Case Verde Agritech: tecnologia e inteligência no Ciclo de Gente e Gestão

Case Verde Agritech: tecnologia e inteligência no Ciclo de Gente e Gestão

Conquistar grandes resultados nos processos de Gente e Gestão nem sempre é fácil, não acha? É preciso investir em um RH mais estratégico e inteligente, além de boas soluções tecnológicas. Para tomar as melhores decisões, contar com o apoio de uma consultoria de RH é uma excelente escolha para uma empresa. E foi isso que a Verde Agritech percebeu!

Com uma política de Sistema de Gestão Integrado, a empresa buscou nas soluções da Selpe uma oportunidade para potencializar o sucesso dos seus processos internos.

Com o apoio da plataforma AssessFisrt, representada pela Selpe no Brasil, a Verde Agritech conseguiu transformar os resultados do seu RH. E, com isso, trazer inteligência estratégica, tecnologia no RH, segurança na tomada de decisões e autonomia para os líderes na gestão de pessoas.

Quer saber mais sobre a parceria entre Selpe e Verde Agritech? Continue a leitura!

Conheça a Verde Agritech

A Verde Agritech é uma empresa de tecnologia agrícola fundada em 2005, que atua no setor de fabricação de fertilizantes minerais e multinutrientes.

Com o propósito de ter processos internos mais certeiros e eficientes, em 2020, a companhia viu a necessidade de contar com um apoio consultivo na área de Gente e Gestão e tecnologias específicas. Isto é, serviços capazes de auxiliar os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de pessoas.

Confiando na inteligência e nos relatórios oferecidos pela AssessFirst, a Verde Agritech conseguiu otimizar seu ciclo de Gente e Gestão de ponta a ponta.

A implantação da ferramenta na companhia foi conduzida por Caroline Ferreira, Gerente de Gente e Gestão na Verde Agritech, que participou de todas as etapas e compartilhará sua experiência.

“Quando eu cheguei, a gente usava a AssessFirst só para selecionar as pessoas. Então, o primeiro passo foi fazer esse refinamento no processo seletivo para depois utilizar em outras etapas. Agora, a Verde tem utilizado a AssessFirst para tudo”, contou.

Tecnologia no RH e uso de assessment na seleção

Desde o início da parceria, a Verde Agritech usou a plataforma como SAAS integrado aos processos de RH, buscando trazer mais segurança, diversidade e precisão para as contratações e projetos de desenvolvimento.

A princípio, os dados fornecidos pelo assessment de análise preditiva eram usados com foco nos processos de atração e seleção da empresa, apoiando a tomada de decisão das lideranças.

Mas, após implementar algumas funcionalidades da ferramenta, a empresa conseguiu, junto a Selpe, explorá-las de diversas formas, atendendo às suas principais necessidades de negócio. Veja algumas delas a seguir!

  • Construção e análise de Job Profile.
  • Abertura de campanhas e ranqueamento de candidatos.
  • Extração de relatórios de perfil comportamental e competências.
  • Checagem de afinidades entre pares e com a liderança.
  • Realização de feedbacks por meio de resultados automatizados da plataforma.

Ademais, foi possível ampliar a abrangência de utilização interna quando algumas ações foram sendo desenvolvidas pela equipe de BPs. Tudo isso tornou o processo mais consultivo e rico para a Verde Agritech, potencializando também todas as análises da AssessFirst.

Impacto da assessment na liderança

O resultado dessas ações foi o empoderamento de líderes, que conseguiram aprofundar sua análise de pessoas apoiados em:

  • avaliações de fit cultural;
  • one a one;
  • desenvolvimento de PDIs;
  • construção de trilhas de desenvolvimento pautadas nos estilos de aprendizagem;
  • análise de pessoas com potencial de mobilidade para novas posições.

Afinal, mediante a três testes rápidos (shape, drive e brain), a AssessFirst realiza a coleta, a análise e o tratamento de dados das pessoas, mapeando suas tendências comportamentais. Para tal, os dados são separados por traços de personalidade, motivações e inteligência aplicada.

Além disso, a plataforma consegue identificar estilos de aprendizagem, compatibilidade com a equipe, afinidade com a liderança e posições de aderência. Tudo isso contribui para que a Verde Agritech continue acreditando no potencial das pessoas para transformar os resultados da empresa!

RH protagonista e alinhado à estratégia de negócio

Ao utilizar a AssessFirst, o RH se instrumentaliza e se torna protagonista, entregando os melhores resultados para o negócio, e a Verde Agritech sabe bem disso!

O Recursos Humanos da empresa sempre foi alinhado às estratégias e objetivos do negócio, valorizando todo o potencial de performance de seus talentos. E, ainda, conquistando para os seus stakeholders uma metodologia de trabalho sustentada em resultados qualitativos e quantitativos trazidos pela ferramenta. Por isso, a tecnologia não poderia ficar de fora dos processos de Gente e Gestão da companhia.

“Nos reunimos para discutir os relatórios da AssessFirst sempre que é necessário fazer mudanças nas equipes ou quando precisamos buscar performance e identificar o potencial dos colaboradores”, compartilhou Antônio Santos, Diretor de Vendas e CRM na Verde Agritech.

Além disso, em razão dos excelentes resultados alcançados nos últimos anos, a alta liderança da empresa percebeu que a AssessFirst precisava ser a base para a tomada de decisões. Isto é, que os dados produzidos fossem usados para a construção de todos os processos. Assim, cada iniciativa interna estará alinhada à verdadeira identidade da organização.

AssessFirst em todo o Ciclo de Gente e Gestão

A AssessFirst é uma plataforma de gestão de soft skills que utiliza a Inteligência Artificial e a Ciência Comportamental para trazer dados para o RH e auxiliar os gestores nas tomadas de decisões. Para isso, ela tem como pilares a análise de potencial, identificação de fatores motivacionais e repertório cognitivo.

Ao utilizar a ferramenta, é possível criar elementos de compatibilidade de perfis, match perfeito entre pessoas de mesmo nível e/ou lideranças e análise de grupos. E como vimos, a Verde Agritech conseguiu explorar todo o potencial dela para apoiar as decisões no Ciclo de Gente e Gestão.

Usando a AssessFirst de forma integral em seus processos, a empresa tem proporcionado uma verdadeira experiência de imersão, autoconhecimento e análise de perfis. O que tem contribuído para a formação de times de alta performance e alinhados com o seu fit cultural.

No Brasil, a Selpe é representante oficial da plataforma, que encontra o DNA dos melhores talentos e busca desenvolvê-los de acordo com a cultura e as necessidades de uma empresa. E a parceria entre Selpe e Verde Agritech continua, potencializando cada vez mais os resultados do RH da companhia.

Quer saber mais sobre como a AssessFirst pode potencializar os processos de recrutamento, seleção, desenvolvimento de líderes e equipes e os planos de carreira e sucessão? Acesse o site da plataforma!

Autora
Case Verde Agritech: tecnologia e inteligência no Ciclo de Gente e Gestão
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support