Como medir hard skills e desenvolver equipes de alto desempenho

Como medir hard skills e desenvolver equipes de alto desempenho

Com a competitividade e as novas exigências do mercado, o RH precisa estar atento às práticas e tendências mais eficazes para selecionar os candidatos certos.

Sem uma análise adequada das hard skills (habilidades técnicas), a empresa coloca em risco o sucesso da contratação. Isso pode gerar consequências como baixa performance profissional, metas estagnadas e turnover elevado.

Neste artigo, você vai entender o que são essas competências e como mensurá-las pode transformar o desempenho das equipes!

Quais os benefícios de avaliar hard skills nas empresas?

Hard skills são competências técnicas ou conhecimentos específicos que podem ser aprendidos, medidos e comprovados por meio de certificados, diplomas, testes ou experiência prática.

São adquiridas em formações acadêmicas, cursos, eventos técnicos e pela vivência na área de atuação.

Diferentemente das soft skills (habilidades comportamentais), as hard skills são objetivas, mensuráveis e diretamente ligadas à execução de tarefas.

Uma pesquisa do LinkedIn revelou que 72% dos profissionais de RH consideram encontrar os talentos certos um desafio crescente, especialmente devido à escassez de conhecimento técnico e comportamento inadequado.

O dado reforça a necessidade da área de Gente e Gestão estar atualizada sobre as melhores formas de identificar, mensurar e avaliar esse tipo de competência.

10 exemplos de hard skills

  • Domínio de softwares, como Microsoft Office.
  • Fluência em idiomas.
  • Análise de banco de dados.
  • Programação de sistemas.
  • Gerenciamento de projetos.
  • Redação técnica e habilidades de escrita.
  • Conhecimento em plataformas de gestão de marketing.
  • Técnicas de vendas e negociação.
  • Edição de imagem e vídeo.
  • Certificação em gestão de pessoas.

Quais os benefícios de avaliar hard skills nas empresas?

1. Reduz contratações equivocadas

Sem as qualificações adequadas, aumentam as chances de o colaborador enfrentar dificuldades na função e na adaptação à equipe.

Isso pode gerar desalinhamento interno, frustração e rotatividade de pessoal.

2. Melhora a gestão de pessoas

Conhecer as hard skills do time permite mapear tanto as competências em alta quanto as que precisam ser aprimoradas.

Assim, é possível estruturar trilhas de aprendizagem e rever estratégias para a equipe, considerando a necessidade de desenvolvimento individual e os objetivos de negócio.

3. Aumenta produtividade e melhora o desempenho

Profissionais capacitados elevam a gestão do conhecimento, trazendo capital intelectual necessário para resolver desafios, inovar e compartilhar conhecimento de valor.

Isso fortalece a colaboração entre as áreas, impulsionando resultados eficazes e o alcance de metas.

4. Apoia decisões estratégicas

Gerenciar hard skills fortalece a tomada de decisões baseada em dados, complementando as análises comportamentais. Promoções e realocações tornam-se mais assertivas, alinhadas ao domínio técnico exigido.

Como identificar hard skills nos processos seletivos?

Elabore um job description adequado

Comece criando uma descrição de cargo clara e objetiva, destacando as hard skills essenciais para a função.

Evite listar habilidades que podem ser desenvolvidas internamente, priorizando os pré-requisitos que trarão mais precisão ao processo.

Teste o conhecimento

A formação acadêmica nem sempre comprova domínio técnico. Por isso, inclua testes específicos na seleção para para avaliar o conhecimento real do candidato e sua compatibilidade com a função.

Aposte em tecnologia e criatividade

Avaliar hard skills com criatividade e inovação pode tornar o processo seletivo mais atrativo para os candidatos e mais eficaz para a operação.

O Voice, nova solução da AssessFirst, é um exemplo de como a tecnologia pode automatizar essa etapa, com foco em dados e na employee experience.

A ferramenta simula entrevistas reais para analisar habilidades-chave e níveis de proficiência linguística, adaptando perguntas conforme as respostas e avaliando coerência com mais de 90% de precisão.

Com isso, RH e lideranças recebem relatórios completos e personalizados — alinhados à posição e à cultura da empresa, otimizando tempo e aumentando a segurança na tomada de decisão.

Avalie o desempenho na prática

Incluir dinâmicas em grupo ajuda a observar como o candidato aplica seus conhecimentos em situações reais.

Essa abordagem complementa os testes teóricos e revela tanto habilidades técnicas quanto aspectos motivacionais e comportamentais.

Como desenvolver hard skills da sua equipe?

1. Confie no potencial do time

Estimule um mindset de crescimento e empowerment por meio de desafios e incentivo à autonomia.

Quando a liderança demonstra confiança, os colaboradores saem da zona de conforto, buscam aprimorar suas habilidades e identificam novas oportunidades de desenvolvimento.

2. Ofereça treinamentos contínuos

Investir em treinamentos garante que o time mantenha suas habilidades técnicas atualizadas.

Essa estratégia é ainda mais relevante quando a contratação prioriza as soft skills do candidato, garantindo que uma trilha de aprendizagem contemple todas as competências necessárias.

Além disso, esse movimento pode ser o início da criação de uma futura universidade corporativa.

3. Forneça feedbacks estruturados

Feedbacks personalizados ajudam profissionais a identificar suas competências técnicas e soft skills.

Líderes com alta inteligência emocional podem contribuir muito para o processo, oferecendo orientações que promovem melhoria e desenvolvimento contínuos.

Hard skill ou soft skill: qual priorizar na avaliação de candidatos?

Para garantir uma contratação estratégica e alinhada aos objetivos organizacionais, o ideal é ter equilíbrio e avaliar hard skills e soft skills, obtendo uma visão precisa e completa do profissional.

Segundo Tatiana Sarmento, Gerente Executiva da Selpe Executive, as competências comportamentais têm ganhado cada vez mais peso no mercado e, muitas vezes, são decisivas na escolha de um candidato.

Esse equilíbrio também favorece a redução de custos com contratações equivocadas e impulsiona o crescimento sustentável do negócio.

Neste artigo, apresentamos algumas estratégias que podem apoiar essa análise, favorecendo uma tomada de decisão mais segura e objetiva.

Investir em ferramentas de assessment, como a AssessFirst, podem alavancar os resultados empresariais.

Ao combinar ciência comportamental, análise preditiva e inteligência artificial, ela antecipa o potencial de sucesso de um profissional em qualquer função.

Além de mapear hard skills e apoiar políticas de desenvolvimento interno, a plataforma oferece relatórios personalizados sobre personalidade, comportamento e motivação.

Quer saber como a AssessFirst pode otimizar cada etapa da sua avaliação de talentos? Fale com o nosso time e agende uma demonstração gratuita.

Autora
Como medir hard skills e desenvolver equipes de alto desempenho
Gerente de Negócios | AssessFirst Brasil
Graduada em Letras e Marketing, com MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Ibmec, Tássia possui ampla experiência em gestão. Lidera a AssessFirst na Selpe, implementando soluções conectadas ao desenvolvimento humano. Fora do ambiente profissional, Tássia gosta de viajar e explorar novas culturas.