logo
  • Home
  • Sobre nós
    • Nossa História
    • Grupo Selpe em SP
    • Grupo Selpe em PE
  • Clientes
  • Produtos e serviços
    • Selpe Consultoria
    • Recrutamento e Seleção
      • Selpe Executive
      • Selpe Especialistas
      • Selpe Staff
      • Selpe Recruitment Process Outsourcing (RPO)
    • Tecnologia em RH
      • Advy.us
      • AssessFirst
      • Recrutamento Inteligente
    • Trabalho Temporário e Terceirização
      • Selpe Trabalho Temporário
      • Selpe Terceirização
    • Trainee e Estágio
  • Para Empresas
  • Para candidatos
  • Blog
  • Materiais e Vídeos
logo
  • Home
  • Sobre nós
    • Nossa História
    • Grupo Selpe em SP
    • Grupo Selpe em PE
  • Clientes
  • Produtos e serviços
    • Selpe Consultoria
    • Recrutamento e Seleção
      • Selpe Executive
      • Selpe Especialistas
      • Selpe Staff
      • Selpe Recruitment Process Outsourcing (RPO)
    • Tecnologia em RH
      • Advy.us
      • AssessFirst
      • Recrutamento Inteligente
    • Trabalho Temporário e Terceirização
      • Selpe Trabalho Temporário
      • Selpe Terceirização
    • Trainee e Estágio
  • Para Empresas
  • Para candidatos
  • Blog
  • Materiais e Vídeos
mobile-logo
  • Home
  • Sobre nós
    • Nossa História
    • Grupo Selpe em SP
    • Grupo Selpe em PE
  • Clientes
  • Produtos e serviços
    • Selpe Consultoria
    • Recrutamento e Seleção
      • Selpe Executive
      • Selpe Especialistas
      • Selpe Staff
      • Selpe Recruitment Process Outsourcing (RPO)
    • Tecnologia em RH
      • Advy.us
      • AssessFirst
      • Recrutamento Inteligente
    • Trabalho Temporário e Terceirização
      • Selpe Trabalho Temporário
      • Selpe Terceirização
    • Trainee e Estágio
  • Para Empresas
  • Para candidatos
  • Blog
  • Materiais e Vídeos
02 jun

O que é causewashing e por quê precisamos entender o conceito?

2 de junho de 2021
por Amanda Martins
em Diversidade e Inclusão
O que é causewashing e por quê precisamos entender o conceito?

O debate de ideias, a busca por novos aprendizados e a abertura para diferentes visões de mundo têm contribuído para o aprimoramento da sociedade na busca pela reparação de desigualdades históricas. Com isso, surgiram também algumas problemáticas, como o causewashing.

Essas desigualdades afetam, ainda hoje, as relações sociais. Por isso, todas as ações que busquem reparar os danos causados podem e, devem, ser instigadas e incentivadas para alcançarmos uma sociedade mais justa e igualitária.

Para contribuir com o debate, vamos entender o que é causewashing? Aproveite a leitura!

O que é causewashing?

Causewashing é um termo que tem sido utilizado para descrever as organizações e instituições, públicas ou privadas, que não adotam na prática aquilo que pregam em seus discursos.

Essa prática pode ser associada a empresas que usam pautas latentes para ganhar visibilidade e aumentar seus lucros, mas sem alterar em nada a experiência dos funcionários e a sua relação com a comunidade do local em que está inserida.

Assim, o ditado popular “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” ilustra bem o que é o causewashing.

Um exemplo dessa prática seria uma organização que afirma ser comprometida em melhorar as condições de vida de uma comunidade carente com a doação de cestas básicas, porém não se atenta para a contaminação e poluição dos recursos hídricos com o descarte dos resíduos de sua produção. Torna-se uma atitude improdutiva, não é mesmo?

Por quê precisamos entender o que é causewashing?

A responsabilidade social tem sido cada vez mais cobrada das empresas, que vem adotando novas práticas como forma de implementar uma cultura organizacional de investimento social.

Essa cobrança parte, principalmente, da sociedade consumidora dos produtos e serviços daquela organização, como forma de reiterar seu compromisso na transformação social.

Construir uma imagem positiva e que inspire confiança, seja no âmbito pessoal ou profissional, exige um esforço constante de boas práticas, tempo e dedicação. Com uma cultura de investimento em questões sociais latentes, a transformação passa a ser parte dos valores da empresa.

