Treinamento de liderança: o guia completo para uma gestão eficiente

Treinamento de liderança: o guia completo para uma gestão eficiente

Um bom treinamento de liderança é essencial para preparar colaboradores que assumem posições estratégicas em uma empresa.

Ser um líder vai além de habilidades técnicas ou gerenciais, requer capacidade para orientar e inspirar equipes da melhor maneira.

A capacitação para tais cargos oferece o desenvolvimento de hard e soft skills importantes para a função, o que impulsiona a eficácia da gestão e de toda a organização.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue com a gente! Neste artigo, você entenderá:

Qual é o objetivo de um treinamento de liderança?

Por que investir em capacitação para gestores?

Quais os tipos de treinamentos de liderança?

Por que é importante um treinamento para líderes com foco em feedbacks?

Como fazer uma capacitação eficaz para executivos?

Qual é o objetivo do treinamento de liderança?

Os treinamentos de liderança têm um propósito claro: desenvolver as principais habilidades de um líder. Isso inclui comunicação, tomada de decisão e resolução de conflitos.

Ou seja, eles buscam melhorar a eficácia da gestão e impulsionar o desempenho geral da equipe.

Além de fornecer ferramentas práticas para lidar com os desafios do dia a dia, a capacitação ajuda os gestores a criar bons relacionamentos interpessoal e conexão emocional com seus liderados.

O treinamento ainda contribui para fortalecer a cultura organizacional e prepara esses profissionais para um mercado em constante transformação.

Por que investir em um treinamento de liderança?

Investir nos treinamentos de liderança é importante porque líderes bem preparados têm o know-how e as competências necessárias para criar um ambiente de trabalho positivo e motivador.

Eles são capazes de inspirar confiança e cultivar um senso de pertencimento nos liderados.

A capacitação das lideranças também contribui para a retenção de executivos, pois eles se sentem valorizados pelo cuidado com seu crescimento pessoal e profissional e mais preparados para assumir suas responsabilidades.

É válido ressaltar que uma boa gestão influencia a produtividade e a eficiência das equipes. Isso porque os gestores sabem como extrair o melhor de cada pessoa, alinhando seus talentos aos objetivos organizacionais.

Em relação ao próprio desenvolvimento, os líderes se sentem mesmo preparados?

Sabemos que manter a liderança em constante aprendizado é essencial para o bom desempenho de uma empresa.

Porém, uma análise da Gartner revelou que o desenvolvimento dos líderes tem sido um desafio.

Em relação aos executivos de nível médio, por exemplo, 28% afirmam que não recebem o desenvolvimento que precisam. Além disso, na opinião de 24% dos entrevistados, as empresas não preparam os líderes para o futuro do trabalho.

Esses números dizem respeito a um cenário macro de competências e ressalta a necessidade que as próprias lideranças têm em relação aos seus gestores.

Quais são os tipos de treinamentos de liderança?

Existem diversos tipos de treinamentos para líderes. Cada um com abordagens e objetivos específicos para atender às necessidades individuais e organizacionais.

1. Treinamento técnico

O treinamento de liderança técnico é voltado para o aprimoramento de hard skills.

Essencial em setores como Engenharia, Direito e Tecnologia da Informação (TI), ele garante que os executivos tenham as competências necessárias para desempenhar suas funções com eficiência.

Esse tipo de capacitação também permite ao RH identificar lacunas e propor melhorias em relação às novas aptidões e tecnologias exigidas pelo mercado.

2. Treinamento para gestão de pessoas

Este é o treinamento mais importante para as empresas e profissionais que aspiram ser bons líderes.

Ele se concentra no desenvolvimento da capacidade em lidar com as pessoas, abordando temas como gerenciamento de equipes, inteligência emocional, feedback e liderança humanizada.

3. Treinamento para formar equipes autogerenciáveis

Equipes autogerenciáveis têm autonomia e responsabilidade para ditar o próprio ritmo de trabalho, sem precisar do microgerenciamento dos gestores.

Por isso, esse tipo de treinamento foca em habilidades como delegação de tarefas, gestão de tempo e autogestão, ensinando como fazer com que as equipes tenham segurança para tomar decisões com mais autonomia.

4. Treinamento para gestão de metas

Este treinamento capacita os executivos para estabelecerem e gerenciarem os objetivos e metas dos seus times.

Durante a capacitação, são abordadas estratégias para definir metas SMART, comunicá-las de forma eficaz, motivar os membros da equipe e acompanhar o progresso.

5. Mentorias

Líderes excepcionais são aqueles que desempenham o papel de mentor para seus liderados, inspirando cada um deles a ser melhor.

Para isso, é importante criar um programa de mentoria para que os gestores tenham os seus próprios mentores.

Profissionais mais experientes oferecem orientação prática e conselhos individualizados que podem ajudá-los a crescer na carreira e alcançar seu potencial máximo.

Por que é importante um treinamento de liderança com foco em feedbacks?

Além dos treinamentos mencionados, é importante que as lideranças saibam dar e receber feedbacks.

Um feedback positivo ou negativo, proveniente de seus liderados ou pares, pode ser um catalisador para o desenvolvimento de forma contínua.

Além disso, o gestor que demonstra abertura para receber devolutivas sobre seu desempenho mostra humildade e maturidade, estreitando os laços com sua equipe e os outros profissionais da empresa.

Existem algumas práticas que auxiliam na recepção de possíveis críticas e podem transformar a relação das pessoas em cargos de liderança com os feedbacks. Confira quais são elas a seguir!

Saber separar o pessoal do profissional

Ao receber um feedback negativo, um líder pode levar o comentário para o lado pessoal. Essa atitude compromete as relações de trabalho e faz com que ele se feche para diferentes opiniões.

