Mão de Obra Temporária: saiba como escolher bons fornecedores


Todo o processo de escolha de um bom parceiro comercial exige os cuidados tradicionais de verificação de qualidade, confiança, bom custo-benefício e boas referências, certo? Quando falamos na contratação de um fornecedor de mão de obra temporária, essa atenção deve ser redobrada.
Afinal, trata-se de uma modalidade de intermediação de mão de obra e, na prática, isso significa que uma escolha errada pode trazer prejuízos sérios para a organização. Isso porque, a empresa tomadora de serviços é subsidiária de todas as obrigações e recolhimentos trabalhistas, consolidando uma relação comercial de longa duração e com prescrições de risco demoradas.
Além disso, não são raras as notícias de fornecedores de profissionais para trabalho temporário que oferecem condições abaixo de mercado e que, após adquirirem o contrato, cometem falhas de gestão. Para ajudar você a fazer a melhor escolha, trouxemos algumas dicas. Continue a leitura e acompanhe!
Como contratar trabalhadores temporários?
Para contratar profissionais temporários para a sua empresa, é importante contar com o apoio de uma agência devidamente certificada para intermediar a relação. Além disso, é fundamental que sua organização atenda aos requisitos necessários, considerando os motivos justificadores.
Em linhas gerais, esse tipo de mão de obra pode ser utilizada para atender a uma demanda complementar de serviços ou para substituir provisoriamente um colaborador permanente. Além disso, tem direito à remuneração equivalente à de pessoal efetivo.
Continue a leitura e confira 5 dicas para contratar um bom fornecedor de mão de obra temporária!
Quais os cuidados para contratar um fornecedor de mão de obra temporária?
Alguns cuidados podem ajudar você a encontrar o parceiro ideal para contratação de temporários. Veja, a seguir, algumas boas práticas!
- Verifique sua regularidade junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, por meio de seu registro ativo de Empresa de Trabalho Temporário (ETT).
- Solicite informações econômico financeiras de seu fornecedor e verifique sua condição de solvência e saúde financeira.
- Acompanhe seus certificados de regularidade de tributos federais, estaduais e municipais e junto à Justiça do Trabalho.
- Exija a comprovação dos pagamentos mensais de salários e encargos.
- Verifique as referências de mercado deste fornecedor.
Chegamos ao final deste texto e agora você já sabe como encontrar um bom fornecedor para a sua empresa. Se quiser saber mais sobre o assunto, aproveite para conferir nosso conteúdo sobre contratação de temporários. Boa leitura!