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01 fev

Cultura de propósito: como criar e reforçar na sua empresa?

1 de fevereiro de 2022
por Hegel Botinha
em Gente e Gestão
Cultura de propósito: como criar e reforçar na sua empresa?

Nas últimas décadas, a cultura nas organizações se tornou um aspecto muito importante para o crescimento sustentável dos negócios, sobretudo em períodos de crise ou recessão.

Apesar disso, muitos gestores ainda enfrentam dificuldades para criar uma cultura de propósito, amparada por conceitos como a autenticidade, a transparência e a colaboração.

Neste post, você vai conferir quais são os passos necessários para criar, estimular e manter uma cultura de propósito nas empresas, com destaque para a importância das pessoas no desenvolvimento do negócio como um todo. Boa leitura!

Por que falar em cultura de propósito?

O autor e empresário Joey Reiman afirma que “desenvolver uma cultura de propósito permitirá às empresas brasileiras terem uma nova lente para olhar”.

Ao longo dos últimos anos, a cultura nas organizações passou a ser reconhecida como um elemento fundamental para o crescimento dos negócios e para a conquista de uma posição de destaque no mercado.

Quando falamos em cultura de propósito, passamos a entender o conceito de cultura organizacional de um ponto de vista ainda mais estratégico e abrangente.

Trata-se de uma visão que reúne os pensamentos, sentimentos e ações de todos os membros da empresa na construção de uma percepção inspiradora sobre o ambiente de trabalho, ajudando a reforçar o propósito da organização.

O propósito de uma empresa é a sua razão de ser, é o motivo pelo qual ela existe e se coloca a serviço da sociedade.

Ao estabelecer uma cultura de propósito nas organizações, criamos as condições necessárias para que todos os gestores e colaboradores estejam em sintonia, assumindo, portanto, uma postura mais colaborativa e engajada.

Dessa forma, a cultura nas organizações também se torna um fator de desenvolvimento para as próprias pessoas. Quando percebem que são, realmente, uma parte importante da dinâmica organizacional, os profissionais passam a buscar o aprimoramento constante de suas habilidades e conhecimentos.

Sua empresa reconhece a importância das pessoas para o bom desempenho do negócio no mercado? Vamos refletir um pouco mais sobre essa questão agora!

Qual é a importância de engajar as pessoas?

Todos sabem o quanto as pessoas são importantes para que as empresas possam alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos e acumular bons resultados no mercado.

A grande novidade em relação à importância das pessoas para o sucesso dos negócios reside no fato de que é possível fazer da cultura nas organizações um fator de engajamento, desde que seja efetivada uma proposta de cultura de propósito.

Ao se depararem com uma cultura amparada por valores (como a comunicação transparente e um ambiente acolhedor, por exemplo) as pessoas conseguem se identificar com a razão de ser da organização, fazendo desse laço um estímulo para o trabalho.

Quanto mais engajado for o time de colaboradores, melhores serão os resultados individuais e coletivos alcançados, ajudando a empresa a manter-se no topo da escalada pela preferência dos consumidores.

Dessa forma, a cultura organizacional assume um lugar importante na construção do diferencial competitivo das empresas, independentemente de seu tamanho ou segmento de atuação.

Mas, nesse momento, surge a grande questão: como conseguir que a cultura organizacional realmente traduza o propósito de um negócio e seja um fator de crescimento para pessoas e empresas?

Para responder a essa pergunta, vamos apresentar os passos essenciais para que qualquer organização possa criar ou reforçar uma cultura de propósito. Continue a sua leitura e descubra como otimizar as práticas da sua empresa!

Como tornar a cultura nas organizações um fator de crescimento e motivação?

1. Estabeleça as bases da cultura organizacional

O primeiro passo para tornar a cultura nas organizações um fator de crescimento é a definição dos valores que a sustentam.

Assim, é preciso aprofundar os conhecimentos sobre o propósito, a missão e a visão da empresa, traduzindo todos esses elementos em atitudes, sentimentos e ações que darão vida à cultura organizacional.

