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12 nov

Case Le BHV Marais: redução de turnover em mais de 40% e aumento nas vendas em 11%

12 de novembro de 2021
por Redação Selpe
em Institucional
Case Le BHV Marais: redução de turnover em mais de 40% e aumento nas vendas em 11%

Reduzir os índices de turnover e melhorar as entregas são duas grandes prioridades das empresas. Isso porque são indicadores que revelam muito sobre a efetividade de ações de cultura e clima organizacional, bem como sobre o alinhamento de times e objetivos.

Por isso, para realizar as melhores escolhas em uma empresa, é fundamental acompanhar o desempenho das equipes, bem como as inovações e tecnologias que surgem no mercado. E tudo isso se inicia nos processos de Recrutamento e Seleção!

Pensando nisso, uma das soluções mais eficientes disponíveis hoje é a AssessFirst. A plataforma de recrutamento preditivo e análise de potencial está em operação desde 2002 em mais de 30 países, e hoje é líder mundial no seguimento.

No Brasil, a Selpe é representante oficial da ferramenta. Neste case de sucesso, você verá como a AssessFirst potencializou o sucesso dos processos seletivos e de desenvolvimento da Le BHV Marais. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça a Le BHV Marais

A Le BHV Marais é uma das maiores lojas de departamento de Paris, na França. Fundada em 1956, na região de Marais, a empresa surgiu para ser um dos pontos de venda mais versáteis dos parisienses.

A Le BHV tem como diferencial competitivo a exigência no padrão de qualidade dos seus serviços e a excelência na satisfação dos seus clientes. Além disso, dispõe de produtos de mais de duas mil marcas, visando atender às necessidades de seus clientes.

A experiência inicial que os visitantes têm na loja é muito importante para o sucesso do negócio — sendo fator decisivo nas decisões de compra. Mas, mais do que isso, é fundamental para o retorno do cliente após essa primeira visita.

Nesse cenário, a performance dos vendedores sempre teve impacto direto nos resultados. E este foi um dos desafios encontrados. Afinal, para que os visitantes tenham uma experiência realmente positiva no estabelecimento, um bom atendimento é essencial.

Entenda quais eram os desafios da empresa

Como a equipe de vendedores sempre foi peça-chave para o sucesso das vendas na Le BHV Marais, o foco das ações deveria estar no recrutamento, seleção e desenvolvimento desses profissionais.

Por isso, o uso da AssessFirst foi uma resposta eficiente e inovadora para solucionar os principais desafios da empresa nesse processo. Confira quais foram as dificuldades encontradas:

Desafio 1: recrutar os melhores vendedores

Ao estudar os resultados da entrevista anual dos profissionais envolvidos no atendimento ao cliente, a BHV Marais encontrou diferenças significativas no nível de soft skills do time de vendas.

Por este motivo, a empresa precisou revisar seus processos de recrutamento. O objetivo foi selecionar vendedores realmente alinhados com a mentalidade e demandas da marca, além de priorizar um bom fit cultural com a organização.

Para que isso se tornasse possível, o RH da empresa buscou a solução AssessFirst para transformar seus processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento. Assim, seria mais viável garantir a excelência no atendimento e o bom relacionamento entre equipes.

Assim, por meio de dados gerados nos relatórios da AssessFirst, foi possível conhecer o perfil dos candidatos, seu potencial de performance, o que realmente os motiva e a maneira como se comportam.

Desafio 2: otimizar os processos internos

Ao analisar os procedimentos necessários para realizar suas rotinas, o segundo pedido da Le BHV Marais envolvia a otimização dos processos internos.

Para isso, a demanda era a de que não houvesse muita complexidade nos processos de recrutamento. Além disso, desejavam um processo ágil e dinâmico, que mantivesse ou encurtasse o padrão já utilizado.

Neste contexto, a AssessFirst também se mostrou como um parceiro estratégico. Afinal, a ferramenta conta com a mais moderna solução de análise de dados para recrutar, desenvolver e engajar talentos e colaboradores.

Saiba qual foi a solução proposta junto a AssessFirst

Após um estudo aprofundado das diferentes ferramentas oferecidas no mercado, a Le BHV Marais confiou seus processos a equipe da AssessFirst.

Isso porque a ferramenta permite prever a capacidade e o potencial de uma pessoa para ter sucesso em um cargo. Para isso, utiliza inteligência artificial, criando modelos preditivos (algoritmos) próprios e personalizados para a realidade de uma empresa.

Além da compatibilidade geral, a AssessFirst produz relatórios completos com as análises individuais de cada profissional. Nessas avaliações, mostra os pontos de compatibilidade ou atenção em relação às características de personalidade, motivações e raciocínio.

O projeto com a Le BHV Marais

Para permitir que a Le BHV Marais aproveitasse 100% das vantagens de todo o poder do recrutamento preditivo, a equipe da AssessFirst criou um modelo personalizado para suprir os desafios da marca.

Para isso, foi realizado um estudo de um mês com a equipe de atendimento ao cliente da empresa. O objetivo foi entender o que distinguia os vendedores de melhor desempenho daqueles que tinham um nível de performance melhor.

A pesquisa foi realizada com base nas seguintes etapas:

  • coleta de informações relevantes;
  • avaliação da equipe com a ferramenta;
  • identificação dos fatores exatos que diferenciavam os melhores vendedores;
  • implementação desses dados na forma de um modelo preditivo com base nos relatórios da AssessFirst;
  • uso desses dados para criação de novos perfis para o recrutamento de profissionais mais alinhados do ponto de vista do negócio.

Confira os resultados conquistados depois de 12 meses

Após 12 meses usando a solução, foi possível observar os primeiros resultados para a Le BHV Marais. Ao avaliar todo o processo de análise e desenvolvimento, junto às novas contratações realizadas no período, obtivemos os seguintes resultados:

  • colaboradores mais alinhados às demandas da marca;
  • aumento nas vendas em 11% (um ganho líquido de 623K € em 12 meses);
  • redução do tempo de recrutamento em 33%;
  • agilidade no processo de recrutamento e seleção (50% menos entrevistas e 25% mais recrutamento);
  • redução da rotatividade de pessoal.

Esses dados significam que a empresa conquistou:

  • aumento nas vendas em 11%;
  • redução dos custos de recrutamento em 20%;
  • diminuição no tempo de recrutamento em 30%;
  • redução do turnover em 50%.

Tudo isso mostra que, para ter profissionais de alto desempenho e motivados, é realmente necessário entender a compatibilidade das pessoas com a empresa, cultura organizacional e lideranças.

Com uma ferramenta como a AssessFirst, é possível prever a combinação desses fatores para entender pontos negativos e positivos de cada candidato, potencializando o sucesso da sua equipe. Para saber mais sobre a ferramenta, acesse o site!

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Autor
Case Le BHV Marais: redução de turnover em mais de 40% e aumento nas vendas em 11%
Redação Selpe
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Tags:
AssessFirst,Recrutamento Preditivo,RH Estratégico

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