Case de sucesso: Programa de Estágio Gerdau

Case de sucesso: Programa de Estágio Gerdau

Planejar o futuro e investir em inovação é uma das grandes prioridades das empresas. Afinal, as ações de hoje influenciam nos resultados do negócio no médio e longo prazo. Por isso, todos os processos devem ser elaborados de forma estratégica e visando a formação de equipes mais qualificadas e alinhadas a um propósito.

Pensando em ajudar a construir o futuro da empresa e promover o desenvolvimento de jovens talentos, a Gerdau buscou o apoio da Selpe para realizar seu Programa de Estágio 2021.

Com o uso de assessments especializados, metodologias inovadoras e um marketing de atração personalizado, recrutamos 2.218 jovens talentos na região de Belo Horizonte, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Mariana e redondezas. Quer entender melhor sobre como a Selpe conduziu o Programa de Estágio Gerdau 2021? Continue a leitura!

Conheça a Gerdau

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras do mundo, com forte presença nas Américas. Além disso, no Brasil, atua também na produção de aços planos e trabalhos com minério de ferro.

Tudo isso garante uma vantagem competitiva ainda maior para a organização, que está presente em quase dez países na produção de diferentes tipos de aço.

Em 2021, a empresa resolveu ampliar o seu quadro de funcionários e contratar estagiários por meio de um programa robusto e bem planejado.

Assim, além de contribuir para a trajetória profissional desses jovens, a empresa investe no próprio futuro e cria apostas para os próximos anos. E é neste momento em que surge a parceria com a Selpe! Nossa equipe foi responsável pela atração e seleção dos talentos contratados.

Marketing de atração personalizado

Para conquistar os melhores candidatos, foi preciso investir em um marketing de atração personalizado e que gerasse bons resultados no ambiente online — em que aconteceu todo o processo seletivo.

Pensando nisso, a equipe de especialistas da Selpe teve como prioridade nos momentos iniciais do recrutamento trabalhar a força de marca da Gerdau. Dessa forma, foi possível atingir novos públicos nas mídias sociais e ter mais diversidade dentre as pessoas inscritas.

Assessments e recrutamento preditivo

Buscando recrutar os melhores talentos e que tivessem um perfil pessoal e profissional compatíveis com a cultura e expectativas da empresa, foram utilizadas soluções de assessment. Por meio delas, foi possível avaliar o desempenho dos candidatos com maior grau de assertividade.

No Programa de Estágio Gerdau 2021, a plataforma AssessFirst foi utilizada como assessment e ferramenta para recrutamento preditivo. Dessa forma, nossa equipe pôde conhecer a fundo o potencial de performance de cada talento.

Gamificação e metodologias inovadoras

Além do uso de ferramentas estratégicas, para conhecer e recrutar os melhores talentos, foram utilizadas outras metodologias. Dentre elas, a gamificação, a aplicação de business case com consultoria (skill lab) e um challenger lab às cegas com gestores.

Recrutamento às cegas e foco na diversidade

Outro ponto interessante dessa parceria foi o foco na diversidade de perfis contratados. Para isso, além das demais estratégias utilizadas, a empresa optou pelo recrutamento às cegas. Assim, houve menos enviesamento na seleção.

Tudo isso contribuiu para que a Gerdau formasse uma equipe de estagiários de alta performance, com foco no desenvolvimento e na busca por soluções inovadoras.

Para saber mais sobre os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de jovens profissionais realizados pela Selpe, entre em contato conosco!

Autora
Case de sucesso: Programa de Estágio Gerdau
Autora convidada
Bárbara Machado é formada em Jornalismo, apaixonada pela escrita e por adquirir novos conhecimentos. Gosta de estar com a família e amigos, viajar e praticar atividades ao ar livre.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support