O que é um Profissional T-Shaped e por que ele é essencial na empresa?

O que é um Profissional T-Shaped e por que ele é essencial na empresa?

Transformações digitais, inovações inteligentes e novos formatos de entrega. O mercado de trabalho tem sofrido mudanças cada vez mais rápidas, surgindo a necessidade de maior coesão entre as equipes.

Nesse cenário, o profissional t-shaped é fundamental, oferecendo à organização múltiplas qualificações e a capacidade de transitar entre times diferentes.

O sucesso que o empresário Steve Jobs conseguiu em sua jornada profissional, por exemplo, teve influência de colaboradores com habilidade de atuar em diversas áreas. Isso demonstra a importância de contar com esses talentos para o êxito nos negócios.

Neste artigo, você vai conhecer melhor as características dos profissionais t-shaped, a diferença que eles fazem nas equipes e como mantê-los presentes na sua empresa. Continue a leitura!

O que é um Profissional T-Shaped?

A expressão “t-shaped” faz uma referência à letra T, em que o traço vertical simboliza a especialidade do talento, e o horizontal representa o leque de setores em que ele está disponível para atuar dentro de sua área.

Por isso, o profissional t-shaped é um colaborador que apresenta conhecimentos aprofundados sobre determinada especialização, mas consegue agregar em outros segmentos na empresa.

Essa é a competência de talentos que não se limitam a conhecer somente o seu ramo, como também buscam aprender sobre outras disciplinas importantes para a excelência nas entregas dos negócios.

Além disso, eles se destacam na organização, apresentando capacidade de adaptação, habilidades de comunicação e forte senso de colaboração.

Essas soft skills permitem ainda que eles sejam flexíveis em relação a atribuições e competentes para assumir diferentes demandas.

O que é um Profissional T-Shaped e por que ele é essencial na empresa?

Representação visual das características de um profissional t-shaped.

Quais os benefícios de um Profissional T-Shaped nas equipes?

Para atingir as metas e objetivos dos negócios, é fundamental a integração entre ações de equipes diferentes. Por isso, os benefícios de contar com profissionais t-shaped são inúmeros! Conheça alguns deles a seguir.

Mais autonomia nos processos internos

O profissional t-shaped oferece mais segurança às atividades desempenhadas pelo setor em que ele atua.

Afinal, com conhecimentos multidisciplinares sobre os processos de cada time, o talento adquire também uma visão macro sobre sua área e pode garantir que os processos ocorram como esperado.

Independência em suas ocupações

Atuando em equipes diferentes, o profissional t-shaped passa a conhecer uma quantidade relevante de pessoas na empresa.

Por conta disso, ele consegue ter autonomia para procurar ajuda de talentos que atuam em outras áreas. Em contrapartida, ele também carrega uma bagagem de saberes eficiente para ajudar colegas de trabalho.

Crescimento de lucros da empresa

Empresas que têm profissionais t-shaped em suas equipes são mais lucrativas. Isso porque a aproximação entre setores que esses talentos oferecem contribui para a melhoria das entregas e, como consequência, para o aumento da lucratividade da companhia.

Agilidade nas entregas

Com a capacidade técnica e interpessoal de migrar entre as equipes, o profissional t-shaped consegue rapidamente identificar lacunas e acertos nos processos da sua área. Por conta disso, ele faz com que as entregas dos negócios sejam realizadas com mais velocidade e eficiência.

Como ter Profissionais T-Shaped na sua empresa?

Para contar com profissionais t-shaped é preciso saber contratar candidatos que tenham esse perfil. Para isso, os testes de personalidade são essenciais em um processo seletivo.

Empresas que oferecem consultoria na área de Gente e Gestão também podem ser grandes aliadas nessa busca, tendo experiência em recrutamentos especializados, tecnologias e metodologias bem fundamentadas.

Além disso, é possível fazer com que os colaboradores dos negócios se tornem profissionais t-shaped. Nesse cenário, trilhas de desenvolvimento de habilidades e competências e o apoio das lideranças por meio de feedbacks são fundamentais.

Como vimos, os profissionais com esse perfil podem levar os resultados da sua equipe ainda mais longe. Por isso, saiba estruturar um bom processo seletivo e planos de desenvolvimento individuais que façam sentido com o seu negócio.

E já que estamos falando em seleção, o que acha de se aprofundar em como recrutar os melhores talentos? Recomendamos o nosso guia para contratações. Até mais!

Autora
O que é um Profissional T-Shaped e por que ele é essencial na empresa?
Estagiária de Redação
Sandy é engajada com educação popular e apaixonada por cinema, livros e pela escrita. Gosta de ouvir música, cozinhar e sair com amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support