Como recrutar pelo LinkedIn? Confira 8 dicas!

Como recrutar pelo LinkedIn? Confira 8 dicas!

Encontrar profissionais qualificados pode ser um grande desafio para o setor de Recursos Humanos. Isso porque, com o fácil acesso à internet e às redes sociais, o comportamento dos candidatos mudou, exigindo das companhias novas estratégias de recrutamento.

Por isso, entender como recrutar pelo LinkedIn deve ser umas das prioridades das empresas. Essa plataforma é uma rede social voltada para o mundo corporativo, que oferece várias ferramentas que conectam talentos e organizações.

Por meio dela, é possível trocar experiências, compartilhar e avaliar currículos, bem como realizar contratações mais certeiras.

Além disso, o LinkedIn é a rede social que fornece os candidatos com mais alta qualidade, segundo o Jobvite Recruiter Nation Report 2021. E quando utilizado de forma correta, ela também ajuda a elevar a posição e a competitividade da empresa no mercado de trabalho.

Quer saber mais? Continue a leitura e confira 8 dicas de como recrutar pelo LinkedIn. Vamos lá?

Como recrutar profissionais pelo LinkedIn?

Para utilizar o LinkedIn nos processos de recrutamento e seleção é preciso ir além da divulgação de uma vaga. Existem outras estratégias que podem facilitar e potencializar a busca por profissionais qualificados. Veja a seguir!

1. Tenha um perfil atraente na plataforma

Antes de tudo, é necessário trabalhar o perfil, tornando-o mais interessante e chamativo. Afinal, ele costuma ser o cartão de visitas da empresa.

É por meio dele que o candidato procura entender a cultura, o propósito e o posicionamento da organização no mercado, e, a partir disso, definir se deseja atuar nela.

Imagem de capa e descrição atraentes, vídeos cativantes, depoimentos e conteúdos relevantes são alguns itens para deixar o perfil da sua companhia atrativo.

2. Participe de grupos relevantes

Ao recrutar pelo LinkedIn, é importante se preocupar também com as conexões e interações dentro da rede.

Isso facilita o networking e aumenta as chances de contratação alinhadas às necessidades do negócio. Portanto, participe de grupos relevantes, contribuindo com as discussões e publicando conteúdos que conversam com os tópicos comentados.

3. Invista na estratégia de hunting

A estratégia de hunting é fundamental para quem deseja recrutar os melhores talentos no LinkedIn. Por isso, você não pode deixar de considerá-la.

Afinal, esse método realiza uma busca ativa por candidatos e otimiza o tempo do processo a partir de um estudo cauteloso de mercado e do perfil desejado.

4. Divulgue as vagas de forma estratégica

A maneira como as vagas são divulgadas também conta muito na hora de recrutar as pessoas certas. Dessa forma, faça descrições completas e instigantes, que chamem a atenção dos profissionais.

Além disso, opte por imagens ricas e reais, valorizando a diversidade do seu pessoal.

5. Utilize palavras-chave nos anúncios

Outra dica importante sobre como recrutar pelo LinkedIn é utilizar bem as palavras-chave nos anúncios. Como sabemos, eles aumentam a visibilidade sobre a empresa e a vaga disponível.

E quando essas palavras são usadas de forma estratégica, os recrutadores conseguem associar o conteúdo ao perfil ideal. O que permite que a divulgação chegue apenas aos candidatos compatíveis à função.

6. Aproveite as conexões dos seus colaboradores

Para alcançar e atrair mais profissionais qualificados, aproveitar as conexões dos colaboradores no LinkedIn pode ser uma ótima alternativa.

Para tal, peça aos funcionários que auxiliem na divulgação, compartilhando a vaga em seu próprio canal da rede. Como forma de incentivo, a organização pode oferecer, até mesmo, uma bonificação.

7. Avalie o perfil dos candidatos

Outra possibilidade de obter sucesso ao recrutar pelo LinkedIn é usar a plataforma para avaliar o perfil dos possíveis candidatos.

Nela, os recrutadores têm acesso a informações relevantes, como comportamento dos talentos em uma rede profissional, suas preferências de conteúdos e experiências no mercado.

8. Solicite indicações

Por fim, ao recrutar no LinkedIn, é possível solicitar indicações sobre os profissionais selecionados. Isso porque, a plataforma permite que os recrutadores acessem o perfil do candidato e tenha conhecimento sobre a empresa em que trabalha ou que já atuou e das pessoas conectadas com ele.

Assim, basta procurar aquelas que já tiveram alguma ligação profissional com os talentos e solicitar mais informações e qualificações sobre eles.

O que NÃO fazer ao recrutar pelo LinkedIn?

Além de conhecer as melhores dicas de como recrutar pelo LinkedIn, é importante saber também o que não fazer ao realizar essa prática. Pois, tais ações podem impactar de forma negativa no sucesso das suas contratações. São elas:

  • ignorar as conexões compatíveis com a empresa;
  • não deixar claro as informações da vaga;
  • não mapear o perfil comportamental do futuro profissional;
  • entrar em contato com vários candidatos sem antes avaliar o perfil;
  • não interagir na rede e demorar para responder mensagens;
  • usar uma única ferramenta do LinkedIn;
  • não pensar nos anúncios de forma estratégica.

Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, a plataforma é uma estratégia eficaz para encontrar profissionais qualificados e alinhados com o fit cultural.

E agora que você já sabe como recrutar pelo LinkedIn, que tal se conectar ao nosso perfil e ficar por dentro das melhores novidades de Gente e Gestão? Para isso, basta nos seguir no Linkedin. Até a próxima!

Autora
Como recrutar pelo LinkedIn? Confira 8 dicas!
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support