Case G.Start Gerdau: atração e seleção de estagiários

Fortalecer o desenvolvimento de novos talentos e impulsionar a diversidade são pilares do futuro que queremos construir.
É com esse olhar que a Gerdau vem fortalecendo seu Programa de Estágio Universitário G.Start ao longo dos anos — e a Selpe tem o privilégio de acompanhar e conduzir de perto essa jornada.
Desde 2021, atuamos como consultoria na atração e seleção de estagiários para a Gerdau, com entregas mais personalizadas, inovadoras e alinhadas à cultura organizacional.
O que é o Programa G.Start da Gerdau?
Criado em 2018, o G.Start é uma iniciativa consolidada na Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço.
Mais do que uma porta de entrada para estudantes de diversas regiões do Brasil, trata-se de um programa estruturado de desenvolvimento. Ele combina capacitações formais, vivências práticas e trocas de experiências que complementam a formação acadêmica.
Seu propósito é formar profissionais estratégicos e alinhados à cultura Gerdau, capazes de propor soluções simples, ágeis e colaborativas para a construção de um futuro mais sustentável, inovador e diverso.
A parceria com a Selpe Trainee e Estágio, unidade de negócio da Selpe Gente e Gestão, começou em 2021, com a condução dos processos seletivos para vagas de estágio.
Além de cuidar da atração e seleção das edições anteriores, a Selpe Trainee e Estágio foi, em 2024, a consultoria escolhida para criar a nova identidade visual e o conceito de toda a campanha G.Start.
Isso significa que, junto à Gerdau, desenvolvemos a narrativa central do programa. Ou seja, a maneira como ele seria apresentado ao mercado e as abordagens de comunicação com o público de interesse.
A partir desse posicionamento, guiamos todas as ações de comunicação, inclusive aquelas realizadas por outras empresas parceiras do processo seletivo, garantindo uma mensagem coerente e direcionada em todos os pontos de contato com os candidatos.
Resultados que refletem estratégia, inovação e conexão
Com metodologia própria e tecnologia aplicada aos processos, a Selpe Trainee e Estágio atua para criar uma candidate experience mais fluida e personalizada.
Na última edição do G.Start 2025, os resultados foram significativos:
- mais de 415 mil pessoas impactadas pelas campanhas de marketing de atração;
- meta de inscrições no perfil superada;
- processo conduzido com inovação, engajamento e excelência em cada etapa.
Isso foi reflexo de um processo com foco em atração qualificada, diversa e inclusiva, além de uma campanha completa:
- criação da identidade visual do programa, respeitando a essência da marca;
- desenvolvimento de um hotsite customizado, acessível e otimizado para inscrições;
- condução de campanha multicanal, com peças on e offline para ampliar alcance e atratividade;
- criação de dashboard com atualização diária de dados e indicadores do processo;
- foco na diversidade e inclusão, atraindo perfis plurais e alinhados ao propósito da Gerdau.
Diversidade e inclusão no centro da estratégia de atração
A diversidade é um valor central para a Gerdau e para a Selpe. Ao longo dos programas, promovemos estratégias e iniciativas que ampliam o acesso e fortalecem a inclusão.
Do uso de ferramentas que reduzem vieses inconscientes na seleção à construção de campanhas com linguagem inclusiva e segmentada, o trabalho com o G.Start tem como premissa garantir oportunidades para diferentes perfis, histórias e trajetórias profissionais.
E isso se reflete também na ampliação da parceria com a Gerdau para outros programas com foco em representatividade.
Atuação consultiva para atração e seleção em outros projetos
A parceria com a Gerdau vai além do G.Start. Com consistência e confiança, a Selpe Trainee e Estágio também atuou no planejamento e condução de outros projetos:
- Programa Pertencer 2024 e 2025 (vagas afirmativas para mulheres e PcD);
- Programa de Estágio Técnico 2025;
- Programa Jovem Aprendiz 2025.
Além disso, a Gerdau conta com o apoio da Selpe Staff, unidade de negócio especializada em contratações estratégicas para posições especialistas, técnicas e operacionais, no Projeto de Ampliação de Mineração Sustentável.
Com 124 anos de história, a Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo.
Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em suas operações.
Quer fortalecer seus programas de estágio, trainee ou aprendiz? Conheça a Selpe Trainee e Estágio e descubra soluções sob medida.