Descubra como contratar um headhunter em 6 passos

Descubra como contratar um headhunter em 6 passos

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber como contratar um headhunter pode ser um diferencial — sobretudo na busca pelas pessoas certas para ocupar cargos estratégicos e de alta gerência.

Afinal, esse profissional ajuda a encontrar e identificar candidatos com o perfil ideal para as vagas em aberto, garantindo contratações mais certeiras.

Contudo, contratar um caça-talentos, como também é chamado um headhunter, ainda é uma dúvida comum entre as empresas, justamente por não ser uma tarefa fácil.

Nesse processo, é preciso conhecer bem sua trajetória profissional, além de avaliar competências e habilidades cruciais para a função.

Pensando nisso, separamos 6 dicas sobre como contratar um headhunter para ajudar a sua empresa no recrutamento e seleção de executivos e especialistas. Confira!

1. Faça uma pesquisa completa sobre o headhunter

Não tem como contratar um headhunter sem antes conhecer a sua trajetória e experiências profissionais.

Dessa forma, pesquise a fundo sobre a presença desse profissional no mercado, a fim de entender suas metodologias e avaliar seus cases de sucesso e reputação.

Com o apoio de uma consultoria de executive search e uma boa conversa com gestores ou companhias que já tiveram contato com o headhunter, é possível ter acesso a essas informações.

2. Avalie o conhecimento de mercado

Um bom caça-talentos precisa conhecer o meio em que sua empresa atua, bem como as suas características e necessidades para recrutar pessoas realmente qualificadas.

Sendo assim, a partir de experiências anteriores, avalie se o headhunter tem uma compreensão ampla sobre o mercado e o segmento da sua empresa.

3. Analise as habilidades de comunicação

Outra dica importante sobre como contratar um headhunter é avaliar se esse profissional sabe se comunicar bem com os candidatos e organizações. É válido ressaltar que essa soft skill é indispensável para a função.

Portanto, certifique-se de que a comunicação é clara e compreensiva, e que o headhunter tem capacidade, também, para ouvir atentamente as demandas.

4. Verifique a rede de contatos do headhunter

O networking é a ferramenta de pesquisa mais importante para um headhunter. Por meio dessa rede de contatos, ele consegue se conectar com as pessoas qualificadas para preencher as vagas de maior complexidade e recrutá-las para a sua organização.

Logo, verificar se o caça-talentos tem um bom networking, capaz de atender às suas necessidades, é fundamental.

5. Considere o tempo médio de contratação

Saber como contratar um headhunter envolve também considerar o tempo médio que o profissional leva para realizar as contratações.

Afinal, se ele for rápido ou lento demais, corre o risco de a pesquisa ser feita sem a profundidade e dedicação necessária para encontrar os melhores talentos.

6. Avalie a habilidade com a tecnologia

Por fim, sabemos que o uso da tecnologia no RH no cenário atual é essencial, pois permite que os processos seletivos sejam mais ágeis e eficientes.

Dessa forma, ao contratar um headhunter é importante avaliar também se ele tem habilidade com boas ferramentas e plataformas de recrutamento e seleção.

Chegamos ao final deste artigo e, como vimos, saber como contratar um headhunter pode ser a chave para ter os profissionais mais qualificados nos cargos estratégicos e de alta complexidade.

Portanto, se você precisa do apoio de um headhunter ou de uma consultoria especializada nesse tipo de contratação, entre em contato com a gente! Com a Selpe Executive, podemos auxiliar a sua empresa a encontrar as pessoas certas. Até a próxima!

Autora
Descubra como contratar um headhunter em 6 passos
Analista de Produção de Conteúdo
Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support