Linguagem neutra e linguagem inclusiva: como usar nas empresas?

Linguagem neutra e linguagem inclusiva: como usar nas empresas?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre os debates que têm acontecido na sociedade em relação ao uso da linguagem neutra e da linguagem inclusiva. Substituições como “mig@s”, “amigxs” e “amigues” são cada vez mais frequentes, principalmente nas redes sociais e entre o público mais jovem.

Essa tendência, que já é discutida há algum tempo pela sociedade e por pessoas que estudam as linguagens, está cada vez mais presente em todos os espaços. E na comunicação corporativa e nas ações do RH não poderia ser diferente.

Contudo, há maneiras diferentes e mais adaptáveis à norma padrão para adequar a nossa língua falada e escrita. Gramaticalmente falando, é possível ter uma comunicação que inclua e respeite a todas as pessoas e grupos. Mas, primeiro, é preciso entender cada um desses termos. Vamos lá?

O que é linguagem neutra?

A linguagem neutra, ou não binária, é aquela que busca desvincular a língua das classificações de gênero, propondo, no português, alterações na conjugação e na escrita padrão das palavras.

Já parou para refletir que você quando se refere ao Sol usa o masculino e a Lua usa o feminino? Assim é na língua portuguesa. Isso acontece pois ela funciona com a marcação em pronomes, artigos e outros.

Afinal, diferentes idiomas ao redor do mundo apresentam abordagens distintas em relação aos marcadores de gênero, o que revela, para além da fala, traços culturais desses locais. Idiomas como o turco e o finlandês, por exemplo, não apresentam marcação de gênero em pronomes e substantivos.

Já o inglês é considerado neutro, pois apenas os pronomes pessoais se distinguem pelo gênero, mas o restante da linguagem é universal. O português, por sua vez, tem marcadores em toda a sua estrutura.

Por isso, existe um movimento para que a língua portuguesa se adeque a um padrão que contemple a todas as pessoas, independentemente de como se identificam – como binárias ou não binárias. Desse pensamento, vem surgindo novas denominações, como “Elu/ Delu”, e formas de expressar, como “amigues” ou “querides”.

O que é linguagem inclusiva?

A linguagem inclusiva é aquela que busca romper com traços culturais sexistas e tornar a comunicação mais justa, de forma a permitir uma expressão que não exclua nem invisibilize grupos, mas sem propor alterações no idioma.

Para isso, basta optarmos por uma comunicação mais universal, como dizer, quando fizer sentido:

  • “a todos e todas”, em vez de “a todos”;
  • “procura-se pessoa com formação em engenharia”, no lugar de “engenheiro”;
  • “corpo docente”, em vez de “professores”.

Agora que você já entende a necessidade de uma linguagem que contemple às diferentes pessoas e grupos, vamos falar sobre como as ações do RH da sua empresa podem ser mais respeitosas, diversas e inclusivas.

Linguagem inclusiva no RH

O RH das empresas é responsável por garantir a satisfação e o bem-estar dos colaboradores. Mas, mais do que isso, é o setor que cuida para que todas as pessoas se sintam ouvidas e representadas dentro da organização.

Por isso, é ideal que o RH das empresas adapte a maneira com que se comunica. Para isso, deve estar acordo com as tendências comunicacionais e as pautas sociais em voga durante um certo período.

As transformações do RH podem impactar desde os e-mails corporativos até a divulgação de vagas disponíveis na empresa. Isso resulta, no médio prazo, em um espaço mais diverso e inclusivo, que acolhe diferentes pessoas, histórias e ideias. Além disso, é interessante observar que, até mesmo, o perfil das pessoas que se candidatam a ações pode mudar.

Divulgação de vagas e formas de se expressar

Como escrevemos e falamos tem influência direta em como as pessoas recebem uma mensagem. Para ilustrar isso, propomos um exercício de reflexão:

  • uma vaga apresenta a seguinte chamada “procura-se engenheiro”;
  • a segunda traz como frase principal “procura-se pessoa com formação em engenharia”

Em qual delas você acredita que o número de mulheres a se inscrever foi maior? Muito provavelmente na segunda, não é? Afinal, como a primeira oportunidade foi anunciada, já molda um imaginário predominantemente masculino. Já a outra, condiciona uma percepção mais geral, apenas pelo uso do termo “pessoa”.

Outro ponto interessante a se observar é a linguagem não-verbal. No mesmo exemplo acima, como você imagina a imagem de divulgação? Possivelmente, com um homem como protagonista. Por isso, até mesmo na linguagem não verbal é preciso se atentar e trazer maior representatividade nas ações de comunicação.

Esperamos que este texto ajude você e a sua empresa a entender como se expressar de forma mais respeitosa, bem como a compreender as diferenças entre linguagem neutra e linguagem inclusiva. Para saber mais sobre o assunto, faça o download gratuito do nosso glossário completo com palavras e expressões para não usar mais!

Autor
A Redação Selpe é responsável pela produção interna de conteúdos, unindo a expertise do time de Marketing e Dados com os conhecimentos da nossa equipe de especialistas em RH.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support