Estágio remunerado: entenda como funciona e como aplicar na sua empresa

Um estágio remunerado é uma excelente oportunidade para estudantes que desejam iniciar a carreira profissional com experiências práticas e conquistar a independência financeira.
Para as empresas, é uma estratégia para desenvolver novos talentos, promover a diversidade e formar profissionais alinhados à cultura organizacional.
Mas, a sua companhia está pronta para implementar esse regime de trabalho?
Continue a leitura e confira o que é estágio remunerado, quais os benefícios dessa iniciativa e como aplicá-la no seu negócio.
O que é o estágio remunerado?
O estágio remunerado é uma modalidade em que o estudante de ensino superior, técnico ou médio recebe uma compensação financeira pelo seu trabalho, conhecida como bolsa-auxílio ou bolsa-estágio.
Apesar de haver remuneração, esse tipo de estágio não configura vínculo empregatício, pois segue regras específicas da Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008).
O objetivo de um estágio é proporcionar vivências práticas alinhadas à formação acadêmica dos estudantes.
As principais variações nos estágios remunerados envolvem o setor de atuação, a carga horária e as expectativas que cada organização tem em relação ao desempenho da pessoa estagiária.
A empresa também pode adotar metodologias complementares de desenvolvimento profissional, como job rotation e um plano de atividades de estágio personalizado.
Qual a diferença entre estágio remunerado e estágio não remunerado?
A principal diferença entre os dois tipos de estágio é a compensação financeira.
Além disso, as formas de ingresso em um estágio remunerado ou não remunerado também acontecem de maneiras distintas. Veja a seguir!
Ingresso por processo seletivo
A admissão por processo seletivo é, geralmente, a porta de entrada para vagas de estágios remunerados.
Para que ela aconteça, a empresa disponibiliza novas posições para estagiários e define, entre os benefícios oferecidos, o valor da bolsa-auxílio.
A seleção de estagiários é realizada normalmente, mas com etapas adequadas às necessidades de cada área e objetivos da empresa.
Para programas de estágio, é comum a mescla de dinâmicas, gamificação, desafios técnicos e assessments online.
Ingresso exigido pela Instituição de Ensino
O processo exigido por escolas técnicas ou faculdades, por exemplo, está, geralmente, relacionado a estágios obrigatórios, ou seja, não remunerados.
Por isso, o vínculo do estágio acontece por meio de uma parceria entre a instituição de ensino e a empresa contratante.
O estágio obrigatório é requisito para a conclusão do curso. Por isso, é focado no desenvolvimento de competências profissionais e não proporciona uma recompensa financeira.
Por que investir em um programa de estágio remunerado?
Sendo uma forma de recrutar profissionais em início de carreira, esse tipo de contratação traz inúmeros benefícios para empresas e novos talentos. Conheça alguns deles a seguir!
Benefícios para estagiários
- Experiências práticas na área de atuação.
- Remuneração financeira pelo trabalho.
- Rede de contatos profissionais.
- Oportunidades de aprendizado sobre cultura organizacional.
- Aprimoramento de soft e hard skills.
- Primeiro contato com o cotidiano empresarial.
Benefícios para a empresa
- Presença de novos talentos com conhecimentos atualizados.
- Mais criatividade e inovação nas equipes.
- Promoção da diversidade geracional, social e cultural nos times.
- Desenvolvimento estratégico de colaboradores em potencial para oportunidades futuras.
Como implementar um Programa de Estágio Remunerado na empresa?
O primeiro passo é entender como fazer programas de estágio e quais diretrizes legais as contratações devem seguir.
Depois, é necessário determinar um orçamento viável para o recrutamento e seleção desses estagiários, analisando os recursos disponíveis e necessidades de cada área.
Por fim, coloque esse planejamento em prática! Para uma seleção efetiva, defina o perfil ideal para a posição e coloque as características desejadas na descrição da vaga.
Além disso, investir em testes de personalidade é essencial para identificar quais candidatos apresentam fit cultural com a empresa.
Com isso, o estágio remunerado se torna uma iniciativa estratégica da organização, contratando os melhores talentos e oferecendo oportunidades profissionais relevantes.
Se você gostou de conhecer o assunto e quer entender como funcionam as contratações desses estudantes, que tal conferir nosso blog post sobre como contratar estagiários e o que diz a Lei do Estágio? Até mais!