Retorno de processo seletivo: a importância de oferecer devolutivas a todos os candidatos

Retorno de processo seletivo: a importância de oferecer devolutivas a todos os candidatos

A expectativa gerada em quem está em busca por recolocação no mercado de trabalho é grande. Neste cenário, a devolutiva de um processo seletivo é essencial, independentemente se um candidato foi ou não o escolhido para ocupar um cargo.

Os profissionais, no geral, se preparam para participar de todo o processo até o fechamento da vaga. É normal que, considerando a experiência e o perfil procurados pela empresa, o número seja reduzido à medida que as etapas vão avançando.

Mas porque o feedback é tão importante em um processo seletivo? O objetivo deste post é mostrar que dar retorno evidencia a preocupação em buscar os melhores talentos — e que mesmo aquele que não for selecionado pode se preparar melhor e participar de uma nova oportunidade no futuro. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Como funciona um processo seletivo?

Antes de começar a divulgação para uma vaga, seja para aquisição, reposição ou substituição, é preciso definir o perfil do profissional, considerando as hard e soft skills — essa etapa é imprescindível para que o processo seja bem-sucedido.

Na seleção dos candidatos, os requisitos avaliados nos currículos devem estar de acordo com o levantamento prévio, conforme as necessidades e objetivos apontados pelos gestores e líderes das áreas.

A partir daí será mais fácil entrar em contato apenas com aqueles que se encaixam no perfil, convidando-os a participar das próximas etapas — como testes com ferramentas de People Analytics, provas técnicas, entrevistas coletivas e individuais, entre outros.

Como o intuito é selecionar os candidatos de alta performance, que tenham match com a cultura da empresa e potencial para contratação, é natural que nem todos estejam aptos para ocupar a vaga.

Sendo assim, chega o momento em que muitos se despedem. Nessa etapa, é fundamental oferecer algum formato de feedback ou devolutiva, com o objetivo de disponibilizar informações que possam apoiar os candidatos em seu autoconhecimento e/ou de informar eventuais motivos de não prosseguirem no processo.

Por que a devolutiva no processo de seleção é tão importante?

Dependendo do número de vagas em aberto, os responsáveis pelo processo precisam adotar critérios que levarão os melhores candidatos para as fases seguintes. Com a devolutiva, aqueles que não forem selecionados podem ter uma oportunidade de uma experiência de autoconhecimento. 

Com acesso aos resultados sobre os testes realizados e não apenas retornos evasivos como “infelizmente você não segue no processo” ou “aguarde as próximas etapas”, um feedback (positivo ou negativo) será uma contribuição para que o profissional saiba como pode trabalhar em seus pontos de melhoria.

Do ponto de vista corporativo, quando esses retornos podem ser automatizados com uma ferramenta inteligente, a organização também pode se beneficiar.

Todos os candidatos merecem saber o que a empresa pensa sobre o seu perfil profissional e pessoal, por isso é um trunfo poder conceder a eles algumas informações sobre o seu perfil profissional, de forma automatizada, em 100% dos processos seletivos realizados.

Ao final do processo, a empresa terá um papel fundamental na candidate experience (experiência do candidato), já que as informações e resultados concedidos a estes candidatos, em seu feedback, partem de uma ferramenta completa, ancorada em mecanismos avançados de People Analytics e Inteligência Artificial.

O contato e o feedback, mesmo que realizados à distância, fazem toda a diferença para a imagem que o candidato ou até mesmo o profissional recrutado cria em relação a organização e seus processos. Isso quer dizer que uma marca empregadora consolidada será sempre o objeto de desejo dos talentos mais requisitados do mercado.

Por fim, o processo seletivo é a porta de entrada para que a empresa avalie o fit cultural dos talentos, enquanto a devolutiva é uma ótima forma de subsidiá-los com informações que os apoiem em seu desenvolvimento profissional.

Como a tecnologia pode ajudar?

Utilizando uma solução tecnológica estratégica para automatizar os resultados e a devolutiva de um processo seletivo, será mais fácil para o candidato acessar seu perfil e visualizar dados completos sobre a sua participação.

Com uma ferramenta como a AssessFirst para auxiliar o processo seletivo, você saberá quem são, do que são capazes, o que motiva e como se comportam seus candidatos.

Com os dados coletados, seus indicadores serão confiáveis o suficiente para conhecer o potencial de trabalho e resultados no médio e longo prazo. Tudo isso já alinhado às boas práticas e diretrizes trazidas pela General Data Protection Regulation (GDPR) e também pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Gostou do post? Se você deseja sair à frente e conhecer a fundo os candidatos para recrutar talentos e dar retornos mais completos, conheça agora mesmo nossa solução AssessFirst e quais os benefícios que ela pode oferecer durante o processo seletivo!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support