Nesse contexto, é importante compreender que esse tipo de retorno faz parte do processo e a pessoa que deu o feedback está buscando um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficaz.

Ponderar os comentários e absorver apenas o essencial

Os feedbacks, quando negativos, devem ser sempre construtivos e auxiliar no desenvolvimento de forma individual e coletiva.

Sendo assim, quando receber uma crítica, por exemplo, a liderança precisa filtrar o que realmente faz sentido e propor mudanças, sem deixar que suas opiniões influenciem na tomada de decisão.

Como fazer um bom treinamento de liderança?

Um bom treinamento é conduzido para atender às necessidades específicas de cada empresa e dos gestores envolvidos.

Para treinar bons líderes, é preciso guiar os profissionais para que desenvolvam as competências e habilidades necessárias.

Mas quais são os temas que não podem faltar em um treinamento de liderança?

1. Autoconhecimento

O líder precisa conhecer seus pontos fortes e suas fraquezas para lidar com os desafios do dia a dia da Gestão de Pessoas. Por isso, realizar um trabalho contínuo de autoconhecimento é fundamental.

Essa habilidade está relacionada à capacidade de proporcionar uma jornada mais leve e à troca sincera de feedbacks.

Ao compreender as suas características e reconhecer pontos de melhoria, o líder também fortalece sua empatia e compreensão em relação aos membros da equipe.

Além disso, a partir do momento em que um feedback é bem recebido, torna-se mais simples assimilar e buscar as melhores formas de desenvolvimento.

Ferramentas de assessment ou de avaliação de propósitos no trabalho podem ser usadas nessa etapa.

2. Gestão de conflitos

Um líder deve ser capaz de mediar conflitos, buscando soluções que conciliem interesses e sejam justas para todas as partes envolvidas.

Para isso, é necessário desenvolver competências que permitam essa gestão de maneira imparcial e com foco nas pessoas e no negócio.

O treinamento de liderança deve enfatizar o aperfeiçoamento de soft skills estratégicas, como a comunicação não violenta, o trabalho em equipe e resolução de problemas.

Também é interessante trazer trilhas de aprendizado que explorem criatividade e inovação, oferecendo alternativas mais dinâmicas para os desafios do dia a dia de trabalho.

3. Inteligência emocional

Um líder precisa ser capaz de reconhecer seus sentimentos e emoções e lidar com eles de forma equilibrada.

Ao desenvolver a inteligência emocional, o profissional desenvolve também o autoconhecimento, a autogestão, a gestão de relacionamentos e a empatia.

Como já disse Daniel Goleman, “atualmente, não basta ser inteligente, esperto e preparado. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho.

4. Habilidades de comunicação

Um líder precisa saber se comunicar para ensinar, orientar e guiar pessoas. É o tipo de habilidade que contribui para a construção de bons relacionamentos entre gestor e equipe, gerando processos mais integrados e eficientes.

Ter uma boa comunicação oral e escrita também contribui para o bem-estar dos profissionais, para a transmissão de informações de forma clara e objetiva e para a troca de feedbacks.

5. Escuta ativa

A escuta ativa envolve um exercício constante de disciplina, paciência e humildade.

Essa habilidade deve ser trabalhada por meio de atividades práticas que promovam a atenção plena durante o diálogo.

Ao dominar essa competência, o líder pode coletar mais informações do ambiente, o que lhe permite uma visão mais completa e integrada das situações.

Isso, por sua vez, possibilita tomar decisões mais maduras e contribuir de forma significativa para o dia a dia da corporação.

6.Relações interpessoais

Uma liderança forte deve ser capaz de estabelecer relacionamentos saudáveis com seus liderados, pares e stakeholders. Isso é importante para que ela seja uma facilitadora de processos.

Ao prezar por boas relações, o gestor pode contar com apoio em momentos de desafio e realizar trocas positivas, valorizando os talentos da equipe.

Por exemplo, em uma situação que requer expertise específica além de suas próprias habilidades, o líder pode precisar de ajuda e, em outra, retribuir o favor.

Com isso, é possível progredir cada vez mais e formar uma rede de contatos sólida e de confiança, contribuindo para que o time alcance os objetivos e metas previstos.

7. Resiliência

Gestores precisam suportar cobranças, desavenças, pressão e estresse diariamente. É por isso que a resiliência deve ser trabalhada entre os temas de um treinamento de liderança.

Essa é a habilidade de enfrentar adversidades, retomando o estado de equilíbrio inicial.

Além disso, essa competência auxilia na aceitação de críticas, permitindo ao profissional superar mais facilmente o impacto de um feedback negativo e encará-lo como ferramenta de desenvolvimento.

8. Flexibilidade

A flexibilidade é importante para que líderes saibam se adaptar às possíveis mudanças no ambiente de trabalho. Ela permite que os gestores procedam de forma ágil e eficaz diante de novos desafios e oportunidades.

O treinamento de liderança deve enfatizar a importância dessa habilidade tanto no pensamento quanto nas ações.

Isso inclui saber ajustar planos e estratégias conforme o necessário, bem como a disposição para considerar novas ideias e perspectivas.

Além de abordar esses temas, contar com o apoio de uma empresa especializada pode potencializar os resultados da capacitação.

A Selpe Advisory, por exemplo, é uma consultoria de gestão com experiência reconhecida no desenvolvimento de líderes e equipes.

Nossa solução oferece treinamentos de liderança robustos e alinhados com os objetivos estratégicos das organizações e as necessidades específicas dos seus gestores, a fim de garantir alta performance.

Se você gostou do conteúdo e quer potencializar os executivos da sua empresa, não deixe de conhecer a Selpe Advisory. Acesse o site e fale com um dos nossos especialistas. Até a próxima!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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