Como gerenciar uma equipe remota? Confira 10 dicas essenciais!

Como gerenciar uma equipe remota? Confira 10 dicas essenciais!

Nos últimos anos, muitas empresas passaram por uma adequação aos modelos de home office e híbrido, especialmente no período pós-pandemia. Em consequência disso, surgiram muitas dúvidas sobre como gerenciar uma equipe remota – e elas ainda são presentes.

Nesse cenário, é importante falar sobre os desafios que esses formatos podem trazer para a empresa e como contorná-los. A partir desse entendimento, será possível potencializar resultados e até mesmo fortalecer a cultura organizacional.

Para ajudar você e a sua empresa a manterem equipes remotas engajadas e produtivas, preparamos este artigo! Aqui, você vai entender:

  • como funcionam as equipes remotas atualmente;
  • como gerenciar equipes remotas;
  • quais os desafios do modelo remoto.

Como funcionam as equipes remotas atualmente?

Como esse modelo de trabalho tem sido aplicado por cada vez mais organizações, as equipes remotas também têm ocupado mais espaço no mercado de trabalho.

Com a modalidade, esses times podem atuar em dois regimes diferentes: o home office, quando todo o expediente ocorre de maneira remota, ou o modelo híbrido, quando a jornada da equipe alterna entre dias de trabalho no escritório e outros em casa.

Apesar das equipes atuarem em um ambiente diferente, o objetivo do modelo remoto é permitir que colaboradores realizem as mesmas atividades do presencial. A diferença é que, com o trabalho em casa, o formato oferece aos profissionais mais conforto, qualidade de vida e flexibilidade.

Como gerenciar uma equipe remota de sucesso?

Por se tratar de um processo recente de transformação no mercado, é comum que gerenciar equipes no formato remoto possa trazer alguns desafios. A seguir, você vai conferir os principais passos para contornar esses obstáculos e utilizar o modelo para potencializar os resultados do seu time!

1. Aposte no planejamento e organização

O planejamento é o primeiro passo para o sucesso de qualquer ação corporativa. Portanto, se quiser gerenciar equipes remotas bem-sucedidas, crie um plano de trabalho detalhado e realize conversas de alinhamento com o time.

Nesse planejamento, que pode ser disponibilizado online, é importante trazer informações sobre carga horária diária de trabalho e diretrizes sobre horas extras. Além disso, é interessante disponibilizar o escopo de trabalho, cronogramas de reuniões fixas, canais de comunicação e instruções básicas sobre os softwares utilizados no dia a dia corporativo.

2. Incentive a comunicação e o engajamento

Ter uma boa comunicação no trabalho é fundamental para o andamento de processos e a manutenção de um bom clima organizacional. Por conta da distância entre os colaboradores, para equipes remotas, isso é ainda mais importante!

Durante as reuniões de alinhamento, promova um espaço para que as pessoas levantem questionamentos, troquem ideias e participem ativamente dos projetos da área. Aproveite também para orientar sua equipe sobre a comunicação online, os melhores canais e práticas positivas.

3. Garanta o entendimento das tarefas e processos

Como vimos, ter uma comunicação sincera, objetiva e aberta é essencial para a rotina no trabalho. Isso porque ela influencia não somente nas relações entre pares, mas também, por meio dela, é possível garantir o entendimento das tarefas e processos.

Para colocá-la em prática, é importante explicar de forma detalhada as demandas, alinhando expectativas, objetivos e prazos, bem como quais pessoas ou áreas devem ser envolvidas. Além disso, o ideal é que exista um profissional responsável por realizar o acompanhamento das etapas e a verificação da entrega final.

Então, dialogue com seu setor e envie um e-mail ou mensagem para as pessoas envolvidas, evidenciando o que é esperado em relação a entrega. Lembre-se também de abrir um espaço para dúvidas ao delegar demanda e durante toda a sua execução.

4. Delegue atividades e divida responsabilidades

Para gerenciar uma equipe remota é importante ter confiança nos profissionais e estabelecer processos bem definidos. A partir disso, uma boa prática é delegar tarefas para as diferentes pessoas dos subnúcleos de cada setor, dividindo as responsabilidades.

Assim, você descentraliza a tomada de decisões e contribui para a transparência da comunicação e da gestão das informações.

5. Invista em tecnologia para a gestão

Investir em tecnologia no RH pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, independentemente do modelo de trabalho adotado. Inclusive, ela pode ajudar a descobrir se sua equipe é compatível com o trabalho híbrido, remoto ou presencial.

Além disso, com o uso de soluções adequadas, é possível otimizar a gestão de pessoas e os processos de desenvolvimento. No mais, a tecnologia também é importante para facilitar os processos de comunicação interna, a difusão da informação e a gestão de processos.

6. Realize reuniões periodicamente

Para o bom desempenho de uma equipe remota, é preciso que existam processos e rotinas fixos, com reuniões periódicas de alinhamento. Assim, todos do time saberão o que está acontecendo, quais projetos estão em andamento e o que precisa ser feito.

