Employee Listening: como engajar sua equipe e impulsionar o sucesso corporativo?


Uma grande empresa é formada, principalmente, pelas pessoas que trabalham nela. Afinal, é a partir dessas pessoas que os resultados são entregues e a cultura organizacional toma vida, dia após dia.
É por isso que o employee listening ou, em português, a escuta ativa dos colaboradores, se torna tão importante na área de Gente e Gestão.
Trata-se de um conceito poderoso que vai muito além de simplesmente ouvir os funcionários – envolve compreender, valorizar e agir com base no feedback e nas opiniões da equipe.
Neste artigo, explicaremos melhor o que é o employee listening, porque é tão importante e estratégias eficazes para implementar essa prática.
O que é Employee Listening e como influencia o engajamento?
O employee listening é o processo contínuo de coletar, analisar e responder às opiniões, sugestões e preocupações dos colaboradores dentro de uma organização.
Nesse cenário, o papel do líder é essencial. Afinal, a liderança direta de um funcionário é a principal fonte de escuta de suas expectativas e necessidades no trabalho.
A partir do momento em que a prática de employee listening é adotada como parte da cultura, há ganhos em diferentes aspectos.
No que diz respeito ao engajamento, não há segredos. Funcionários que se sentem ouvidos e valorizados têm maior probabilidade de se engajar mais em suas atividades, com o propósito da empresa e com os objetivos e metas organizacionais.
Além disso, outros dois aspectos importantes são observados:
- aumento na retenção de talentos: a escuta ativa ajuda a identificar problemas ou insatisfações dos colaboradores antes que eles se tornem motivos de desligamento;
- melhoria contínua: o feedback dos funcionários é uma fonte valiosa de insights para aprimorar processos, políticas e cultura corporativa.
Quais as melhores estratégias para implementar o Employee Listening?
A premissa do employee listening é, de fato, ouvir. Por outro lado, é preciso saber o que fazer além de receber feedbacks e praticar o diálogo. A seguir, confira as melhores práticas recomendadas pela área de Gestão de Pessoas da Selpe.
1. Crie canais de comunicação abertos
Estabeleça um ambiente onde os funcionários se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões. Isso pode incluir reuniões de 1:1, pesquisas de clima organizacional ou recursos online para feedback anônimo.
2. Aja com empatia
Se você, como líder, receber um feedback negativo, evite reagir de forma defensiva. Em vez disso, demonstre empatia e agradeça pela contribuição. Mostre que as preocupações do colaborador são levadas a sério, e que você pensará, por exemplo, em novas formas para solucionar a questão.
3. Comunique mudanças e resultados
Após coletar feedbacks, é fundamental comunicar como as preocupações estão sendo abordadas e quais ações estão sendo tomadas. Isso demonstra que a empresa valoriza as opiniões dos funcionários.
Esse “repasse” pode ser feito em reuniões de time, de forma individual, na comunicação interna da empresa ou por outros canais.
4. Treine líderes para escutarem de forma ativa
As lideranças de uma empresa desempenham um papel fundamental na implementação do employee listening. É por isso que elas devem ser treinadas para ouvir ativamente, fazer perguntas abertas e demonstrar interesse genuíno nas preocupações dos colaboradores.
5. Incentive a cultura de feedback
Encoraje a cultura de dar e receber feedback constantemente. Isso pode incluir elogios, sugestões de melhoria e reconhecimento.
Essa troca não precisa acontecer de forma exclusiva em reuniões. Até mesmo no dia a dia corporativo é possível ter esses retornos.
6. Fomente um ambiente seguro para a escuta
No processo de employee listening, a segurança psicológica é essencial. Por isso, certifique-se de que os colaboradores se sintam seguros ao expressar suas opiniões, mesmo que sejam discordantes.
Nesse cenário, promova relações de confiança entre líderes e liderados, onde o feedback seja tratado com confidencialidade e respeito, encorajando uma cultura de transparência, colaboração e aprendizado mútuo.
Tenha em mente que o employee listening é uma estratégia poderosa para melhorar o engajamento, reter talentos e impulsionar o sucesso organizacional.
Ao criar canais de comunicação abertos, demonstrar empatia e agir com base no feedback recebido, as empresas podem criar um ambiente com mais foco nas pessoas. Tenha certeza de que a consequência disso serão ganhos para todos.
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