Você conhece o novo mercado de trabalho e novas formas de trabalhar?

Você conhece o novo mercado de trabalho e novas formas de trabalhar?

Ao longo do tempo, a forma de buscar emprego mudou, gerando também novas formas de trabalhar. Há 10 anos o LinkedIn era uma rede social abandonada, hoje é usada pela grande maioria dos profissionais que buscam oportunidades e conexões.

O que antes eram centenas de currículos em papel chegando em potenciais empregadores, hoje o processo é praticamente todo feito online, por vezes à distância e com um banco de dados muito mais acessível e simples. Então, o que esperar do novo mercado de trabalho e novas formas de trabalhar?

A palavra-chave é recrutamento preditivo

Com plataformas como LinkedIn, Recrutamento Inteligente, entre outras, ficou fácil candidatar-se para empregos, e isso na visão do RH significa receber mais diversidade de candidatos para ocupar uma vaga disponível.
Então, os critérios de recrutamento e seleção foram evoluindo, não basta mais ter só habilidades técnicas, graduações e experiências. O que conta agora são as competências comportamentais, juntamente com as chamadas soft skills.

Tecnologia em toda parte

Você conhece Pacote Office? Tem que conhecer pelo menos o Microsoft Word, Excel e PowerPoint. Google Drive ou Microsoft OneDrive? Também é importante estar por dentro do armazenamento em nuvem.

Trabalhos enraizados em tecnologia estão se tornando cada vez mais importantes, principalmente quando a questão é investir em um novo talento. Então é necessário estar por dentro das novidades e requisitos dessa área, seja para você que busca uma oportunidade ou para quem está recrutando novos colaboradores.

Candidatos seguros e informados têm vantagem

Como dissemos, uma grande parte das oportunidades de emprego disponíveis é postada online, e a dificuldade para um RH pode surgir na hora de classificar essas aplicações. O que significa um candidato de qualidade?

Bom, a resposta é: um candidato informado. Seguro de si, sabendo seu valor, suas competências e o que pode agregar a uma empresa. Alinhando os valores e visão da empresa com os pensamentos próprios, sem ignorar esse que é um dos grandes critérios de seleção.

Aplicações mais transparentes

Uma das principais queixas do candidato é ficar alheio ao processo seletivo e não receber um feedback adequado. Para isso, em 2018 já estão surgindo algumas soluções como a startup Recrutamento Inteligente.

A proposta é ser um software de TI que facilita a burocracia do processo seletivo para o recrutador e torna o processo transparente para o candidato, com previsão para ser lançado inclusive uma coach de carreira virtual para tirar as dúvidas.

E quanto a forma de trabalhar?

À medida que a era digital ganha ritmo, as empresas em todos os setores enfrentam desafios complexos – desde a crescente pressão de inovação e novos modelos de criação de valor até mudanças organizacionais e culturais.

Para aumentar as capacidades de inovação, eles devem repensar estruturas e processos e se tornarem mais abertos a fontes externas de consultoria e inspiração. O desenvolvimento e a satisfação estão diretamente ligados à produtividade!

Novas necessidades do cliente, novas formas de trabalhar

O cliente tem várias opções de empresa, então a sua tem que provar que é a melhor. E como fazer isso? Com um time capacitado, em constante desenvolvimento e produtivo. A tendência é que o tratamento que os colaboradores recebem, eles passam para o cliente.

Alguns elementos-chave para as novas formas de trabalhar são: uma abordagem centrada no ser humano, em torno das necessidades do cliente; colaboração e trabalho em equipe para definir estruturas, propor estratégias e usar insights de várias áreas da organização; adaptação e interação com as necessidades do mercado e o desenvolvimento da equipe.

Trabalhe para o sucesso

O modo que você trabalha é o modo que vai te levar ao sucesso. Para ser bem sucedido nessas novas formas de trabalho, organizações e indivíduos precisam de uma quantidade significativa atitudes, expectativas, comportamentos e aprendizado de novas habilidades, métodos de entrega e técnicas de colaboração.

A mudança é inevitável, e a melhor forma de lidar com ela é estar preparado. Crie uma estratégia de contratação e manutenção de talentos, desenvolvimento de equipe e meça a satisfação do seu time. Essas medidas ajudam além de conquistar novos clientes e expandir sua marca, a alcançar o sucesso!

Ao ler esse artigo, percebeu que precisa de consultoria para recrutar ou desenvolver o seu time? Entre em contato conosco e tenha a assistência de especialistas de uma empresa com mais de 50 anos de mercado!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support