Case G.Start Gerdau: atração e seleção de estagiários

Case G.Start Gerdau: atração e seleção de estagiários

Fortalecer o desenvolvimento de novos talentos e impulsionar a diversidade são pilares do futuro que queremos construir.

É com esse olhar que a Gerdau vem fortalecendo seu Programa de Estágio Universitário G.Start ao longo dos anos — e a Selpe tem o privilégio de acompanhar e conduzir de perto essa jornada.

Desde 2021, atuamos como consultoria na atração e seleção de estagiários para a Gerdau, com entregas mais personalizadas, inovadoras e alinhadas à cultura organizacional.

O que é o Programa G.Start da Gerdau?

Criado em 2018, o G.Start é uma iniciativa consolidada na Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço.

Mais do que uma porta de entrada para estudantes de diversas regiões do Brasil, trata-se de um programa estruturado de desenvolvimento. Ele combina capacitações formais, vivências práticas e trocas de experiências que complementam a formação acadêmica.

Seu propósito é formar profissionais estratégicos e alinhados à cultura Gerdau, capazes de propor soluções simples, ágeis e colaborativas para a construção de um futuro mais sustentável, inovador e diverso.

A parceria com a Selpe Trainee e Estágio, unidade de negócio da Selpe Gente e Gestão, começou em 2021, com a condução dos processos seletivos para vagas de estágio.

Além de cuidar da atração e seleção das edições anteriores, a Selpe Trainee e Estágio foi, em 2024, a consultoria escolhida para criar a nova identidade visual e o conceito de toda a campanha G.Start.

Isso significa que, junto à Gerdau, desenvolvemos a narrativa central do programa. Ou seja, a maneira como ele seria apresentado ao mercado e as abordagens de comunicação com o público de interesse.

A partir desse posicionamento, guiamos todas as ações de comunicação, inclusive aquelas realizadas por outras empresas parceiras do processo seletivo, garantindo uma mensagem coerente e direcionada em todos os pontos de contato com os candidatos.

Resultados que refletem estratégia, inovação e conexão

Com metodologia própria e tecnologia aplicada aos processos, a Selpe Trainee e Estágio atua para criar uma candidate experience mais fluida e personalizada.

Na última edição do G.Start 2025, os resultados foram significativos:

  • mais de 415 mil pessoas impactadas pelas campanhas de marketing de atração;
  • meta de inscrições no perfil superada;
  • processo conduzido com inovação, engajamento e excelência em cada etapa.

Isso foi reflexo de um processo com foco em atração qualificada, diversa e inclusiva, além de uma campanha completa:

  • criação da identidade visual do programa, respeitando a essência da marca;
  • desenvolvimento de um hotsite customizado, acessível e otimizado para inscrições;
  • condução de campanha multicanal, com peças on e offline para ampliar alcance e atratividade;
  • criação de dashboard com atualização diária de dados e indicadores do processo;
  • foco na diversidade e inclusão, atraindo perfis plurais e alinhados ao propósito da Gerdau.

Diversidade e inclusão no centro da estratégia de atração

A diversidade é um valor central para a Gerdau e para a Selpe. Ao longo dos programas, promovemos estratégias e iniciativas que ampliam o acesso e fortalecem a inclusão.

Do uso de ferramentas que reduzem vieses inconscientes na seleção à construção de campanhas com linguagem inclusiva e segmentada, o trabalho com o G.Start tem como premissa garantir oportunidades para diferentes perfis, histórias e trajetórias profissionais.

E isso se reflete também na ampliação da parceria com a Gerdau para outros programas com foco em representatividade.

Atuação consultiva para atração e seleção em outros projetos

A parceria com a Gerdau vai além do G.Start. Com consistência e confiança, a Selpe Trainee e Estágio também atuou no planejamento e condução de outros projetos:

  • Programa Pertencer 2024 e 2025 (vagas afirmativas para mulheres e PcD);
  • Programa de Estágio Técnico 2025;
  • Programa Jovem Aprendiz 2025.

Além disso, a Gerdau conta com o apoio da Selpe Staff, unidade de negócio especializada em contratações estratégicas para posições especialistas, técnicas e operacionais, no Projeto de Ampliação de Mineração Sustentável.

Com 124 anos de história, a Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo.

Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em suas operações.

Quer fortalecer seus programas de estágio, trainee ou aprendiz? Conheça a Selpe Trainee e Estágio e descubra soluções sob medida.

Autora
Case G.Start Gerdau: atração e seleção de estagiários
Gerente Corporativa de Atração e Seleção
Formada em Psicologia e Gestão de Pessoas, Jaqueline começou como estagiária na Selpe e hoje atua como Gerente Corporativa de Atração e Seleção, liderando equipes multidisciplinares na empresa. Tem ampla experiência em programas de estágio, trainee, aprendiz, iniciativas afirmativas e de inclusão, projetos de volume e consultoria estratégica. É apaixonada por pessoas, dados e inovação.