Por outro lado, é muito fácil cair em descrédito frente ao seu público quando identificado um comportamento inadequado ou que não condiz com o discurso da marca. Para além da desconfiança ocasionada, a empresa pode ser associada a uma tentativa de lucrar com pautas que afetam a vida de milhares de pessoas.

Como sabemos, atualmente, todas as informações podem ser facilmente verificadas. Por isso, para evitar a prática do causewashing, é vital ter transparência nas ações e, principalmente, estar em sintonia com os propósitos da organização.

Como não praticar causewashing?

Adotar a cultura de crescimento compartilhado é uma das razões que levam as organizações a se envolverem em causas sociais que contemplem o bem comum da sociedade.

Para não cair na armadilha do discurso vazio e infrutífero frente às necessidades da sociedade, é necessário buscar a equivalência entre discurso e atuação.

Essa é a chave para não praticar causewashing. Sair do campo do debate e implementar ações efetivas que busquem resolver questões sensíveis à sociedade é uma demanda necessária e urgente.

Se a sua empresa está engajada e comprometida com a luta de equidade de gênero, por exemplo, é imprescindível que mulheres e homens recebam salários iguais quando ocupam o mesmo cargo na instituição. Caso contrário, a ideia estaria apenas no âmbito do diálogo, mas não da ação.

Como combater o problema?

A responsabilidade social corporativa é um instrumento capaz de desenvolver a reputação e ajudar na construção da imagem de uma empresa. Além disso, as iniciativas das organizações podem movimentar ações, mobilizar lideranças e impactar a sociedade, uma vez que as instituições são atores sociais com potente influência mobilizadora.

A reformulação de uma sociedade mais igualitária acarreta em múltiplas demandas. Tratamos de algumas delas em nosso e-book “Diversidade, acessibilidade e inclusão”.

Contudo, o discurso vazio e sem ações de implementação de estratégias e das mudanças necessárias para alcançar uma verdadeira transformação social, pode gerar um movimento reverso para a boa reputação da empresa.

A sociedade espera e cobra das instituições um movimento que vá de encontro às contribuições reais e que proporcionem mudanças sociais.

Por isso, a demanda é real e urgente e cabe a cada um de nós promover ações inclusivas e abrangentes. Cabe a nós, principalmente, propor ações que não fiquem só nos discursos e/ou planejamentos para não se tornar mais um exemplo de causewashing, onde se fala, mas não se pratica.

Se você gostou do conteúdo e acha que o tema precisa ser mais discutido, compartilhe nas suas redes sociais!

  • Autora
Autora
O que é causewashing e por quê precisamos entender o conceito?
Amanda Martins
Estagiária de produção de conteúdo
Amanda é graduanda em Letras – Tecnologias da Edição no CEFET-MG. Apaixonada por literatura brasileira, teatro e MPB.
[email protected]

Veja também:

  • Autodesenvolvimento nas empresas: como potencializar o sucesso das equipes?
  • O que é EVP e como impacta uma empresa?
  • Equipe de sucesso: qual o papel da liderança no desenvolvimento profissional?
Tags:
Cultura Organizacional,Gestão de Pessoas

Categorias

Assine nossa newsletter

Quer saber mais sobre nossos produtos e serviços?

CTA Fale com a gente

  • Nossa História
  • Para Empresas
  • Para Candidatos
  • Blog
  • Área do colaborador
  • Política de Privacidade

 

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

  • Selpe Especialistas
  • Selpe Executive
  • Selpe Staff
  • Selpe Recruitment Process Outsourcing (RPO)
  • Selpe Trainee e Estágio
  • Recrutamento e seleção em São Paulo

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO

  • Selpe Trabalho Temporário
  • Selpe Terceirização

CONSULTORIA EM RH

  • Selpe Consultoria

TECNOLOGIA EM RH

  • Recrutamento Inteligente
  • AssessFirst
  • Advy.us

UNIDADES

  • Belo Horizonte - MG Ed. Graal (31) 3503-0100
  • Belo Horizonte - MG Matriz  (31) 2121 0100
  • São Paulo - SP (11) 5555 4804
  • Recife - PE (81) 3035 8350
  • Contagem - MG (31) 2532 6600
  • Goiana - PE (81) 3626 4364
  • Uberlândia - MG (34) 3238 8388
  • Conselheiro Lafaiete - MG (31) 3195-6416
  • Comercial (31) 3503-0101*
  • (canal exclusivo para empresas)

 

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Configurações de cookies Política de Privacidade ACEITAR
Política de privacidade e cookies

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes cookies, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
SALVAR E ACEITAR
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability