logo
  • Home
  • Sobre nós
    • Nossa História
    • Nosso Manifesto
    • Selpe em SP
    • Selpe em PE
    • Venha trabalhar na Selpe
  • Clientes
  • Produtos e serviços
    • Selpe Consultoria
    • Recrutamento e Seleção
      • Selpe Executive
      • Selpe Especialistas
      • Selpe Staff
      • Selpe Recruitment Process Outsourcing (RPO)
    • Selpe Technology
      • AssessFirst
      • Recrutamento Inteligente
    • Selpe Temporários e Terceiros
    • Trainee e Estágio
    • Holi Connection
  • Para candidatos
  • Blog
  • Materiais e Vídeos
  • Fale Conosco
logo
  • Home
  • Sobre nós
    • Nossa História
    • Nosso Manifesto
    • Selpe em SP
    • Selpe em PE
    • Venha trabalhar na Selpe
  • Clientes
  • Produtos e serviços
    • Selpe Consultoria
    • Recrutamento e Seleção
      • Selpe Executive
      • Selpe Especialistas
      • Selpe Staff
      • Selpe Recruitment Process Outsourcing (RPO)
    • Selpe Technology
      • AssessFirst
      • Recrutamento Inteligente
    • Selpe Temporários e Terceiros
    • Trainee e Estágio
    • Holi Connection
  • Para candidatos
  • Blog
  • Materiais e Vídeos
  • Fale Conosco
mobile-logo
  • Home
  • Sobre nós
    • Nossa História
    • Nosso Manifesto
    • Selpe em SP
    • Selpe em PE
    • Venha trabalhar na Selpe
  • Clientes
  • Produtos e serviços
    • Selpe Consultoria
    • Recrutamento e Seleção
      • Selpe Executive
      • Selpe Especialistas
      • Selpe Staff
      • Selpe Recruitment Process Outsourcing (RPO)
    • Selpe Technology
      • AssessFirst
      • Recrutamento Inteligente
    • Selpe Temporários e Terceiros
    • Trainee e Estágio
    • Holi Connection
  • Para candidatos
  • Blog
  • Materiais e Vídeos
  • Fale Conosco
09 jun

Como construir relações de confiança no trabalho?

9 de junho de 2023
por Ana Pereira
em Gente e Gestão
Como construir relações de confiança no trabalho?

Confiar no próximo e ser confiável são aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer relação, seja pessoal ou profissional. Além disso, pessoas que acreditam e confiam no trabalho do outro conseguem construir elos saudáveis e mais produtivos. É por isso que estimular a confiança no trabalho é um dos segredos para o bom funcionamento de uma empresa.

As relações de confiança contribuem para o clima organizacional, para a união entre as equipes e para a conquista de melhores resultados. Contudo, sabemos que nem sempre é fácil essa construção. E foi por isso que preparamos este artigo!

Para entender melhor o que é confiança no trabalho, porque incentivar esse valor no seu negócio e como construir relações de confiança nas equipes, continue a leitura.

Por que incentivar a confiança no trabalho?

Confiança é o sentimento de acreditar em algo ou alguém. É a base para relacionamentos de sucesso e para a pirâmide de organização de uma equipe. Podemos dizer que a confiança no trabalho é acreditar na sua própria capacidade, no potencial da equipe e no propósito da organização, criando conexões que geram excelentes resultados.

Quando as pessoas confiam umas nas outras — independentemente do cargo que ocupam — e acreditam nos valores da empresa, o ambiente e as relações profissionais se tornam mais saudáveis. No médio e longo prazo, esse sentimento contribui para a motivação e melhora na qualidade das entregas.

Como a confiança no trabalho fortalece relacionamentos e impulsiona resultados?

Como vimos, a confiança no trabalho faz parte de um negócio de alta performance. A partir dela, é possível construir um espaço mais cooperativo e aberto ao aprendizado, inovação, criatividade e troca de feedbacks.

Isso acontece porque os colaboradores se sentem mais seguros para dar opiniões e compartilhar ideias em relação aos processos e serviços da empresa.

Além disso, as relações de confiança geram um senso de pertencimento e favorecem o engajamento. Afinal, os profissionais compreendem que seus interesses e visões estão sendo levados em consideração, tornando-os mais satisfeitos e confiantes.

Para as lideranças, a confiança também ajuda no relacionamento com os liderados. Pois, assim, elas conseguem assumir o papel de exemplo, transmitindo o propósito e as expectativas da companhia. Da mesma forma, podem atuar como guia, impulsionando os talentos a darem o seu melhor.

Além do mais, a desconfiança pode prejudicar o trabalho em equipe e, ainda, prejudicar a saúde mental dos profissionais. Por isso, podemos dizer que a confiança no trabalho é fundamental para o sucesso do negócio, para a conexão entre talentos e empresa e, até mesmo, para o bem-estar do quadro de pessoal.

Quais os pilares da confiança no trabalho?

Antes de entender como podemos construir relações de confiança no trabalho é importante compreender os pilares que a fortalecem no dia a dia. Vamos lá?

1. Honestidade e coerência

Como você já sabe, confiar é acreditar. Para que uma pessoa confie na outra, é preciso ter coerência nas ações. Ou seja, transmitir credibilidade. Isso só é possível se as atitudes de cada pessoa em uma empresa estiverem de acordo com suas falas e crenças.

Quando os membros de uma equipe agem de forma consistente e demonstram integridade em suas decisões e comportamentos, eles estabelecem uma base sólida de confiança mútua. O mesmo vale para as lideranças da empresa.

2. Competências e habilidades técnicas

A confiança no trabalho também acontece quando as pessoas demonstram suas competências e habilidades para realizar suas funções. Afinal, ao contratar, a empresa acredita que o novo funcionário tem a capacidade necessária para executar suas atividades.

Por outro lado, é importante que o profissional não só confie e saiba realizar suas competências técnicas, mas também busque o aprendizado contínuo.

3. Empatia e clareza na comunicação

Ao ignorar o momento do colaborador, não se colocando no lugar dele, é natural que a relação de confiança fique estremecida. Afinal, a empatia também é uma base da confiança. Quando isso acontece, o profissional se sente seguro para expressar seus sentimentos e dificuldades para sua liderança.

Prezar por uma comunicação clara e aberta também é essencial. Isso significa ter a habilidade de expressar ideias e opiniões de forma honesta e respeitosa, assim como ouvir ativamente as contribuições dos outros. Uma comunicação eficaz contribui para evitar mal-entendidos, construir relacionamentos sólidos e promover a transparência no ambiente de trabalho.

4. Comprometimento com prazos e processos

A confiança no trabalho está atrelada às ações uns dos outros. Dessa forma, quando um funcionário demonstra comprometimento com suas tarefas, isto é, empenho ao realizá-las da melhor forma e no prazo combinado, ele desperta o sentimento de confiança em quem o observa. Assim, as pessoas passam a acreditar que podem contar com a sua entrega.

Como construir relações de confiança no trabalho?

As relações de confiança no ambiente corporativo não são estabelecidas de um dia para o outro, é preciso um trabalho contínuo para que elas sejam construídas de forma efetiva. Especialmente quando falamos de algo que precisa fazer parte da cultura de uma empresa, é preciso conhecer boas práticas e estratégias para criar ou potencializar esse ambiente.

Pensando nisso, separamos 7 dicas que vão ajudar o seu negócio a desenvolver confiança no trabalho. Veja a seguir!

1. Trabalhe a autoconfiança

Não tem como uma pessoa confiar em você, se você mesmo não confia, concorda? Por isso, trabalhar a autoconfiança e o autoconhecimento dos colaboradores é um passo importantíssimo nesse processo. Dessa forma, a companhia estimula a convicção de cada talento em seu próprio potencial, fazendo-o demonstrar mais segurança no trabalho e, com isso, criar vínculos confiáveis.

Além disso, a autoconfiança permite que o profissional desenvolva bem a sua função e assuma mais desafios, com foco e motivação.

2. Reforce a confiança na cultura da empresa

Os funcionários só vão entender a importância da confiança no trabalho se ela for praticada pela empresa e fizer parte da cultura organizacional. Por essa razão, crie estratégias e promova dinâmicas em grupos que reforcem esse valor e fomentem as relações de confiança entre os colaboradores.

3. Construa um ambiente colaborativo

Outra dica é desenvolver um ambiente colaborativo, afinal, a união dos funcionários é uma das bases da confiança no trabalho. Sabendo que podem contar uns com os outros, sejam líderes ou liderados, as relações tendem a ser construídas de forma saudável e confiável.

Quando os colaboradores têm a oportunidade de trabalhar em conjunto, compartilhar conhecimentos, experiências e ideias, eles se sentem valorizados e reconhecidos como parte de um time.

Além disso, a colaboração entre a equipe é fundamental para o alcance de melhores resultados — por meio da diversidade de pensamentos que pode levar a novas soluções.

4. Invista na comunicação transparente

A quebra de confiança no trabalho pode estar ligada às falhas na comunicação. Por isso, investir em uma comunicação aberta e transparente é um caminho para criar elos de confiança. Estimule os diálogos honestos e compartilhe com transparência todas as informações para os profissionais interessados.

5. Compartilhe as metas organizacionais

Outro passo importante é manter o quadro de pessoal sempre atualizado sobre as estratégias e metas do negócio, expressando o valor de cada um deles. Isso aumenta o senso de pertencimento, o engajamento dos funcionários e fortalece a conexão da equipe.

6. Aposte na flexibilidade

Com as constantes mudanças no mercado corporativo, apostar na flexibilidade também é crucial para fortalecer relações interpessoais no trabalho. Dessa forma, o colaborador acredita que a companhia confia na sua capacidade e entrega, mesmo diante das adaptações na rotina de trabalho.

7. Crie uma cultura de feedbacks

Por fim, reconheça os pontos fortes de cada talento e apresente os aspectos que podem ser melhorados de forma construtiva. Assim, é possível construir relações mais confiáveis, pois os funcionários se sentem valorizados e acreditam que o grupo pode o ajudar no desenvolvimento profissional.

É válido lembrar, neste ponto, que os feedbacks positivos ou negativos devem ser oferecidos tanto pelos líderes quanto pelos liderados.

Chegamos ao final do artigo e, como vimos, a confiança no trabalho é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Ela fortalece a conexão dos colaboradores com o negócio, lideranças e equipe, o que influencia em grandes resultados.

Quer saber como oferecer bons feedbacks para criar relações de confiança na sua organização? Aproveite a visita e confira também o nosso guia completo do feedback. Lá você confere dicas práticas para uma comunicação sincera e construtiva. Até a próxima!

  • Autora
Autora
Como construir relações de confiança no trabalho?
Ana Pereira
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Tags:
Cultura Organizacional,Gestão de Pessoas

Categorias

Quer saber mais sobre nossos produtos e serviços?


Selpe Seleção de Pessoal LTDA

  • Nossa História
  • Para Candidatos
  • Blog
  • Fale Conosco
  • Área do colaborador
  • Política de Privacidade
  • Relatório de Transparência e Igualdade – 1º Semestre 2024
  • Relatório de Transparência e Igualdade – 2º Semestre 2024
  • Relatório de Transparência e Igualdade – 1º Semestre 2025

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

  • Selpe Especialistas
  • Selpe Executive
  • Selpe Staff
  • Selpe Recruitment Process Outsourcing (RPO)
  • Selpe Trainee e Estágio
  • Recrutamento e seleção em São Paulo
  • Recrutamento e seleção em Recife

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO

  • Selpe Temporários e Terceiros

CONSULTORIA EM RH

  • Selpe Consultoria

TECNOLOGIA EM RH

  • Recrutamento Inteligente
  • AssessFirst

UNIDADES

  • Belo Horizonte - MG Ed. Graal (31) 3503-0100
  • Belo Horizonte - MG Matriz  (31) 2121 0100
  • São Paulo - SP (11) 5555 4804
  • Recife - PE (81) 3035 8350
  • Contagem - MG (31) 2532 6600
  • Conselheiro Lafaiete - MG (31) 3195-6416
  • Comercial (31) 3503-0101*
  • (canal exclusivo para empresas)

 

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Configurações de cookies Política de Privacidade ACEITAR
Política de privacidade e cookies

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes cookies, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessário
Sempre ativado
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
SALVAR E ACEITAR