Uma introdução à Geração Alpha e o futuro da força de trabalho

Uma introdução à Geração Alpha e o futuro da força de trabalho

Muitos de nós já conhecemos as gerações que compõem a nossa sociedade, como a X, Y e Z. Por isso, estamos familiarizados com as suas forças de trabalho.

Entretanto, há um novo grupo ainda não tão conhecido: os membros da geração Alpha, que nos próximos cinco anos se tornarão economicamente ativos e se integrarão ao nosso mercado de trabalho.

Os Alphas representam um desafio significativo para a aquisição de talentos, exigindo engajamento, nutrição e recrutamento ainda mais estratégicos e cuidadosos no futuro.

Mas por que ainda sabemos tão pouco sobre esta geração? Continue a leitura e entenda.

Quem faz parte da Geração Alpha

A geração Alpha teve seu início em 2010, um ano marcado pelo lançamento do Instagram, do iPad e pela escolha do termo app como a palavra do ano.

Pelo contexto histórico, é a primeira a ser naturalmente alfabetizada digitalmente e imersa na tecnologia, desde o berço. Por isso, é comum chamá-los de “nativos digitais” ou “screenagers” e referenciá-los como cidadãos “alfabetizados em tecnologia”.

Segundo a WGSN, referência em previsão de tendências de consumo, nascem por semana 2,8 milhões de novos Alphas. Estima-se que, ao final de 2025, sejam um total de 2,5 bilhões.

Prevê-se ainda que ultrapassem em número a geração Z, tornando-se a maior e mais jovem geração da história.

O impacto Alpha

Há quem diga que a geração Alpha foi parte de um experimento social inadvertido, na qual foram expostos desde cedo às telas, mesmo antes de aprenderem a falar ou andar.

Isso tem contribuído para a percepção que temos de que os mais novos possuem períodos de atenção e concentração cada vez mais curtos, além de um desenvolvimento social prejudicado.

Para as empresas, principalmente para as gigantes de tecnologia, um dos principais impactos da nova geração é a obrigação de um aprimoramento das políticas de proteção e segurança digital.

Foi preciso criar e recriar cenários digitais para que crianças pudessem navegar sem correr grandes riscos de exposição.

Os Alphas também exercem influência significativa nas decisões de compra. Devido à facilidade ao acesso às informações atuais e ao entretenimento, eles têm levado pais e responsáveis a gastarem de forma mais assertiva ou, pelo menos, repensarem seus gastos com produtos e serviços não apenas digitais.

Como nos prepararmos para a Geração Alpha no mercado de trabalho?

Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação no ambiente de trabalho que se originou do período de confinamento. O modelo de trabalho híbrido ou remoto tornou-se comum, sendo nossa responsabilidade educar os Alphas sobre as dinâmicas desse contexto.

Mas, como podemos nos capacitar para receber essa geração no ambiente corporativo? Quais são suas expectativas e motivações em relação ao local de trabalho?

Ao compreendermos esses aspectos (que podem ser significativamente diferentes das gerações anteriores) estaremos mais preparados para integrá-los de maneira eficaz em nossas empresas.

Entender como as diferentes gerações conseguem trabalhar juntas, mesmo com motivações, personalidades e experiências diversas, é crucial para o planejamento da força de trabalho e para as estratégias futuras de gestão de talentos.

Diante das mudanças no recrutamento para atrair a geração Alpha, é importante reconhecer as novas dinâmicas trazidas pela sua familiaridade com a tecnologia, colaboração e uso das redes sociais.

As marcas empregadoras devem integrar essas complexidades nas estratégias de recrutamento para alcançar esse novo grupo.

Entretanto, mesmo diante da evolução do recrutamento e das demandas, é essencial lembrar que o cerne do RH e do recrutamento continua a ser o foco nas pessoas.

Se você quiser saber mais, não apenas sobre a geração Alpha, mas como adaptar seus processos e gerenciamentos às gerações que fazem parte da sua empresa, acesse o site da AssessFirst Brasil.

 

Este artigo é uma tradução e adaptação do texto original, escrito por Charlotte Cauchefer, disponível em: https://www.assessfirst.com/en/an-introduction-to-generation-alpha/

Autor
A Selpe é solution provider da AssessFirst no Brasil. Criada com tecnologia preditiva avançada, a AssessFirst é uma plataforma orientada por Inteligência Artificial que prevê o sucesso e o desenvolvimento dos candidatos em qualquer função.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support