A partir disso, invista na disseminação e no aprendizado dos princípios da cultura organizacional, sempre mantendo a transparência e a abertura para o diálogo. Lembre-se que o engajamento e a cultura são fatores interdependentes e, por isso, a participação do time de colaboradores é uma exigência constante.

2. Incentive a curiosidade e o protagonismo dos colaboradores

Hoje, os colaboradores mais qualificados preferem atuar em empresas que reconheçam e estimulem suas competências, ajudando-os a crescer pessoalmente e profissionalmente.

Por esse motivo, a cultura nas organizações deve permitir que os profissionais explorem seu protagonismo, estimulando a curiosidade e a iniciativa na resolução de desafios e no trabalho em equipe.

Os colaboradores precisam sentir que a inovação e o dinamismo, tão propagados nos processos seletivos, são realmente vivenciados no dia a dia da empresa.

Isso aumentará a satisfação dos profissionais e fará com que eles ampliem os horizontes do seu protagonismo, permitindo a construção de uma cultura organizacional forte e sustentável. Entretanto, para garantir esses comportamentos, a motivação da equipe deve ser uma preocupação constante.

3. Crie estratégias para aumentar a motivação de forma contínua

Embora a curiosidade, o protagonismo e a capacidade de trabalhar em equipe sejam habilidades natas encontradas em muitos profissionais na atualidade, as empresas precisam estimular e liberar esse potencial em seu time.

Assim, as campanhas motivacionais devem ser encaradas como uma oportunidade para reforçar os valores e os objetivos da cultura organizacional, ao mesmo tempo em que se preocupam em contribuir para o aprimoramento dos colaboradores.

As estratégias e ações propostas precisam considerar a sintonia constante entre o propósito da empresa e dos colaboradores, garantindo a sustentabilidade da cultura.

Nesse sentido, o maior desafio pode ser o alinhamento entre as expectativas dos colaboradores e a razão de ser da organização. Para descobrir como superar essas dificuldades, vale a pena observar como as grandes empresas lidam com essas questões.

4. Inspire-se no exemplo de grandes empresas

Para ser um fator de crescimento, a cultura nas organizações deve ser sentida e exercida plenamente, em todos os espaços e movimentos da rotina da empresa.

Gigantes como a Apple e o Google são exemplos de sucesso no que diz respeito à construção de uma cultura organizacional alinhada ao propósito do negócio.

Quando analisamos a atuação dessas empresas, é fácil perceber o quanto sua missão, visão e valores estão relacionados ao desenvolvimento da sociedade e à satisfação das pessoas com as quais essas empresas se relacionam.

O empoderamento, a transparência, o diálogo, a liberdade, a inovação e a colaboração são traços da cultura organizacional que estão alinhados ao propósito dessas empresas.

Dessa forma, elas conquistam a admiração e a confiança de seus colaboradores, fazendo com que eles estejam cada vez mais comprometidos com a conquista dos objetivos organizacionais.

Chegando ao final do nosso artigo, percebemos o quanto vale a pena investir no planejamento estratégico e na gestão de pessoas para impulsionar o sucesso das organizações. Das grandes às pequenas empresas, todas são chamadas a definir sua razão de ser e a estabelecer uma trajetória de desenvolvimento e aprendizado junto a seus colaboradores.

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre cultura e engajamento, siga nosso perfil no Linkedin! Publicamos diariamente posts sobre esse e outros assuntos relacionados à Gente e Gestão.

 

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Autor
Cultura de propósito: como criar e reforçar na sua empresa?
Hegel Botinha
Sócio-diretor e Head de Transformação Digital
Além de CEO, Hegel tem como missão buscar novas formas de conectar pessoas e empresas aos seus propósitos. Gosta de leitura, vinho, natureza e estar com a família.
Tags:
Cultura Organizacional,RH Estratégico

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