Como desenvolver as competências de um líder na prática?
Será que as competências de um líder de 5 anos atrás são as mesmas que as empresas ainda precisam hoje?
Nos últimos anos, o mundo vivenciou mudanças significativas em relação ao mercado e ao comportamento das pessoas e dos modelos de negócio. A partir dessas transformações, as organizações se depararam com novas necessidades — inclusive na liderança.
Ou seja, mais do que entender de negócios e de como gerir processos, hoje, a liderança precisa entender de pessoas, de relações, de inovação, de sustentabilidade corporativa, entre tantos outros aspectos que vão além de hard skills.
Para saber mais sobre as reais competências necessárias às lideranças e como desenvolvê-las de forma sistêmica, continue a leitura!
É possível desenvolver as competências de um líder?
Liderar significa conduzir os liderados aos melhores resultados a partir do desenvolvimento de habilidades, gerenciamento de processos e pessoas.
Essa gestão não é um processo linear, cada pessoa pode ter um estilo de liderança diferente. Além disso, as mudanças sociais e de mercado em geral têm forte influência nesse contexto.
O cenário global da pandemia da Covid-19, por exemplo, foi um acontecimento que mudou drasticamente a gestão das empresas, especialmente pela necessidade do trabalho 100% remoto em muitas companhias.
A pesquisa CEO Forum, realizada pela Amcham entre maio e junho de 2022 com 220 participantes, mostrou que a pandemia afetou a maneira de liderar ou fez repensar o estilo de liderança de 71% dos respondentes.
Contudo, por mais desafiador que seja a responsabilidade de liderar, as competências de um líder podem ser desenvolvidas no médio e longo prazo. Para isso, é preciso estratégia e planejamento.
Como desenvolver as competências da liderança de forma prática?
O mais recomendado para trabalhar o desenvolvimento de líderes é por meio de projetos específicos, como os Programas de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). Uma vez que, eles contemplam trilhas de aprendizagem com foco nas principais competências e necessidades de cada empresa.
Com esses caminhos, é possível trabalhar questões relacionadas à inteligência emocional, feedbacks, learning agility e outros tópicos. E, assim, potencializar ao máximo o alinhamento de propósitos, valores e resultados.
Além disso, para que essas trilhas sejam construídas de forma mais estratégica, ter o apoio de consultorias em RH e Gente e Gestão é um grande diferencial. Afinal, é a partir daí que se torna possível desenhar modelos imersivos de aprendizado e desenvolvimento compatíveis às necessidades de negócio.
Quais são as competências de um líder estratégico para as empresas?
A liderança é pautada em dois pilares: pessoas e negócio. Se um líder não entende de pessoas, ele dificilmente entenderá de negócios. Por isso, as competências de um líder realmente estratégico devem ser focadas na gestão e desenvolvimento contínuo dos colaboradores.
Nesse cenário, algumas competências são primordiais:
- empatia e escuta ativa;
- inteligência emocional;
- ambidestria organizacional;
- criar conexões entre as pessoas;
- saber tomar decisões a partir de dados;
- foco nos indivíduos e nos resultados;
- adotar um modelo de gestão humanizada;
- ter pensamento crítico;
- saber criar uma relação de diálogo e confiança com seus liderados;
- saber dar e receber feedbacks positivos ou construtivos.
Como você pode ver, todas essas competências dizem respeito às habilidades humanas. Apesar de parecem simples, nem todo líder sabe como colocar essas competências em prática no dia a dia corporativo. Um exemplo disso é quando precisa lidar com situações desafiadoras ou conversas difíceis.
Por outro lado, a partir do momento em que uma empresa entende a importância dessas competências e preza pelo treinamento e desenvolvimento de cada uma delas, o cenário muda.
Com isso, torna-se possível construir um ambiente de trabalho com mais significado, líderes mais bem preparados e, consequentemente, equipes de trabalho com melhor performance.
A área de consultoria e desenvolvimento da Selpe atua fortemente na construção de programas e treinamentos específicos para líderes. Um dos nossos projetos mais conhecidos foi com o Inter, empresa de soluções financeiras de Belo Horizonte (MG).
Para entender como foi o trabalho para o desenvolvimento de competências de líderes da empresa e os resultados alcançados, confira o case completo!