Como fazer a Gestão de Documentos do RH e DP?

Como fazer a Gestão de Documentos do RH e DP?

Investir em uma gestão de documentos eficiente é a chave para o bom funcionamento de uma empresa, principalmente nos setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Afinal, essas áreas são responsáveis por criar, manusear e arquivar um grande volume de arquivos.

Contratos, pedidos de férias, folhas de pagamento, licenças, controle de pontos e guias de recolhimento do FGTS, por exemplo, são papéis que fazem parte da rotina dos setores. Com isso, um bom gerenciamento de dados é fundamental para tornar o RH e o DP mais estratégicos, bem como para garantir mais segurança, precisão e agilidade nos processos.

Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo! Aqui, você vai conferir o que é gestão de documentos, qual a sua importância para RH e DP e como implementá-la na sua empresa.

O que é Gestão de Documentos?

A gestão de documentos é uma atividade que tem como objetivo otimizar o uso de arquivos de uma organização, tornando a busca pelos dados mais acessível, ágil e segura. Em termos práticos, é uma série de processos que garante a produção, organização, armazenamento e uso inteligente dos registros da empresa.

Essa gestão pode ser realizada de duas maneiras, considerando a natureza dos documentos e a realidade de cada negócio. Por exemplo, quando o volume de arquivos é alto, optar pela automatização pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se a corporação tem um número baixo de dados disponíveis, fazer a gestão manual pode ser mais simples.

Qual a importância da Gestão de Documentos para o RH e DP?

Os setores de RH e Departamento Pessoal lidam diariamente com boa parte dos papéis de uma organização, como contratos, licenças e folhas de pagamentos. Por essa razão, a gestão de documentos se tornou uma tarefa crucial para as áreas, especialmente pelo volume de dados e documentos.

Afinal, essa prática é responsável por todas as etapas de um arquivo dentro da corporação, isto é, desde a sua criação até o arquivamento ou exclusão. Assim, quando o gerenciamento é bem feito, tanto o Recursos Humanos quanto o DP conseguem exercer suas tarefas com mais eficiência.

Vale ressaltar que a gestão documental também agiliza a tomada de decisões e reforça o papel estratégico dos setores. Da mesma forma, pode ser uma grande aliada na segurança das informações. Além de garantir a privacidade dos dados, ela permite que o RH e o DP atuem em conformidade com as leis, o que protege a instituição de eventuais ações trabalhistas.

Do contrário, a falta de organização e padrão no arquivamento pode acarretar em vários contratempos para a área de Gente e Gestão e, consequentemente, para a companhia. Entre eles, a perda de informações importantes, os erros e danos operacionais, os atrasos nos processos e a violação do sigilo empresarial, por exemplo.

Quais os principais benefícios da Gestão de Documentos?

Como vimos, gerenciar documentos é uma prática benéfica para as áreas de RH e DP. Dentre as principais vantagens, estão:

  • maior agilidade na gestão de RH e nos processos;
  • simplificação do fluxo de trabalho;
  • redução de custos e riscos operacionais;
  • otimização de tempo e das atividades;
  • maior controle dos documentos;
  • garantia de segurança e confidencialidade das informações;
  • maior produtividade e organização.

Como fazer uma boa Gestão de Documentos? Confira 5 dicas!

Agora que você já sabe o que é gestão de documentos e a sua importância para os setores de RH e DP, chegou o momento de entender como colocá-la em prática na sua organização.

Mas lembre-se: o formato da gestão está ligado ao tipo da empresa, aos recursos disponíveis e a quantidade de arquivos produzidos. Confira, a seguir, as principais dicas para uma implantação segura e eficaz!

1. Crie políticas claras de uso

Estabelecer regras claras para o manuseio e o uso dos dados é uma prática indispensável para uma boa gestão de documentos.

Assim, o setor de RH consegue definir quais arquivos têm acesso livre e quais são restritos a determinadas pessoas, bem como a melhor maneira para solicitação. Isso garante o acesso autorizado às informações mais importantes.

2. Considere a vida útil dos arquivos

Nem todos os papéis produzidos e recebidos por uma empresa precisam ser guardados para sempre. Desse modo, descartar os arquivos, considerando o seu prazo de validade, pode ser uma ótima escolha para liberar espaço e reduzir a quantidade de dados desnecessários.

3. Padronize os documentos

Antes de armazenar os documentos, é importante organizá-los de acordo com a área de interesse ou prioridade do setor, por exemplo. A partir dessa padronização, é possível colocar nomenclatura, data de descarte e classificação das informações, o que facilita e agiliza a consulta.

Aqui, o Departamento Pessoal também consegue separar os arquivos em espaços físicos e digitais, considerando os recursos da companhia.

4. Use a tecnologia a seu favor

Outra dica que te ajuda a implementar uma boa gestão de documentos, é usar os recursos tecnológicos ao seu favor. Por meio deles, a organização pode manter um sistema integrado com todos os papéis digitalizados, separando-os por categorias e/ou outros filtros.

Além disso, as plataformas de gestão de documentos ajudam no controle e no gerenciamento dos arquivos, bem como garantem a segurança dos elementos.

5. Respeite a LGPD

A confiabilidade dos arquivos precisa ser considerada em todas as fases da gestão de documentos. Logo, estar em dia com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) é essencial para o RH e o DP.

Afinal, a lei define como os dados pessoais (RG, conta bancária e telefone, por exemplo) devem ser tratados e usados. Isso evita vazamento de informações e problemas judiciais.

Como a tecnologia pode ajudar na Gestão de Documentos?

O uso da tecnologia no RH e no Departamento Pessoal favorece a atuação dessas áreas e a automatização de processos. Assim, quando aplicada na gestão de documentos, os recursos tecnológicos tornam a atividade mais ágil, segura e estratégica, facilitando a busca e o acesso aos arquivos.

Além disso, a tecnologia colabora com a uniformização dos processos, com os backups e checagens automáticos de dados e com os relatórios inteligentes. E, ainda, permite a assinatura eletrônica e o armazenamento na nuvem. Tudo isso em um espaço mais amplo, protegido, organizado e de ingresso remoto.

Também existem diversas ferramentas eficientes no mercado, como computação em nuvem, microfilmagem, gestão eletrônica de documentos (GED) e sistemas de gestão empresarial (ERP).

Para escolher a melhor opção para o seu negócio, considere a quantidade de documentos produzidos, o segmento da empresa e os prováveis riscos envolvendo os dados.

Chegamos ao final deste texto! Agora que você já sabe tudo o que é preciso sobre a gestão de documentos, que tal entender um pouco mais sobre a automação de processos? Para isso, basta acessar o nosso artigo sobre o assunto!

Autora
Como fazer a Gestão de Documentos do RH e DP?
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support