Como cada geração aprende, se motiva e engaja no trabalho?

Como cada geração aprende, se motiva e engaja no trabalho?

Se você acha o futuro assustador, mude de ideia! Cada geração se desenvolve em diferentes cenários tecnológicos, econômicos e políticos. Isso quer dizer que os hábitos, comportamentos e características de cada grupo variam, e isso impacta também nas experiências profissionais.

Atualmente, especialistas sugerem que uma nova geração surge a cada dez anos. Nas empresas, isso significa ter pessoas de várias idades e costumes trabalhando juntas num mesmo ambiente de trabalho, gerenciando conflitos e realizando tarefas.

Continue a leitura para conhecer como cada geração se engaja com o trabalho e saiba potencializar os resultados da sua organização!

Geração Baby Boom

A geração Baby Boom surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial e a sua característica mais forte é a preferência por um emprego fixo e estável. São aqueles que desejam ser reconhecidos por experiências passadas no tempo de trabalho.

Outro atributo marcante é a aversão à violência e aos conflitos armados, além de buscarem a música e as artes como forma de evolução do ser humano. É a geração paz e amor.

Hoje, as pessoas desse grupo ocupam a diretoria ou gestão de empresas, o que geralmente causa conflitos na parte estratégica com as gerações mais jovens. Os Baby Boomers consideram o trabalho a sua prioridade e têm dificuldade de lidar com a perda de status, pois são competitivos e focados em resultados.

Geração X

Filhos dos baby boomers, a geração X é marcada pelo questionamento. São aqueles nascidos no fim da década de 60 e que acreditam nos movimentos sociais de igualdade, sendo defensores dos próprios direitos e participando de iniciativas em prol de condições melhores de vida.

No meio profissional, eles são caracterizados por apresentarem certa resistência em relação a tudo que é novo, além da insegurança em serem substituídos por alguém mais jovem na empresa. Valorizam um bom plano de cargos e salários, têm maior foco na formação universitária e na construção de uma carreira sólida.

Essa também foi a geração em que as mulheres começaram a ocupar o mercado de trabalho, o que marca uma grande mudança social e estrutural.

As pessoas deste grupo são experientes, dedicadas e muito comprometidas com os objetivos do negócio. Costumam valorizar competências comportamentais quando assumem a liderança e conseguem equilibrar a vida pessoal e profissional, o que não era comum na geração dos seus pais. Como cresceram com a tecnologia, lidam bem com ela.

Geração Y

Chegamos então à década de 80 e à geração Y. Como foram os primeiros a usar a internet, esse grupo tem como característica a constante busca por conhecimento e aprendizagem. São ansiosos, ambiciosos e desejam novas experiências, por isso querem rápida ascensão na carreira, apesar de não valorizar muito a hierarquia verticalizada e de preferirem trabalhos em equipe.

A geração Y também cresceu multitarefas: conseguem ouvir música, navegar na internet entre várias outras coisas que, em tese, não atrapalham os afazeres profissionais. No ambiente de trabalho, podem entrar em conflito com a geração X, pois são mais inovadores e preferem o movimento, enquanto o grupo anterior gosta de equilíbrio e tranquilidade.

Além disso, são mais flexíveis, plurais e com maior foco em projetos do que na construção de uma carreira sólida, sendo comprometidos com os seus valores e com os desafios que enfrentam.

Para gerenciar a geração Y, um ponto chave é a coerência. Eles vão te cobrar atitudes que estão de acordo com a missão, visão e valores da empresa. Então, valorize o potencial criativo dessa geração promovendo decisões em equipe e respeito ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, pois isso ajuda a criar laços de lealdade entre os colaboradores.

Millennials

De todas, é a geração mais silenciosa que, por ter nascido em meio à tecnologia, está habituada ao mundo virtual e às novas formas de socialização.

A característica mais marcante da geração world wide web é o desapego das fronteiras geográficas e a vontade em se adaptar aos novos tempos, ao contrário das gerações anteriores. Entrando no mercado de trabalho agora, eles apresentam um perfil imediatista, o que pode refletir em dificuldades para trabalhar em equipe.

Essa geração procura empresas que priorizam os funcionários e são abertas à comunicação. Também não se impressionam com tamanho, longevidade ou popularidade de uma empresa, pois, para eles, o sucesso vai além do desempenho financeiro. O que faz a diferença é uma gestão colaborativa e horizontal, que prioriza a transparência e o senso de propósito no trabalho.

Para atrair e reter os Millenials na sua companhia, reconheça quando o trabalho for bem feito e ofereça feedbacks, mesmo que negativos, porque isso é um grande fator de engajamento. Eles precisam ser constantemente incentivados e estar por dentro de todos os dados necessários. Para eles, a informação é a base para a entrega de bons resultados e para uma gestão de qualidade.

Como gerenciar os conflitos geracionais no trabalho?

Primeiramente, é necessário entender os diferentes estilos de trabalho de cada geração. Os Baby Boomers, por exemplo, preferem ter mais liberdade para trabalhar, já a geração Y gosta de receber instruções específicas.

Se precisar de uma solução criativa, procure os Millennials ou a geração Y. Um bom tutor você encontrará na geração Baby Boom. É necessário valorizar o melhor de cada fase e grupo, os incentivando a focar em tarefas que potencializam as suas capacidades.

Além disso, trabalhar a cultura organizacional e promover treinamentos corporativos pode ser um diferencial para que as gerações coexistam em paz e permaneçam centradas nos mesmos objetivos. Afinal, empatia e respeito ao próximo são pilares da boa convivência, independentemente do ano de nascimento.

Chegamos ao final deste artigo e, agora, você já sabe como aproveitar o melhor de cada geração para construir uma empresa de sucesso! Para conferir mais conteúdos sobre gestão de pessoas e as principais novidades de RH, nos siga no LinkedIn!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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