Case Minasligas: programa de gestão e desenvolvimento profissional

Case Minasligas: programa de gestão e desenvolvimento profissional

Os processos de Gente e Gestão são a base para um bom clima organizacional e para o real desenvolvimento de talentos em uma empresa. Percebendo a necessidade de inovar e aprimorar suas ações, a Minasligas firmou uma grande parceria com a Selpe.

Um dos objetivos da empresa era ter um RH Digital e uma gestão de pessoas ainda mais eficiente. Para isso, buscou nas soluções oferecidas pela Selpe uma alternativa que integrasse tecnologia e capital humano.

Com o apoio da SelpeAdvisory e da plataforma Advy.Us, a Minasligas conseguiu transformar seu RH, tornando-o mais estratégico. Mas, mais do que isso, conseguiu implementar ações de desenvolvimento e trocas de feedbacks.

Quer saber mais sobre a parceria entre a Selpe e a Minasligas? Continue a leitura!

Conheça a Minasligas

A Minasligas foi fundada em 1980, acumulando mais de quatro décadas de excelência na produção de ferro silício, silício metálico e microsílica. Com atuação nacional e internacional, a empresa se preocupa com o futuro, zelando também por sua responsabilidade social e ambiental.

Apesar de todo o comprometimento de suas equipes, o profissionalismo e a paixão de seus colaboradores, em 2018, a metalúrgica sentiu a necessidade de transformar seus processos de gente e gestão. E é nesse momento que entra a atuação da Selpe!

Por meio da expertise da equipe SelpeAdvisory e da plataforma Advy.Us, trabalhamos para construir uma gestão mais estratégica para a Minasligas. Tudo isso foi possível unindo tecnologia, cultura organizacional e projetos de desenvolvimento.

Entenda como foi feita a análise de plano estratégico corporativo

No projeto para a Minasligas, a primeira ação realizada pelos especialistas da Selpe foi um diagnóstico completo do plano estratégico corporativo. Nesse momento, foram avaliados aspectos da cultura organizacional, propósito da empresa e visão de futuro.

A partir dos dados coletados, a equipe da SelpeAdvisory elaborou uma metodologia personalizada, que se encaixasse com a cultura e o modelo de negócio. Para que as informações fossem devidamente armazenadas e analisadas, todo o processo teve como suporte a plataforma Advy.Us, que atua na gestão de alta performance.

Gestão por competências e desenvolvimento de talentos

Com os diagnósticos realizados e a construção das primeiras estratégias de gestão, a Selpe elaborou um modelo de competências específico para a Minasligas. Além disso, para consolidar essa etapa, foi utilizado também um assessment executivo.

Assim, identificar diferenciais competitivos, conhecer as potencialidades dos profissionais e alinhar expectativas entre empresa e equipes se tornou mais prático e eficiente. Tudo isso possibilitou à empresa realizar:

  • projeto de feedback ágil e recompensas, conhecido como Minascoins;
  • ações de gamificação;
  • relatórios consolidados de assessment executivo;
  • gestão e acompanhamento de Planos de Desenvolvimento Individual;
  • realização de um Plano de Desenvolvimento organizacional;
  • treinamentos e workshops para desenvolvimento de lideranças.

Os processos de gente e gestão são contínuos e, hoje, acumulamos cerca de três anos de parceria entre Selpe e Minasligas. E, como resultado das ações, atualmente a metalúrgica consegue tomar decisões mais assertivas com base em dados e tecnologia no RH.

Para saber mais sobre os processos de desenvolvimento, consultoria estratégica e implementação de tecnologia no RH realizados pela Selpe, entre em contato conosco!

Autora
Raquel é graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, adora ler e aprender coisas novas. Na Selpe, trabalha com Marketing de Conteúdo focado em RH e Gente e Gestão.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support