Qual a diferença entre programa de trainee e um programa de estágio?

 
Qual a diferença entre programa de trainee e um programa de estágio?
 
Quando uma empresa contrata uma consultoria de RH para organizar seus programas de estágios e traines, o foco deve ser atingir esse público com todo suas peculiaridades. Jovens profissionais com idade entre 19 a 30 anos.
Os programas de estágios e trainees fazem parte dos objetivos de muitos jovens universitários e recém-formados com até 2 ou 3 anos de conclusão da graduação.
Apesar de estarem focadas em jovens trabalhadores as duas formas de contratação são diferentes entre si. Por conta disso, os termos acabam se confundindo para a maioria das pessoas que pensam que se tratam de oportunidades iguais.
Cada uma das modalidades é voltada para um diferente momento da vida profissional dos jovens e por consequência para momentos diferentes dentro das empresas. Alguns programas incluem Job Rotation e deslocamentos dos trainees por várias unidades em Estados diferentes do país.
As outras diferenças de cada cargo estão ligadas ao tipo de profissional em si e as características que as posições tem naturalmente. Para as posições de Estagiário, o mesmo precisa estar devidamente matriculado na Instituição de Ensino e em períodos compatíveis com as atividades a serem exercidas no campo de estágio, bem como ter um supervisor ou tutor que será o responsável por desenvolvê-lo no que foi proposto.
Então, a sua empresa precisa de estagiários e traines? Cada um é necessário em um determinado momento. Contudo todos profissionais de RH que estudam e trabalham com essas posições são unânimes em dizer que são cargos necessários para oxigenar as áreas e a possibilidade de desenvolver talentos é um verdadeiro trunfo desses programas.
 
Porque investir em um programa de trainee e um programa de estágio?
Quando uma empresa se empenha em contratar e desenvolver trainees e estagiários, ela demonstra uma preocupação com a imagem e inserir pessoas jovens em seus ambientes, para dessa forma trazer diversidade para equipe. O termo “sangue novo” se aplica bem nessa situação. Os jovens trazem em sua bagagem, experiências acadêmicas e energia comportamental que farão toda a diferença no planejamento/execução das atividades. Um outro ponto importante é o quanto esses jovens estão ligados à tecnologia e a inovação, isso faz com o que os processos internos sejam repensados a partir do olhar jovem e tecnológico.
Lembrando que a pluralidade de talentos e a soma das diferenças faz todo time ser melhor do que a homogeneidade. Criatividade, tolerância, novas maneiras de ver o mesmo, sabedoria com os erros, experiências e variadas formas de pensar e de conviver constroem equipes de alta performance.
Porque um Programa de Trainee?
Todo Programa de Trainee tem por objetivo a formação de líderes e gestores do amanhã. Uma empresa que possui um programa de trainee é uma empresa que se preocupa com o seu futuro, uma vez que seus frutos serão colhidos em um período de médio a longo prazo. DESENVOLVIMENTO essa é a palavra de ordem para os trainees.
 
Porque um Programa de Estágio?
Caso a sua imagem for aquela do estagiário servindo café e sendo motivo de piadinhas e chacotas. Esqueça! Estagiários são a forma mais correta de fazer uma real troca de vivências e experiências.
Para os estagiários o APRENDIZADO prático é o objetivo principal. Fazer uma extensão da prática da faculdade com a visão da rotina profissional. O estagiário precisa aprender vivenciando.
 
 Quais as legislações asseguram os trabalhos Estagiários e Trainees.
 
Legislação e rotina
O estágio é regulado pela Lei nº. 11.788/2008, já o trainee é segue a legislação de contratação CLT.
A carga horária máxima de um estágio é de 30 horas semanais para cursos superiores, e 20 horas semanais para o ensino técnico. Geralmente, os contratos têm duração de um a dois anos, não podendo ser renovado após 2 anos respeitando o período máximo previsto por lei.
O trainee tem a carga horária semelhante aos demais funcionários da empresa, 40 horas semanais geralmente.
 
Remuneração e duração dos programas de estágio e trainee
 
Quanto à remuneração, ela é inferior nos programas de estágio por ser um regime contratual. Além disso, o estagiário tem garantido por lei apenas o auxílio transporte.
Quando o estudante completa um ano na empresa, ele tem direito à férias de 30 dias, preferencialmente durante o período escolar.
Já no caso dos trainees, à remuneração é mais elevada e todos os direitos trabalhistas são garantidos, pois se trata de um vínculo empregatício.
A Lei do Estágio determina que o estudante não pode permanecer mais de dois anos na mesma empresa. Geralmente, os contratos têm duração de 6 meses ou um ano, podendo ser renovados respeitando o período máximo previsto por lei.
 
Os programas de trainee têm duração variável, sendo em média de dois anos.
 
 
Como recrutar  e selecionar  Estagiários e Trainees?
 Quando uma Consultoria de RH elabora todo Programa de Estágio e Trainee, ela usa de todos os recursos necessários. Profissionais diferentes, formas diferentes de Recrutamento e Seleção.
Atualmente existem formas mais interessantes e que promovem um melhor engajamento dos candidatos no momento da seleção de estagiários e trainees:  gamificação, dinâmicas on line, atividades de grupo e toda adequação para conversar e gerar cumplicidade com cada geração. Fazendo com que esses candidatos vivenciem os processos e consequentemente gerando experiências incríveis fortalecendo ainda mais a marca empregadora.
Por serem direcionados a posições diferentes, cada um dos programas tem um objetivo específico:
Ao se contratar um estagiário: alinhe sua expectativa, o universitário é uma pedra a ser lapidada, saiba que demandará desenvolvimento e necessidade de aprendizado.  Divulgue nos lugares certos; sites de universidades, grupos e comunidades em mídias sociais
Ao selecionar o Trainee note seu nível de comprometimento. Trainees vão entrar em programas de desenvolvimento. Avalie então, como eles se envolvem e assumem responsabilidades, como se  sentem com projetos e como avaliam os resultados. Vá além de notas acadêmicas e experiências profissionais as habilidades comportamentais ( soft skills) e sociais fazem toda diferença, como trabalham em equipe e qual tipo de liderança eles se  sentem mais afinidade.
 
Se a sua empresa está em busca de estagiários ou trainees, o Grupo Selpe possui uma equipe especializada para realizar ambos os programas. O setor da SelpeTalent organiza e faz a gestão dos processos de forma automatizada, proporcionando ao candidato um ambiente de interação com jogos e etapas online. A SelpeTalent está pronta para apoiar você decifrando o código das novas gerações, na busca de novos talentos.