Admissão digital: como ela funciona na prática?

Admissão digital: como ela funciona na prática?

Contratar novos profissionais é uma das atividades mais estratégicas do setor de Recursos Humanos, já que a chegada de novos talentos pode potencializar o sucesso do negócio. Por isso, ter bons processos de atração e seleção, bem como uma admissão digital eficiente, é essencial.

Além disso, contar com boas soluções digitais pode tornar as etapas de contratação mais ágeis e menos morosas para o Departamento Pessoal (DP) e os candidatos aprovados. Afinal, o uso de tecnologia otimiza a rotina, facilita o armazenamento de dados, auxilia na gestão das informações e favorece o contato entre as partes.

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda o que é admissão digital, como ela funciona e quais são os seus principais benefícios. Vamos lá?

O que é admissão digital?

A admissão digital é o processo final da contratação de um novo colaborador e, com o apoio de soluções tecnológicas, contempla todo o fluxograma admissional. Ela acontece logo após um candidato ser aprovado nas últimas etapas do recrutamento e seleção, sendo a concretização de sua efetivação na companhia.

Diferentemente dos modelos tradicionais, em que a documentação deve ser entregue impressa para o DP, na admissão digital quase tudo acontece de maneira remota. Assim, as informações sobre cada pessoa ficam armazenadas na nuvem, por meio da digitalização dos documentos e do uso de plataformas específicas para gestão de RH.

Como esse processo funciona na prática?

Na prática, o processo de admissão digital começa logo após a liderança ou a equipe de R&S comunicar ao candidato que ele foi selecionado para a vaga em aberto. A partir disso, é comum que um representante do setor de Departamento Pessoal entre em contato com o futuro colaborador via e-mail.

Nesse primeiro momento, será enviado o encaminhamento para o exame admissional com a data e o horário agendados. Em seguida, documentos pessoais e de trabalho serão solicitados para a confecção do contrato, que poderá ser assinado digitalmente ou no escritório da empresa, junto ao DP.

Para isso, o profissional deve enviar toda a documentação digitalizada por e-mail, para que o RH possa realizar seu upload e armazenamento em um sistema integrado. Dessa forma, toda a admissão acontecerá de maneira remota, trazendo agilidade e praticidade para a organização e para o talento selecionado.

Quais são as vantagens da admissão digital para o DP, candidatos e negócios?

Como vimos, a admissão digital pode ser muito estratégica para todas as partes envolvidas. Veja, a seguir, quais são as suas principais vantagens!

Departamento Pessoal

Para o DP, os benefícios são processuais e contribuem para o aumento da sua produtividade e eficiência. São eles:

  • redução de custos operacionais;
  • menos tempo dedicado a atividades burocráticas;
  • mais segurança de dados;
  • melhor adequação à LGPD;
  • maior autonomia nos processos.

Candidatos

Já para os candidatos aprovados, as vantagens são, principalmente, na agilidade da contratação e na facilidade do envio de documentos. Veja:

  • melhor candidate experience;
  • mais comodidade durante o processo de admissão;
  • maior agilidade para o início das atividades;
  • contato mais fácil com a empresa, principalmente com o DP, para solucionar dúvidas.

Negócios

Por fim, para os negócios, há aspectos positivos tanto para o clima organizacional, quanto para o nome da marca. Confira os principais:

  • profissionais mais felizes e satisfeitos desde o primeiro contato;
  • fortalecimento do employer branding;
  • setores mais estratégicos e alinhados.

Qual a diferença entre o processo de admissão digital e o tradicional?

Agora que você já conhece o processo de admissão digital, que tal conhecer as principais diferenças desse modelo em relação ao tradicional? Em linhas gerais, existem 3 pontos de destaque. Veja só!

  1. No processo tradicional, tudo é realizado com papéis e de forma presencial. Já na era digital, as trocas acontecem remotamente, no meio online.
  2. Nos modelos antigos, a conferência de cada dado era feita manualmente. Hoje, algumas tarefas são automatizadas.
  3. Antes, as informações eram armazenadas em armários, sendo de difícil acesso. Agora, estão salvas em softwares e podem ser facilmente encontradas.

Chegamos ao final deste artigo e, aqui, você descobriu porque investir em um processo de admissão digital pode ser estratégico para a sua empresa. Para saber mais sobre assuntos relacionados ao universo de Gente e Gestão e ficar por dentro das melhores novidades, siga também nosso perfil no LinkedIn. Até a próxima!

Autora
Admissão digital: como ela funciona na prática?
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support