O que está mudando nos processos de trainee e estágio?

O que está mudando nos processos de trainee e estágio?

Que a forma de fazer recrutamento e seleção está mudando não é novidade, principalmente ao pensar nos processos de trainee e estágio. Mas como essas mudanças estão acontecendo?

Bom, a primeira resposta para essa pergunta é que uma nova geração chegou ao mercado de trabalho. Alguns processos ficaram obsoletos e já não apresentam as características necessárias para garantir a performance de um jovem talento no início de sua vida profissional.

Neste conteúdo você vai entender como está a transformação dos programas de estágio e trainee atualmente e as principais tendências no setor. Acompanhe!

Tecnologia como aliada nos processos de trainee e estágio

A primeira mudança nos processos de estágio e trainee foi a forma como os currículos são recebidos. Algo que antes era um processo que envolvia muita papelada, hoje é feito majoritariamente online, por meio de sistemas conhecidos pela sigla ATS (Applicant Tracking System)

Por meio desse tipo de recurso, é possível encontrar, além do currículo, informações sobre a empresa e processo seletivo. Além disso, grande parte das organizações hoje já apostam na execução de algumas etapas da seleção por meios digitais, como aplicação de testes técnicos, dinâmicas e entrevistas online, além de solicitar aos candidatos o envio de vídeos de apresentação.

Valorização da vivência e experiência do processo

Essas são as palavras-chave do momento. Alguns processos de estágio e trainee são longos e demandam várias horas de dedicação dos candidatos. Por isso, cabe ao responsável tornar a vivência e experiência o mais sadia possível.

Pense que aquele candidato pode até não ser o ideal para aquela oportunidade, mas, mesmo assim, ele pode apresentar um grande potencial. É importante extrair o melhor e o mais verdadeiro de cada profissional, afinal, isso pode simplificar o processo no futuro, caso um banco de dados seja utilizado.

Foco nos conhecimentos, habilidades e atitudes dos candidatos

Uma oportunidade de estágio ou trainee é, geralmente, o primeiro contato do profissional com o mercado de trabalho. Por isso, em vez de exigir experiências anteriores, o processo de seleção de estagiários e trainees deve ser focado em avaliar conhecimentos, habilidades e atitudes dos candidatos.

Experiências com algum projeto de extensão ou empresa júnior também podem ser levadas em consideração, além de formações complementares. A porcentagem de algum curso concluída até aquele momento também pode ser um diferencial.

Envolvimento e orientação de todos os envolvidos

O processo seletivo não é só para o candidato, mas para a empresa também. O responsável, seja ele interno, seja ele terceirizado, deve envolver e orientar a empresa cliente em todas as etapas.

Essa orientação deve ser feita, principalmente, para a personalização de testes e games que poderão ser aplicados aos processos seletivos de acordo com as necessidades de cada vaga e empresa. Esse direcionamento fará toda a diferença na contratação de estagiários e trainees aderentes ao perfil desejado.

Metodologia de seleção invertida

Para que um programa de estágio e trainee tenha sucesso, é necessário inovar e buscar métodos de atração e seleção que o mercado realmente precisa. Um deles é por meio do recrutamento preditivo.

Em vez de selecionar talentos olhando apenas as hard skills ou conhecimentos em prova, como matemática, português ou raciocínio lógico, também são avaliadas as soft skills, por meio de ferramentas específicas de People Analytics e Inteligência Artificial.

A seleção invertida, usando a metodologia do recrutamento preditivo, é uma das formas de recrutamento e seleção usada nos programa de trainee e estágio conduzidos pela Selpe.

Agora que você já sabe o que está mudando nos processos de trainee e estágio e as principais tendências da área, o que acha de avaliar a forma como faz recrutamento e seleção de jovens talentos na sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support