissionais para o mercado?

A existência do profissional ESG representa um avanço nas pautas acerca da sustentabilidade ambiental, social e governamental.

Existe uma série de vantagens em se ter uma gestão alinhada a essas práticas. Os benefícios, por sua vez, são direcionados para a corporação, para os colaboradores e para o meio ambiente. A seguir, você conhecerá as principais delas!

1. Responsabilidade ambiental

A princípio, o trabalho dessas pessoas garante que as organizações se engajem nas discussões sobre o uso descabido de recursos e mão de obra. Tendo em vista a necessidade de um combate cada vez mais eficaz às práticas indevidas, os profissionais ESG têm sido visados no mundo inteiro.

Eles são responsáveis por arquitetar as ações voltadas para o meio ambiente, pensando nos impactos dos comportamentos e do consumo de recursos naturais do planeta. Seja pelo controle da emissão de gases poluentes, gestão de resíduos ou no combate ao aquecimento global.

2. Bem-estar corporativo e saúde mental

É função dos profissionais ESG analisar a forma que a companhia lida com os fatores sociais. Eles se encarregam de avaliar as normas, políticas e práticas que perpassam pelas noções de bem-estar e saúde mental no trabalho.

Entre elas, podemos mencionar as relações interpessoais — seja com os clientes ou colaboradores —, diversidade e inclusão e as leis trabalhistas, por exemplo.


3. Impacto social e reforço de marca

Antes de tudo, uma empresa que investe em ESG também está cuidando de sua imagem. Isso se deve ao fato de que, ao fazê-lo, ela possibilita a entrada de investimentos globais alinhados ao viés da sigla, influenciando seu valor de mercado e sua avaliação tanto interna quanto externa.

4. Segurança, ética trabalhista e transparência

Indo um pouco além das pessoas, o profissional ESG se encarrega de avaliar as áreas de administração e de gestão da empresa. Nesse sentido, ele leva em conta fatores como segurança e transparência de dados e ética trabalhista.

Aqui, o objetivo é tentar garantir a integridade e a privacidade das informações dos colaboradores, se pautando em fatores éticos e sociais para beneficiar ambas as partes — organização e profissional.

Como recrutar profissionais ESG?

Antes de pensar em recrutar um profissional ESG, é preciso fazer uma análise detalhada da instituição para compreender seu momento atual e suas necessidades.

Para isso, você pode seguir algumas boas práticas. Confira a seguir!

Entenda a importância da agenda ESG

É importante ter em mente que a agenda ESG está ligada a um grande compromisso ético, social e ambiental. Sua finalidade é reduzir os impactos na natureza, bem como garantir um ambiente de trabalho saudável e feliz.

Por esse motivo, é preciso começar as ações internamente. Afinal, de nada adianta concordar com a mentalidade se, na prática, seu negócio afeta negativamente as pessoas e o meio ambiente.

Prepare o espaço para uma mudança na gestão

É preciso começar de algum ponto. Existem algumas formas de entrar no universo da Governança ambiental, Social e Corporativa, e tudo começa com uma preparação interna dos funcionários, lideranças e equipes.

Fazer comunicações detalhadas e com uma certa frequência ajuda a fixar a ideia de uma forma mais clara. Assim, os colaboradores começam a perceber um movimento de mudança e passam a se engajar junto com a gestão.

Tenha uma pessoa responsável pela área

É possível recrutar um profissional ESG de forma externa, visando planejar soluções sustentáveis, mas ele também pode surgir dentro da empresa.

Para talentos externos, é possível fazer uma busca ativa de pessoas já experientes ou que tenham relação de proximidade com as pautas ESG. O LinkedIn pode ajudar no recrutamento, pois ele apresenta palavras-chave que direcionam aos perfis correlacionados.

Se a ideia for recrutar colaboradores internos, é preciso levar em conta o perfil desses profissionais e buscar pessoas verdadeiramente interessadas em preencher a função.

Nesse processo, será preciso realizar treinamentos e buscar qualificações para fazer com que as ações de ESG sejam cada vez mais eficazes, direcionando o negócio para o futuro.

Chegamos ao fim deste conteúdo! Se você se interessou pelo assunto, não pode deixar de conferir tudo o que mais precisa saber sobre ESG nas empresas. Até a próxima!

Autora
Profissional ESG: por que é tendência e como contratar?
Analista de Planejamento e Produção de Conteúdo
Hannah é jornalista, apaixonada por música, moda, lugares bonitos e tudo que dá brilho aos olhos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support