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22 fev

Hunting no RH: o que é e qual é o seu papel no recrutamento e seleção?

22 de fevereiro de 2023
por Caroline Santos
em Recrutamento e Seleção
Hunting no RH: o que é e qual é o seu papel no recrutamento e seleção?

Na área de recrutamento e seleção, um dos grandes desafios é encontrar candidatos qualificados para ocupar posições estratégicas e de liderança. Nesse cenário, o hunting no RH é essencial como parte da estratégia de atração.

Essa dificuldade se dá, principalmente, quando pensamos em profissionais sênior, especialistas ou líderes. Afinal, em sua maioria, essas pessoas já estão mais estabilizadas no mercado de trabalho e não estão em busca de novas oportunidades.

Por esse motivo, o hunting no RH passou a ser também um aliado da gestão, contribuindo estrategicamente na captação de talentos. Neste artigo, você entenderá melhor essa estratégia e como utilizá-la no recrutamento e seleção. Continue a leitura e saiba mais!

O que é Hunting no RH?

O termo “hunting” é derivado do inglês e significa “caça”. Para os profissionais de recrutamento e seleção, trata-se do processo de busca ativa pelo candidato ideal. Ou seja, aquele que preencha todos os requisitos necessários para o cargo e esteja alinhado à cultura organizacional.

Diferentemente dos processos tradicionais, em que as pessoas se inscrevem para uma vaga, no hunting, o contato parte do próprio setor de RH. Desse modo, é fundamental que a proposta seja competitiva e atrativa o suficiente para atrair o profissional.

Além disso, essa estratégia tem como princípios básicos a cautela e a perspicácia em todas as etapas. Até mesmo a confidencialidade pode ser necessária para alguns cargos.

Vale ressaltar também que os principais objetivos do headhunter são a atração e retenção de perfis com as competências procuradas, ainda que seja necessário flexibilizar questões salariais ou benefícios corporativos.

Como funciona e como fazer um processo de Hunting?

O hunting no RH funciona como uma solução para mapear profissionais com as aptidões necessárias para ocupar cargos de liderança ou posições estratégicas nas empresas. Para isso, usa estratégias de busca ativa por profissionais no mercado, independentemente se já estão empregados ou não.

Nesse processo, é dever do headhunter alinhar expectativas e necessidades com o RH e gestores da área envolvida. Isso fará toda a diferença para identificar os melhores canais para contatar pessoas em potencial.

Em seguida, deverá realizar uma triagem dos mais qualificados, encaminhando seus dados para os responsáveis pela posição. Essa estratégia é comum em vagas de difícil fechamento, como nos casos em que é necessário um recrutamento mais especializado.

Existem diferenças entre Hunting e Search?

Os termos hunting e search são comuns na rotina de atração e seleção de profissionais. Mas, embora semelhantes, são duas metodologias diferentes.

O search, também conhecido como recrutamento tradicional, tende a considerar candidatos disponíveis no mercado e que revelam interesse pela oportunidade. Ou seja, nele, as vagas são divulgadas em diferentes meios e o profissional interessado toma a iniciativa de se candidatar.

Para as empresas que estão em busca de um perfil mais técnico e com competências bem estabelecidas, essa pode ser uma boa opção. Afinal, ela possibilita automatizar as etapas, conferindo agilidade e eficiência à condução do processo.

O hunting, por sua vez, aposta em uma abordagem mais “agressiva”, em que os critérios de seleção costumam ser mais subjetivos. Por essa razão, é mais pertinente ao recrutamento de executivos e especialistas, no qual o headhunter busca os melhores talentos do mercado.

Quais são os desafios do hunting no RH?

Pelo próprio modelo de aplicação, fica evidente que a estratégia de hunting costuma ser usada em momentos desafiadores. E, por isso, algumas dificuldades se destacam:

  • a atuação demanda muito tempo e energia do headhunter;
  • é necessário ter um networking robusto e de confiança;
  • pode ser complexo identificar talentos qualificados e com fit cultural em um cenário tão amplo;
  • tem maior custo agregado, visto o trabalho especializado que é necessário;
  • às vezes, embora o RH identifique candidatos, não consegue oferecer propostas competitivas para fisgá-los.

Quais as vantagens dessa estratégia? Conheça as 5 principais!

O hunting no RH tem como diferencial favorecer um trabalho minucioso de atração, fundamentado no mapeamento de profissionais aderentes ao negócio. Para seu sucesso, demanda também muita articulação para negociações e flexibilidade por parte da empresa.

E, apesar de sua complexidade, a ferramenta traz diversos benefícios para as organizações. Veja só!

1. Promove contratações mais certeiras

O grande objetivo do hunting no RH é encontrar a pessoa certa para a vaga certa. Dessa forma, a principal vantagem de sua aplicação está em contratar profissionais com maior assertividade.

Isso porque, além de buscar ativamente os melhores talentos no mercado, considera aspectos como hard e soft skills, experiências prévias e fit cultural. Ademais, quando apoiado pela tecnologia no RH, consegue mapear até mesmo o potencial de sucesso do indivíduo e seu match com o time.

2. Torna os processos seletivos mais eficientes

Por garantir uma atuação mais direcionada às reais necessidades da organização, esse método contribui para tornar os processos seletivos mais eficientes. Isso porque, agrega maior agilidade e precisão à busca, favorecendo uma melhor performance no R&S.

3. Conquista profissionais estratégicos e qualificados

O uso do hunting no RH vai para além de identificar grandes profissionais: consiste em encantá-los e convencê-los a ser parte da sua equipe. Por isso, quando um talento é contratado, significa que é qualificado para a posição e compartilha dos propósitos da empresa.

A grande vantagem desse cenário está no fato de que essas pessoas tendem a ser mais engajadas, dispostas a aprender e comprometidas com os resultados do negócio.

4. Reduz o turnover na gestão

Aqui, não existe segredo. Com contratações mais certeiras e maior retenção de profissionais em cargos estratégicos e de liderança, há um menor turnover na gestão. Ou seja, há menos propensão de que essas pessoas se desliguem da companhia, gerando a necessidade de um novo processo seletivo.

Outro ponto interessante é que, com líderes preparados e satisfeitos, é provável que os colaboradores se sintam também mais felizes na empresa. Dessa forma, a consistência na gestão favorece a permanência e o engajamento dos times.

5. Contribui para a formação de equipes de alta performance

Por fim, investir nessa estratégia contribui para a construção de times de alta performance. Afinal, além de promover mais assertividade na atração e seleção, identifica pessoas-chave para potencializar o desenvolvimento e os resultados de seus pares e liderados.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o hunting no RH, deve ter notado também que é fundamental contar com o apoio de profissionais de confiança para realizá-lo. Então, se a sua empresa pode ser beneficiada por essa estratégia, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!

  • Autora
Autora
Hunting no RH: o que é e qual é o seu papel no recrutamento e seleção?
Caroline Santos
Autora convidada
Caroline tem como missão compreender a subjetividade das pessoas de forma mais analítica e contribuir para sua transformação. É apaixonada por música, arte, cavalos e animes.
Tags:
Processo Seletivo,RH Estratégico,Selpe Executive

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