Propulsores de Carreira: entenda o que são e como usar para o desenvolvimento profissional

Propulsores de Carreira: entenda o que são e como usar para o desenvolvimento profissional

Os planos de carreira são parte fundamental para o desenvolvimento profissional. Com eles, é possível entender como aprimorar falhas, bem como utilizar habilidades e competências de destaque como propulsores de carreira. Mas você sabe o que são esses impulsionadores e como utilizá-los a favor da sua equipe?

Ao explorar suas forças, um profissional pode ampliar seu potencial de performance, acelerando o processo de aprendizado e especialização. Isso revela uma grande capacidade de usar o autoconhecimento a favor do trabalho. E, por isso, é também uma das principais características da construção de carreiras bem-sucedidas.

Quer entender melhor o que são propulsores de carreira e como usar para o desenvolvimento profissional? Continue a leitura!

Entenda o que são os propulsores de carreira

Os propulsores de carreira são características e habilidades que auxiliam na melhora da performance profissional. Consequentemente, colaboram para que um talento vivencie um avanço mais rápido na sua trajetória.

Dessa forma, os propulsores de carreira são entendidos a partir do desenvolvimento de hard e soft skills importantes para a jornada de trabalho. Mas, mais do que isso, são pautados no autoconhecimento e na capacidade de identificar forças e fraquezas.

Assim, a partir da autoanálise e de estratégias corporativas, é possível perceber quais habilidades explorar e quais precisam ser aprimoradas para atingir o sucesso profissional.

Com isso, essas informações podem ser utilizadas como impulsionadores da carreira. Ou seja, podem ser usadas para ampliar a performance, a produtividade e a qualidade das entregas de um talento. Então, quem sabe ao observar propulsores de carreira e investir em desenvolvimento você não consegue, inclusive, levar sua equipe a um estado de flow?

Saiba como identificar propulsores de carreira

Agora que você já entende o que são propulsores de carreira, é preciso saber como identificá-los. Assim, você poderá potencializar o seu desenvolvimento e da sua equipe de forma ainda mais estratégica!

Invista no autoconhecimento

A base para identificar propulsores de carreira é o autoconhecimento. Afinal, entender a fundo suas forças e fraquezas é um potente motivador do desenvolvimento.

Ao investir em uma análise cuidadosa de si, um talento se permite avaliar sua postura, habilidades e trajetória com um olhar mais crítico. Com isso, a pessoa entende também quais de suas qualidades se destacam e o que pode ser melhorado.

Dessa forma, o profissional poderá explorar esse conhecimento para buscar atividades em que possa se sobressair aos demais. Além disso, será capaz de procurar cursos e capacitações direcionados à melhoria de falhas.

Reflita sobre suas conquistas recentes

Outra atividade que pode ajudar a perceber quais competências podem ser utilizadas a favor da ascensão profissional é avaliar suas conquistas recentes.

Elas provavelmente estão relacionadas às escolhas de vida e às demandas em que uma pessoa se destaca. Por isso, são importante fonte de conhecimento! Afinal, ao observar aquilo que deu certo, é possível encontrar forças e identificar estratégias bem-sucedidas.

Essa reflexão retoma a importância do autoconhecimento, não é mesmo? Mas ter o suporte do RH, das lideranças e de colegas de equipe pode ser interessante neste momento. Isso porque podem identificar conquistas e habilidades que talvez ainda não tenham sido percebidas.

Defina metas profissionais

A definição de metas profissionais é uma boa maneira de identificar propulsores de carreira. Essa é uma alternativa interessante porque, no geral, as pessoas buscam aprimorar em si aquilo que acreditam ser importante para atingir seus objetivos.

No ambiente corporativo, por exemplo, um profissional tende a mapear quais habilidades são necessárias para o cargo ou função que almeja e buscar métodos para aprimorá-las. Por isso, estabelecer metas profissionais e construir um plano de carreira é fundamental para impulsionar a trajetória de desenvolvimento.

Assim, além de entender o que precisa ser feito para alcançar objetivos em médio e longo prazo, é possível perceber quais habilidades e competências explorar para isso!

Busque orientação especializada

Ainda que todas as dicas sejam essenciais para identificar propulsores de carreira, contar com orientação especializada pode ser um diferencial!

Afinal, com o apoio do RH da empresa e de especialistas em desenvolvimento de carreira, será ainda mais fácil perceber habilidades de destaque e competências para aprimorar. Para isso, os profissionais atuam com base em análise de dados, estratégias de gestão de pessoas e programas consolidados de desenvolvimento.

Saiba como desenvolver seus propulsores de carreira

Como vimos, todo desenvolvimento profissional perpassa pelo investimento em propulsores de carreira — a partir da valorização de atributos positivos e da melhoria de falhas.

Por isso, para desenvolver essas habilidades e características, é preciso, primeiro, identificar quais delas são diferenciais competitivos no mercado. Além disso, é essencial entender quais competências devem ser trabalhadas para a função desejada. Assim, será possível, de fato, investir em programas de desenvolvimento eficientes.

Mas, mais do que desenvolver propulsores de carreira, é fundamental saber aproveitar as oportunidades. Afinal, visão sistêmica, criatividade e inovação são a base para o sucesso corporativo.

Além disso, toda ação que visa a ascensão profissional deve estar alinhada a um objetivo maior: o propósito. E, caso queria saber mais sobre o assunto, recomendamos o artigo “Desenvolvimento profissional e propósito: é possível aliar os dois? Como atrelar o propósito de vida ao trabalho?”.

Autor
Propulsores de Carreira: entenda o que são e como usar para o desenvolvimento profissional
Sócio-diretor e Head de Transformação Digital
Além de CEO, Hegel tem como missão buscar novas formas de conectar pessoas e empresas aos seus propósitos. Gosta de leitura, vinho, natureza e estar com a família.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support