O que é causewashing e por quê precisamos entender o conceito?

O que é causewashing e por quê precisamos entender o conceito?

O debate de ideias, a busca por novos aprendizados e a abertura para diferentes visões de mundo têm contribuído para o aprimoramento da sociedade na busca pela reparação de desigualdades históricas. Com isso, surgiram também algumas problemáticas, como o causewashing.

Essas desigualdades afetam, ainda hoje, as relações sociais. Por isso, todas as ações que busquem reparar os danos causados podem e, devem, ser instigadas e incentivadas para alcançarmos uma sociedade mais justa e igualitária.

Para contribuir com o debate, vamos entender o que é causewashing? Aproveite a leitura!

O que é causewashing?

Causewashing é um termo que tem sido utilizado para descrever as organizações e instituições, públicas ou privadas, que não adotam na prática aquilo que pregam em seus discursos.

Essa prática pode ser associada a empresas que usam pautas latentes para ganhar visibilidade e aumentar seus lucros, mas sem alterar em nada a experiência dos funcionários e a sua relação com a comunidade do local em que está inserida.

Assim, o ditado popular “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” ilustra bem o que é o causewashing.

Um exemplo dessa prática seria uma organização que afirma ser comprometida em melhorar as condições de vida de uma comunidade carente com a doação de cestas básicas, porém não se atenta para a contaminação e poluição dos recursos hídricos com o descarte dos resíduos de sua produção. Torna-se uma atitude improdutiva, não é mesmo?

Por quê precisamos entender o que é causewashing?

A responsabilidade social tem sido cada vez mais cobrada das empresas, que vem adotando novas práticas como forma de implementar uma cultura organizacional de investimento social.

Essa cobrança parte, principalmente, da sociedade consumidora dos produtos e serviços daquela organização, como forma de reiterar seu compromisso na transformação social.

Construir uma imagem positiva e que inspire confiança, seja no âmbito pessoal ou profissional, exige um esforço constante de boas práticas, tempo e dedicação. Com uma cultura de investimento em questões sociais latentes, a transformação passa a ser parte dos valores da empresa.

Por outro lado, é muito fácil cair em descrédito frente ao seu público quando identificado um comportamento inadequado ou que não condiz com o discurso da marca. Para além da desconfiança ocasionada, a empresa pode ser associada a uma tentativa de lucrar com pautas que afetam a vida de milhares de pessoas.

Como sabemos, atualmente, todas as informações podem ser facilmente verificadas. Por isso, para evitar a prática do causewashing, é vital ter transparência nas ações e, principalmente, estar em sintonia com os propósitos da organização.

Como não praticar causewashing?

Adotar a cultura de crescimento compartilhado é uma das razões que levam as organizações a se envolverem em causas sociais que contemplem o bem comum da sociedade.

Para não cair na armadilha do discurso vazio e infrutífero frente às necessidades da sociedade, é necessário buscar a equivalência entre discurso e atuação.

Essa é a chave para não praticar causewashing. Sair do campo do debate e implementar ações efetivas que busquem resolver questões sensíveis à sociedade é uma demanda necessária e urgente.

Se a sua empresa está engajada e comprometida com a luta de equidade de gênero, por exemplo, é imprescindível que mulheres e homens recebam salários iguais quando ocupam o mesmo cargo na instituição. Caso contrário, a ideia estaria apenas no âmbito do diálogo, mas não da ação.

Como combater o problema?

responsabilidade social corporativa é um instrumento capaz de desenvolver a reputação e ajudar na construção da imagem de uma empresa. Além disso, as iniciativas das organizações podem movimentar ações, mobilizar lideranças e impactar a sociedade, uma vez que as instituições são atores sociais com potente influência mobilizadora.

A reformulação de uma sociedade mais igualitária acarreta em múltiplas demandas. Tratamos de algumas delas em nosso e-book “Diversidade, acessibilidade e inclusão”.

Contudo, o discurso vazio e sem ações de implementação de estratégias e das mudanças necessárias para alcançar uma verdadeira transformação social, pode gerar um movimento reverso para a boa reputação da empresa.

A sociedade espera e cobra das instituições um movimento que vá de encontro às contribuições reais e que proporcionem mudanças sociais.

Por isso, a demanda é real e urgente e cabe a cada um de nós promover ações inclusivas e abrangentes. Cabe a nós, principalmente, propor ações que não fiquem só nos discursos e/ou planejamentos para não se tornar mais um exemplo de causewashing, onde se fala, mas não se pratica.

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Autora
O que é causewashing e por quê precisamos entender o conceito?
Autora convidada
Amanda é graduanda em Letras – Tecnologias da Edição no CEFET-MG. Apaixonada por literatura brasileira, teatro e MPB.
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