5 dicas para descobrir o match entre candidato e empresa

5 dicas para descobrir o match entre candidato e empresa

Descobrir a compatibilidade de valores entre um profissional e uma organização é um dos grandes desafios durante um processo seletivo. Para facilitar o processo, preparamos 5 dicas para analisar o match entre candidato e empresa!

A ciência de dados está transformando a forma como nós vemos o mundo. Se antes na área de RH havia pilhas de currículos, hoje o processo de recrutamento e seleção é bem mais simplificado, afinal, a tecnologia aplicada aos Recursos Humanos existe para isso.

Por meio do recrutamento preditivo, é possível dedicar mais tempo às estratégias de recrutamento e seleção ao descobrir o match entre candidato e empresa de forma muito mais assertiva. Você quer fazer a melhor contratação para a sua empresa? Então, continue a leitura!

1. Saiba o que você está procurando

Pode parecer óbvio, mas é essencial conhecer, antes mesmo de começar as entrevistas, o perfil de candidato que você está buscando. Dessa forma, você pode poupar tempo e analisar pessoas que têm real alto potencial nas hard skills e soft skills que sua equipe precisa (de acordo com as vagas que serão trabalhadas).

2. Faça perguntas que provoquem respostas argumentativas

Fuja daquelas perguntas que podem ser respondidas com sim ou não, afinal, isso não revela muito sobre o candidato. Questões mais complexas também vão exigir mais reflexão para que possam ser respondidas.

Além disso, será nesses momentos que você conseguirá descobrir, por exemplo, o estilo de comportamento de um candidato. Para isso, aposte em perguntas que vão precisar de soluções de problemas e construção de estratégias como respostas, por exemplo.

3. Tenha atenção a todo tipo de linguagem

Além daquilo que o candidato fala ou escreve, é importante prestar atenção em outro tipo de linguagem: a corporal e emotiva.

Inquietação, tom de voz e postura podem dizer muito sobre uma pessoa. É claro que essas características não vão medir a capacidade técnica de alguém, mas podem te dar uma ideia de como um candidato vai se portar em algumas situações do dia a dia e com os colegas de equipe.

4. Configure um processo de feedbacks

Já falamos algumas vezes sobre o feedback para o candidato, mas é importante que também exista na sua empresa um processo de feedback envolvendo os próprios entrevistadores. Após a entrevista, peça para que todos os profissionais envolvidos no processo façam um feedback sobre o que acharam de cada um dos talentos. Isso será importante para ter uma visão mais ampla.

5. Acompanhe seus candidatos

Nem todas as pessoas vão formar o match com a sua empresa em uma vaga atual (e isso é muito natural). Apesar disso, você pode aproveitar algum talento para oportunidades futuras. Para isso, você poderá usar a ciência de dados a seu favor, como um software de recrutamento inteligente.

Esse tipo de ferramenta pode trazer uma verdadeira economia financeira e de tempo para as áreas de Gente e Gestão. Por meio desse tipo de recurso, você garante um processo seletivo mais automatizado, estratégico e menos operacional. Além disso, você ainda poderá ter registrado todo o histórico dos candidatos em um processo seletivo.

Descobrir o match entre candidato e empresa é um trabalho estratégico e ele pode até ser divertido. Usar plataformas para recrutamento e seleção reduz a necessidade de tarefas mais morosas e confere mais autonomia aos profissionais de RH. Com planejamento e as ferramentas certas, é possível fazer a melhor escolha.

Se você precisa de mais tecnologia e eficiência no seu RH, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support