Qual o papel da Política de Privacidade nas empresas?

Qual o papel da Política de Privacidade nas empresas?

Com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), empresas de todos os setores precisaram adequar suas formas de comunicação e armazenamento de dados.

Ao falarmos sobre proteção de dados pessoais e meios de comunicações digitais, por exemplo, acabamos por citar entre as políticas a que trata especificamente sobre privacidade.

Mas, afinal, para que serve e qual a importância da política de privacidade nas empresas? É sobre isso que vamos falar neste post. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Como surgiu a política de privacidade?

Privacidade passou a ser um direito no século XIX, sendo definido pela primeira vez no artigo “The Right to Privacy”, de 1890, como o “direito ao isolamento, o direito a estar só e a se destacar da sociedade”. Mas será que essa é privacidade que queremos hoje em dia e pela qual devemos lutar?

Com o passar do tempo, o conceito passou por mudanças e ganhou forças no século XX, passando a fazer parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A partir daí, se desenvolveu tanto em jurisprudência quanto que em lei, integrando como lei vários estados e nações ao redor do mundo.

No Brasil, a constituição federal no ART. 5º, trata a inviolabilidade da intimidade, a vida privada e a honra do cidadão. Embora não faça menção à privacidade, podemos dizer que o termo seria a unificação entre os termos “vida privada” e “intimidade”, contudo privacidade abraça outros conceitos e intensifica esses dois direitos.

O que é política de privacidade nas empresas?

A política de privacidade é um termo muito importante para as empresas e para os titulares dos dados pessoais. Sua função é esclarecer para o usuário como esses dados serão utilizados e para qual finalidade. Ao ser transparente, o usuário ganha autonomia para permitir ou negar o acesso aos dados necessários a um site.

Além disso, é de suma importância deixar claro para quem está acessando o ambiente virtual, se essas informações serão repassadas para terceiros. Se possível, deve-se dizer quem são esses terceiros para que o usuário tenha escolha se quer liberar seus dados para isso. Afinal, os nossos dados valem muito!

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais, acesse nosso outro conteúdo e entenda melhor a relação entre RH e Lei Geral de Proteção de Dados!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
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