Como contratar trabalhadores temporários?

Como contratar trabalhadores temporários?

O trabalho temporário é a modalidade de contratação ideal para empresas que buscam mão de obra para desempenhar atividades específicas e pontuais. Além disso, também pode ser uma boa alternativa para organizações que passam por um momento atípico em seu quadro de funcionários.

É importante ressaltar, porém, que nem toda demanda pode ser atendida por este formato. Por isso, é fundamental entender como contratar trabalhadores temporários com total segurança jurídica.

Neste post, esclarecemos o conceito de trabalho temporário, assim como os de Agência de Trabalho Temporário e de empresa utilizadora de serviços. Continue a leitura e confira as principais condições para trabalho temporário e como o Grupo Selpe pode ajudar a sua empresa nesse processo!

O que é trabalho temporário?

Todo trabalho que tem por objetivo a substituição transitória de funcionário permanente ou o atendimento a uma demanda complementar de serviços pode ser chamado de temporário. Além disso, precisa ser prestado por pessoa física contratada por uma agência especializada e regulamentada pelo Ministério do Trabalho, conforme previsto pelas Lei 6019/74 e 13.429/17.

Além do conceito, que muitas vezes é confundido com terceirização, os termos e terminologias corretos da área também precisam estar claros para esse tipo de contratação. Os dois principais são: Agência de Trabalho Temporário e empresa utilizadora de serviços.

Qual a diferença entre Agência de Trabalho Temporário e a empresa utilizadora de serviços?

A agência de Trabalho Temporário é responsável por fornecer mão de obra de acordo com as necessidades de cada cliente. Para isso, pode realizar todo o processo de recrutamento e seleção, além da contratação dos profissionais.

Já a empresa utilizadora de serviços é aquela que solicita pessoal específico para compor o quadro de funcionários por um determinado período de tempo. Ou seja, ela não tem vínculo direto com o trabalhador temporário e, por isso, precisa do intermédio de uma agência regulamentada pelo Ministério do Trabalho.

Quais as principais condições para contratar trabalhadores temporários?

Para assegurar o cumprimento do contrato de temporários e o respeito aos direitos trabalhistas, o Decreto do Trabalho 10.060/2019 estabelece algumas determinações, dentre elas:

  • prazo normal do contrato: 180 dias, consecutivos ou não;
  • prazo de prorrogação: mais 90 dias, consecutivos ou não;
  • contratação de um mesmo temporário após a prorrogação, somente se passado um intervalo de 90 dias;
  • jornada de trabalho de no máximo 8h, podendo estender em casos específicos da tomadora de serviços em regime de horas extras.

É importante lembrar que a empresa utilizadora dos serviços pode contratar mão de obra temporária apenas em situações específicas. Além disso, todas as informações sobre a função desempenhada e o tempo de serviço devem constar no contrato.

Como contratar esses trabalhadores?

A maneira correta para contratar trabalhadores temporários é por meio de uma Agência de Trabalho Temporário regulamentada para executar desde o processo seletivo, a atração e também a administração dos candidatos e trabalhadores mais adequados às necessidades da empresa.

O Grupo Selpe conta com um time de profissionais especializados nessa área, capazes de oferecer todo o suporte que uma empresa precisa para contratar mão de obra temporária qualificada, de modo eficiente e seguro.

Se você precisa de apoio para recrutar e contratar temporários, entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços!

Autor
Como contratar trabalhadores temporários?
Sócio-diretor
Além de Sócio-diretor, Glaucus Botinha é pai de duas crianças, Diretor Regional da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), atleta amador, karateca há mais de 30 anos e viticultor. Apaixonado por vinho e pela prática esportiva, coleciona diversos hobbies e interesses.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support