Como a liderança pode auxiliar na criação de uma cultura participativa nas empresas?

Como a liderança pode auxiliar na criação de uma cultura participativa nas empresas?

As empresas da atualidade têm lidado com desafios como a velocidade das inovações tecnológicas, processamento de um número, cada vez maior, de informações e atualizações em todos os setores. Com tantas mudanças e desafios, pode ser difícil manter e disseminar o gerenciamento da cultura organizacional nas empresas – especialmente quando pensamos em uma cultura participativa.

Por isso é fundamental investir na capacitação dos colaboradores e, em especial, das lideranças para implementar essa estratégia organizacional. Continue a leitura e saiba como!

Qual o papel da liderança na disseminação e construção da cultura?

Os líderes têm importância estratégica e fundamental para qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Afinal, é a liderança que tem o papel de delegar as atribuições, desenvolver as habilidades do time, zelar pelo engajamento, confiança e segurança entre as pessoas.

Além disso, compartilhar entre os membros da equipe as visões, valores e missões do negócio fazem parte das atribuições que uma boa liderança deve apresentar.

Esses conceitos também integram a cultura organizacional. Nesse cenário, cada empresa deve se empenhar em construir, implementar e reavaliar a sua própria concepção de cultura.

Cultura e clima organizacional

A cultura organizacional impacta diretamente no clima da empresa, uma vez que é nela que os colaboradores vão alinhar seus comportamentos e expectativas — bem como identificar se os valores e objetivos da empresa estão de acordo com aquilo que desejam para a própria trajetória profissional.

Em consequência disso, cresce o sentimento de pertencimento, segurança e bem-estar dos colaboradores. No médio e longo prazo, tudo isso impacta no comprometimento dos funcionários na busca dos objetivos compartilhados com o negócio.

Para as empresas, uma cultura forte e bem disseminada entre os colaboradores permite que seus diferenciais sejam mais evidentes. Isso fortalece a força de marca empregadora gerando valor e interesse competitivo no mercado.

Mas, o que é a cultura participativa?

A construção partilhada de conhecimentos e experiências de mundo, a liberdade de expressar suas opiniões e ideias com segurança é o que define a cultura participativa.

Com a colaboração de todo o capital humano, independentemente do cargo que ocupa é possível consolidar uma cultura participativa e mais inclusiva nas empresas.

Adotar a cultura participativa é tirar o poder de decisão hierárquico e totalitário e propiciar que as pessoas que vivenciam o cotidiano do trabalho na empresa tenham voz e poder de participação nas decisões.

Como a liderança pode atuar na cultura participativa?

Certamente, todos os líderes de equipes gostariam que seus times fossem compostos por membros engajados, inovadores e com iniciativas próprias.

Porém, para construir um time dos sonhos é necessário muito esforço e empenho. E, nesse processo, existem diferentes estilos de liderança, que guiam suas equipes de acordo com diretrizes específicas.

Além disso, também é preciso que a liderança e a própria equipe tenham uma postura mais flexível para as mudanças e processo de reaprendizagem — até mesmo para se adaptarem no mercado moderno de trabalho.

Para isso, estabelecer uma comunicação aberta, de mão dupla com os colaboradores é o primeiro passo no estabelecimento de uma cultura participativa.

Afinal, o funcionário precisa ter abertura e segurança para o diálogo. Só assim a pessoa conseguirá expressar suas opiniões, ideias e participar ativamente da cultura da empresa.

Incentivo ao desenvolvimento

Por meio da manifestação dos colaboradores será possível para o líder entender a fundo as dores e alinhar entre a empresa e funcionários o que se espera da relação.

Esse é um papel fundamental de uma boa liderança que acredita na colaboração para atingir os objetivos pessoais, de time e as metas organizacionais.

Incentivar o desenvolvimento profissional também é necessário para uma liderança que deseja uma cultura participativa. Pois é por meio da melhoria das habilidades dos colaboradores que o crescimento pessoal e profissional pode acontecer.

Imagine que um membro da sua equipe apresenta sempre boas soluções para você, mas quando precisa comunicar a ideia para os demais, não consegue explicar de forma clara, pois é tímido e “trava” ao falar em público.

O líder, nessa situação, pode incentivar o colaborador a iniciar cursos, assistir palestras e outros apoios para desenvolver a habilidade da comunicação. Certamente, isso fará diferença tanto para a jornada profissional da pessoa, quanto para a equipe que poderá contar com as suas contribuições.

Líder como inspiração e referência

Inspirar e encorajar os membros do time, certamente é uma atribuição que as empresas e os colaboradores esperam de um bom líder.

Naturalmente, a liderança consegue influenciar positivamente por meio da sua própria prática profissional. Ou seja, na realização das tarefas do dia a dia, na busca por soluções e no próprio comprometimento com a equipe e com as metas da empresa.

Encorajar o próprio time a se aprimorar para alcançar objetivos cada vez mais desafiadores é a postura de líderes engajados e motivados. Além de reconhecer e valorizar e empenho e as conquistas alcançadas por cada profissional liderado.

Empatia e escuta ativa

A liderança deve exercer empatia no ambiente empresarial. A capacidade de se colocar no lugar dos outros, compreendendo o seu momento de vida e o ponto de vista do outro é uma competência fundamental. A empatia permite a criação de conexões entre os trabalhadores tornando o ambiente mais saudável.

Dessa forma, as equipes podem perceber que são importantes e levados a sério pela empresa. Isso faz com que o time se sinta valorizado e pertencente em um ambiente com um bom clima para se trabalhar.

Preparo das futuras lideranças

Preparar novas lideranças também é fundamental quando uma empresa deseja implementar a cultura participativa. Capacitar profissionais com potencial para atuarem como futuros líderes é uma forma de estimular a participação e o engajamento.

Afinal, quando o colaborador percebe que tem chances de se desenvolver e crescer dentro da organização ele se sente estimulado a investir em sua própria jornada.

Para isso, a liderança deve ter o olhar atento aos possíveis perfis dentro do time que apresentem as características necessárias para se tornar líderes. Além de incentivar que os colaboradores busquem o autoconhecimento para saber quais habilidades deve melhorar e, até mesmo, se é o que desejam para a sua carreira.

Como vimos, a cultura participativa tem alto poder de contribuir ativamente no engajamento, na produtividade e no bem-estar no trabalho.

Por meio da cooperação de ideias e soluções de todos que partilham dos objetivos, missões e valores da empresa é possível experimentar no dia a dia a diversidade e pluralidade com o senso de pertencimento no ambiente de trabalho.

E você o que acha do tema? Se quiser receber outros conteúdos como este por e-mail, assine nossa newsletter. Espero que tenha gostado do conteúdo e até mais!

Autor
Como a liderança pode auxiliar na criação de uma cultura participativa nas empresas?
Assistente de Marketing
Gustavo é formado em Publicidade e Propaganda, ama se aprofundar em cultura e arte. Gosta de assistir filmes e séries e está sempre com um livro por perto, além de buscar entender como funciona o mundo e seus segredos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support