Case Stellantis: vagas afirmativas para Mulheres na Engenharia

Case Stellantis: vagas afirmativas para Mulheres na Engenharia

Apesar dos avanços, a participação feminina na área da Engenharia ainda é muito baixa. Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o percentual de mulheres registradas como engenheiras no Brasil corresponde a 19,7% do total de 1.078.296.

Com o propósito de tornar o ambiente de Engenharia Stellantis mais diverso, em 2022, a empresa viu a necessidade de implementar o Programa Jovens Talentos, com vagas 100% afirmativas para mulheres.

Para isso, ela contou com a nossa expertise para encontrar as melhores engenheiras do mercado e, com isso, transformar a história da indústria automobilística. Quer saber mais sobre o case Selpe e Stellantis? Continue a leitura!

Conheça o cenário da Stellantis

A Stellantis é uma montadora líder global e fornecedora de mobilidade que oferece soluções limpas, conectadas, acessíveis e seguras. Para a empresa, a força do seu negócio reside no encontro de suas marcas icônicas, da diversidade e da paixão dos seus funcionários e das suas raízes nas comunidades em que operam.

Apesar de todo o comprometimento da companhia com a diversidade e equidade de gênero, ela percebeu que era preciso ir além em suas ações. Para isso, a Stellantis buscou, novamente, nas soluções da Selpe uma oportunidade para tornar-se cada vez mais uma Tech Company, impulsionando a inovação e conquistando resultados ainda melhores.

A parceria e a confiança entre as empresas é de longa data. Desde 2012, já realizamos outros projetos de atração e seleção, com ótimas entregas e resultados.

Entenda quais foram os desafios do Programa

Neste projeto, a Selpe atuou de forma consultiva, apoiando e orientando a Stellantis em todo o Ciclo de Gente e Gestão da empresa. O processo seletivo para o programa Jovens Talentos – Mulheres na Engenharia foi robusto e planejado com muito cuidado, especialmente pensando no mercado de Engenharia. Afinal, ele ainda é desafiador para as mulheres no Brasil.

A princípio, o desafio foi encontrar profissionais que pudessem se conectar com os propósitos da companhia. Para isso, foi realizado o mapeamento comportamental dessas pessoas, para identificar não só habilidades técnicas, mas as soft skills e fit cultural.

Nesse momento, cada etapa foi pensada e executada pela Selpe, junto ao time de Talent Acquisition da Stellantis. Além disso, para consolidar esse processo feito 100% para o público feminino, foram usadas soluções de tecnologia, como gamificação e assessment.

“Estávamos buscando um time realmente potente. Os consultores da Selpe nos acompanharam em todas as etapas, da dinâmica de grupo e entrevistas”, conta Simone Oliveira, RH Stellantis.

O impacto do Programa Jovens Talentos – Mulheres na Engenharia

Como resultado dessa primeira ação 100% afirmativa para mulheres, a Stellantis conseguiu transformar a cultura da empresa e fazer a diferença no cenário automobilístico. Confira a seguir os números deste processo seletivo!

  • 1371 profissionais inscritas
  • 69 candidatas pré-selecionadas
  • 20 engenheiras selecionadas

Além disso, para garantir o sucesso do projeto, a empresa implementou um programa de desenvolvimento voltado para o crescimento das novas colaboradoras e da companhia. Nele, foram elaboradas etapas de treinamentos técnicos e comportamentais, mentoria e tutoria, coffee talks, ciclos de feedback e iniciativas com foco na diversidade e inclusão.

Veja o desafio dessas mulheres no mercado de Engenharia

Durante o processo seletivo, as participantes relataram os seus desafios para entrarem no mundo da Engenharia. Todas afirmaram ter vivido uma jornada anterior de muito esforço para começar no mercado de trabalho.

Como sabemos, a inserção da mulher no ambiente corporativo se deu a pequenos passos, e até hoje é preciso percorrer um longo caminho para que essa presença seja justa e igualitária.

E com essas mulheres, que confiaram na nossa equipe e na Stellantis, não foi diferente. A maioria delas sempre precisou reafirmar, com muita frequência, o merecimento e a importância do seu lugar no meio empresarial.

A Engenharia ainda é uma área com presença masculina dominante, então, para a Selpe, ter apoiado esse programa com vagas 100% afirmativas para mulheres, foi muito gratificante. Principalmente por saber que, a partir dessa oportunidade na Stellantis, outras portas também poderão ser abertas para outras mulheres no futuro.

A parceria entre Selpe e Stellantis continua, e esperamos conectar cada vez mais profissionais à empresa, e comemorar junto as conquistas.

Quer saber mais sobre a Selpe e conhecer melhor as nossas soluções em todo o ciclo de Gente e Gestão? Entre em com a gente!

Autora
Case Stellantis: vagas afirmativas para Mulheres na Engenharia
Gerente de Atração e Seleção
Formada em Psicologia com expertise na área organizacional, Jaque tem paixão pelo que faz! Gosta de música, gastronomia e estar com a família é algo que lhe completa.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support