Além disso, esse contato é fundamental para manter uma boa relação entre os pares, contribuindo para o engajamento, troca de ideias e a construção de laços.

7. Invista no desenvolvimento dos colaboradores

Para gerenciar uma equipe remota, é crucial a capacitação dos profissionais que serão adeptos desse modelo. Por isso, é interessante investir em programas de desenvolvimento de hard skills para que os talentos saibam manusear diferentes formas de tecnologia – principais aliadas do home office.

Além disso, as soft skills não ficam para trás! É fundamental aprimorar habilidades comportamentais dos colaboradores para que eles atuem nesse formato. Então, incentive que os talentos coloquem em prática competências como escuta ativa, comunicação empática e gestão de conflitos no trabalho remoto.

8. Incentive a troca de feedbacks

Apostar numa cultura de feedback pode ser muito positivo para a sua equipe, independentemente se o trabalho é remoto ou presencial. Afinal, essa ferramenta de gestão contribui para o desenvolvimento da equipe como um todo, bem como para a construção de relações de confiança.

Então, no trabalho remoto, utilize a tecnologia a favor dessa prática! Realizar reuniões individuais e periódicas para dar retornos sobre a postura e entregas dos profissionais pode ser uma boa alternativa.

9. Pense em estratégias para gerenciar o desempenho do time

Uma das dificuldades de administrar equipes no formato remoto é gerenciar seu desempenho à distância. Dessa forma, é necessário pensar em estratégias para supervisionar e mensurar os resultados de cada integrante da equipe.

Um exemplo de metodologia que pode ser utilizada para auxiliar nesse processo é o OKR, método que visa a transparência entre líder e liderado para conciliar resultados e que pode ser aplicado no modelo remoto.

Para gerenciar o desempenho do time, também é possível fazer reuniões recorrentes com o intuito de conversar com os colaboradores sobre as últimas demandas e entender como as entregas têm sido feitas.

10. Respeite os combinados de trabalho

Por fim, uma dica essencial para gerenciar uma equipe remota é respeitar os combinados estabelecidos no setor. Ou seja, entenda quais são os horários de cada profissional, como é a rotina de cada um e quais prazos foram determinados para cada tarefa.

Além disso, caso sua empresa tenha optado pelo modelo híbrido, mantenha um acordo sobre quantos e quais dias os profissionais vão precisar ir ao escritório.

Quais os desafios de gerenciar uma equipe remota?

Agora você já conhece os passos para gerenciar uma equipe remota de sucesso!

Mas, durante esses processos, você pode precisar contornar alguns desafios. Conheça, a seguir, alguns empecilhos do trabalho remoto e saiba como lidar com eles.

Menos momentos de integração entre a equipe

Como o formato possibilita que cada pessoa trabalhe em casa, o regime remoto faz com que encontros entre os colaboradores aconteçam com menos frequência. Com isso, alguns deles se sentem solitários nessa rotina profissional.

Para contornar esse problema e evitar que os talentos se sintam sozinhos no trabalho remoto, organize atividades de integração entre os membros da equipe. O time pode ter como combinado encontros pontuais no escritório ou em outros ambientes depois do expediente – momentos que ajudam a manter conexão emocional entre os talentos.

Riscos relacionados à segurança de informação

Com o trabalho remoto, não podemos esquecer que informações sigilosas sobre a empresa e sobre os colaboradores circulam por meios digitais em uma escala maior. Por conta disso, é possível que a organização esteja mais suscetível a crimes cibernéticos relacionados a vazamento de dados.

Para se prevenir desse risco, é importante implementar medidas de segurança cibernética. Invista nos programas e plataformas de software que existem atualmente para esse objetivo.

Além disso, também é válido construir uma política interna que oferece aos colaboradores treinamentos sobre segurança da informação e medidas que possam ser feitas para evitar esses riscos da circulação de dados.

Falta de alinhamento cultural entre colaboradores

Uma das vantagens do modelo remoto é a possibilidade de contratar colaboradores de regiões diferentes. Mas, com isso, é possível que talentos de uma mesma equipe estejam desalinhados culturalmente devido a questões geográficas.

Para contornar isso, é necessário desenvolver uma cultura organizacional inclusiva e que preza pelo respeito à diversidade. Assim, os profissionais da empresa vencem as diferenças e se sentem mais confortáveis, não só no home office, mas também no escritório.

Com estratégia e tecnologia é possível gerenciar times remotos e trazer ainda mais resultados. Para isso, é necessário colocar em prática as ações que vimos antes com planejamento, organização e contribuição de toda a equipe.

Agora você já sabe o que é preciso para realizar uma boa gestão de equipes remotas e potencializar os resultados do grupo, o que acha de conhecer outras dicas? Para saber mais sobre gestão de pessoas, tecnologia no RH e processos seletivos, assine nossa newsletter!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support