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07 fev

Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): como estruturar um programa sob medida para sua empresa

7 de fevereiro de 2025
por Redação Selpe
em Gente e Gestão
Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): como estruturar um programa sob medida para sua empresa

Uma liderança ineficaz pode comprometer toda a estrutura de uma empresa. Por isso, investir em um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), alinhado à cultura e aos objetivos corporativos, é um diferencial competitivo.

Líderes bem-preparados e em constante aprendizado criam ambientes mais produtivos, fortalecem equipes de alta performance e impulsionam o crescimento do negócio.

Neste artigo, você vai descobrir o que é um PDL, seus principais benefícios e como estruturá-lo para atender às necessidades da sua companhia. Continue a leitura!

O que é um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL)?

Um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) é uma trilha de aprendizagem que aprimora as habilidades e competências dos líderes de uma organização.

O projeto inclui iniciativas, atividades e metodologias que capacitam os gestores. Durante o programa, jovens líderes em desenvolvimento são capacitados para guiar, inspirar e treinar suas equipes.

Para ser efetivo, o PDL deve atender às necessidades do negócio, alinhando os valores de liderança à cultura organizacional.

Além disso, precisa oferecer uma estrutura abrangente, contemplando pontos de aprimoramento gerais e personalizados para cada colaborador.

 

Por que investir no desenvolvimento de líderes?

A ausência de competências socioemocionais e habilidades de gestão é um dos principais sinais de liderança despreparada.

Segundo pesquisa da Gallup, líderes influenciam até 70% do engajamento dos funcionários. Além disso, um estudo da Gartner mostra que 30% dos profissionais pedem demissão por causa do chefe.

Inteligência emocional, flexibilidade e escuta ativa são habilidades essenciais para um líder. Quando não desenvolvidas, desmotivam equipes, prejudicam a cultura organizacional e impactam negativamente os resultados financeiros.

Um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) ajuda a evitar esses problemas e promove o crescimento sustentável da empresa. Entre os principais benefícios estão:

  • maior engajamento e satisfação dos colaboradores;
  • retenção de talentos;
  • alinhamento de valores e fortalecimento da cultura corporativa;
  • melhoria do clima organizacional;
  • reputação positiva da marca;
  • atração de talentos, parcerias e investimentos;
  • alcance de metas e superação de desafios;
  • maior alinhamento interno.

Como criar um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL) sob medida para a empresa?

1. Incentive a participação da alta gerência

Compreender o modelo de gestão é fundamental para desenvolver um Programa de Desenvolvimento de Liderança eficaz.

Isso facilita a contratação de profissionais alinhados ao fit cultural e orienta a criação de capacitações harmônicos com os desafios e metas do negócio.

Além disso, a participação ativa da alta gerência garante consistência com a cultura organizacional e promove os valores desejados em todos os níveis da empresa.

2. Identifique o potencial de liderança

Identificar e avaliar talentos com perfil de liderança também favorece os resultados de um PDL.

Ao reconhecer esses colaboradores, a companhia consegue antecipar aos desafios e construir, junto a eles, trilhas de aprendizagem conectadas às suas necessidades e ao seu crescimento como gestores.

3. Mapeie competências-chave

Com base na cultura da empresa e nas demandas do mercado, identifique as hard e soft skills que precisam ser desenvolvidas nos líderes.

Para isso, realize assessments para mapear competências estratégicas e perfis comportamentais, bem como crie caminhos de capacitação sob medida, considerando os atributos de cada gestor, área de atuação e objetivos de carreira.

Quanto mais específico for o plano de aprimoramento, maiores as chances de gerar resultados sustentáveis para o negócio.

4. Crie um projeto piloto

Toda iniciativa de RH precisa ser planejada, testada e ajustada antes da implementação.

Com esse objetivo, selecione um grupo reduzido de profissionais para participar do piloto e examine o funcionamento do PDL na prática e aponte oportunidades de melhoria.

Além disso, defina quais treinamentos serão oferecidos, quem realizará as avaliações de desempenho e como os resultados serão medidos.

5. Avalie continuamente

Ao implementar um Programa de Desenvolvimento de Liderança, as empresas precisam revisar constantemente o ciclo de gestão de pessoas e as estratégias de aperfeiçoamento organizacional.

O propósito é formar líderes preparados para as demandas da companhia, criando um clima positivo e propício ao crescimento de todos.

Avaliar continuamente a eficácia do plano ajuda a alcançar metas e garante sua sustentabilidade no longo prazo.

6. Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Se estruturar um Programa de Desenvolvimento de Liderança ainda é um desafio para sua empresa, contar com uma consultoria especializada pode fazer toda a diferença.

A Selpe Advisory, por exemplo, é referência na criação de projetos personalizados, alinhados às metas estratégicas do negócio e focados no aprimoramento das competências de liderança.

Case: desenvolvimento de líderes no Inter

O trabalho de desenvolvimento de lideranças do Banco Inter teve início em 2019.

Após um período de análise e diagnóstico do cenário, o time de consultoria da Selpe Advisory, em conjunto com a área de Gente e Gestão da empresa, deu início a um robusto plano de ação com líderes e equipes.

Entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, aplicamos assessments às lideranças como primeiro passo do programa.

A solução AssessFirst foi utilizada, com foco no aprimoramento de expertises comportamentais pautadas no Learning Agility, para aumentar a performance em gestão.

Os testes geraram dados valiosos, permitindo construir planos de desenvolvimento completos, incluindo o mapeamento de competências e perfis.

O processo resultou na criação de Programas de Desenvolvimento Individuais para 59 gestores, com foco nas necessidades e particularidades de capacitação de cada colaborador.

Ao final, o trabalho contribuiu para o fortalecimento de valores e comportamentos essenciais, permitindo que as lideranças inspirem suas equipes e transformem obstáculos em resultados.

Quer saber mais sobre como podemos apoiar você nessa jornada? Fale com nossa equipe.

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Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): como estruturar um programa sob medida para sua empresa
Redação Selpe
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Tags:
Desenvolvimento Profissional,Gestão de Pessoas,RH Estratégico

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