Dia do Estagiário: como valorizar esses profissionais?

O dia dos estagiários é celebrado em 18 de agosto. A data é uma maneira de homenagear novos talentos que começam a trajetória profissional levando inovação e criatividade para as empresas.
Independentemente da área, ter estagiários nas equipes impulsiona resultados, novas soluções e um time forte e alinhado aos valores dos negócios.
O reconhecimento também favorece o engajamento, a satisfação e o sentimento de pertencimento, especialmente para entre os mais jovens, como a Geração Z.
Para auxiliar suas ações de endomarketing e ajudar você a entender como reconhecer os seus estagiários, recomendamos algumas ações. Continue a leitura!
Como surgiu o Dia do Estagiário?
Em 18 de agosto de 1982, foi publicado o decreto 87.947, o primeiro a regularizar o estágio nas organizações.
Apesar de revogado em 2019, esse decreto foi um grande passo para os estagiários na trajetória em busca de garantias trabalhistas.
Por conta disso, hoje há mais benefícios corporativos para eles e mais oportunidades de estágio no mercado de trabalho.
Os direitos dos estagiários sempre foram os mesmos?
Não. Com a Lei do Estágio, estagiários começaram a ter acesso a férias remuneradas, vale-transporte e bolsa-auxílio em casos de estágio remunerado, mas nem sempre foi assim.
No Brasil, até 1942, não havia legislação sobre os direitos desses talentos. Esse cenário mudou com o decreto da Lei Orgânica do Ensino Industrial, que descrevia os estagiários como estudantes em um período de trabalho supervisionado no setor da indústria.
Nessa época, o trabalho ainda não representava um vínculo entre a empresa e a instituição de ensino.
Em 2008, foram regularizados benefícios que não eram oferecidos nas legislações anteriores — e que os estagiários ainda têm atualmente.
Por que celebrar o Dia do Estagiário?
Apesar dos avanços trabalhistas, ainda se fala pouco sobre a importância do reconhecimento dos estagiários.
A seguir, conheça os principais impactos para a cultura organizacional e para a competitividade do negócio.
Fortalece o employer branding
Contar com estagiários que se sentem realizados no time significa ter equipes mais harmônicas no ambiente de trabalho.
Isso fortalece a cultura organizacional, o employer branding e a imagem da marca no mercado, contribuindo também para a atração de novos talentos.
Aumenta a produtividade
Quanto mais satisfeitos estão seus colaboradores, mais resultados eles trazem, concorda?
Pesquisas da Gallup afirmam que empresas que investem no employer branding apresentam até 18% a mais de produtividade.
Isso indica que ações de engajamento para estagiários influencia diretamente no desempenho e no bem-estar de novos profissionais.
Favorece a efetivação de talentos
Investir no reconhecimento de novos talentos também pode aumentar as possibilidades de efetivação.
Segundo a National Association of College and Employers (Nace), estagiários que se sentem valorizados têm 7,14 mais chances de serem contratados. Isso favorece a retenção de talentos nas empresas, que podem contar com o potencial deles por mais tempo.
Como valorizar os estagiários da sua empresa?
Para celebrar o Dia do Estagiário, é comum que algumas organizações promovam atividades como cafés da manhã em grupo, bilhetes assinados pelos integrantes da equipe e lembrancinhas simbólicas.
É claro que atividades assim são ótimas maneiras de reconhecimento, mas, mais importante do que isso, é garantir que eles se sintam valorizados diariamente.
Pensando nisso, selecionamos algumas sugestões que vão muito além de campanhas de endomarketing. Confira!
1. Implemente um programa de desenvolvimento de estagiários
Essa movimentação da empresa traz mais resultados para os negócios com a presença dos estagiários.
Afinal, à medida que esses colaboradores têm suas competências técnicas e comportamentais potencializadas, eles melhoram o desempenho nas atividades que exercem e amadurecem como profissionais.
No médio e longo prazo, esse tipo de iniciativa também contribui para a retenção e atração de novos talentos.
2. Proponha desafios práticos
Os estagiários têm grande potencial na empresa e estão sempre à procura de novos conhecimentos.
Por isso, é importante que a organização proponha uma rotina de atividades que, de fato, representem a atuação no setor do talento.
Criar um plano de atividades de estágio que possibilite aprendizado prático é o primeiro passo.
3. Demonstre reconhecimento diário
Para os estagiários, também é importante o reconhecimento de outras pessoas da equipe para que eles se sintam incluídos e relevantes para a companhia.
Por isso, uma cultura de feedbacks contínuos, elogios ou recompensas pode ser planejada junto ao setor de RH.
Essas devolutivas positivas podem impactar o desenvolvimento profissional do colaborador, aprimorando o talento e mantendo-o engajado em suas tarefas.
4. Ofereça possibilidade de efetivação
Com a possibilidade de efetivação, o programa de estágio é proveitoso para a empresa e para os estagiários. Afinal, esse é mais um investimento em futuros colaboradores alinhados aos propósitos e cultura da companhia.
Da mesma maneira, os estagiários se sentem mais motivados a contribuir genuinamente com as estratégias do negócio.
Com essas ações, o Dia do Estagiário não deve ser visto somente como homenagem, mas também como momento de lembrar que estagiários são, de fato, colaboradores que contribuem com os resultados dos negócios.
Por isso, avalie seus processos internos e possibilidades para colocar em prática o que for melhor para as suas pessoas.
Agora que você já conhece ações de valorização interna, que tal conferir nosso e-book sobre como atrair bons candidatos para o seu programa de estágio? Até mais!