Notícia boa: as contratações temporárias para o final do ano de 2019, devem crescer com relação ao mesmo período do ano anterior.

Notícia boa: as contratações temporárias para o final do ano de 2019, devem crescer com relação ao mesmo período do ano anterior.

contratações final de anoPara 2019 as contratações temporárias de final de ano tendem a aumentar.

Autor: GLAUCUS PASSOS BOTINHA Diretor Grupo Selpe e Diretor Regional da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário)

 

Segundo previsões ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), aponta que neste período poderão ser disponibilizadas mais de 570 mil vagas diante das 500 mil oferecidas em 2018.

Então, a boa notícia  é que: geração de vagas formais através do trabalho temporário, no formato da Lei Federal 6019/74, deve crescer 13,86% entre setembro e dezembro de 2019 em comparação ao mesmo período do ano passado.

Quais os meses e setores que mais contratarão em 2019?

 

Em comparação com 2018, os meses de Outubro, em razão do Dia das Crianças terá um crescimento de 19,84% e Dezembro, devido às festas de final de ano, terão um acréscimo de 21,82%, esses devem ser os meses com maior volume de vagas.

Os setores campeões de contratações para o final de ano: o varejo – comércio, seguidos por indústria – serviços de hotelaria e turismo. Simultaneamente os maiores empregadores de varejo e comércio são os shoppings, supermercados e comércio de rua e as principais funções são: atendente, assistente de crédito, embalador, estoquista, etiquetador, caixa, fiscal de loja, promotor de vendas, repositor e vendedor.

O cenário está para: profissionais da industria  a hotelaria, de 18 até 45 anos.

 

A faixa etária varia de 18 e 45 anos e para a escolaridade em princípio é desejável possuir o ensino médio completo.

No entanto na indústria os principais empregadores serão os de bens de consumo como: alimentos, bebidas, brinquedos, vestuário e papel.

As principais funções serão: auxiliar administrativo, assistente financeiro, auxiliar de produção, auxiliar serviços gerais, estoquista, motorista, operador de empilhadeira, operador de máquinas.

No Brasil de forma geral há também uma forte demanda na área de turismo e hotelaria.  Inegavelmente 0s recessos e feriados de fim e início de ano também são responsáveis por aquecer as contratações temporárias.

O contratação de temporários pode ser uma forma de reinserção no mercado profissional? Sim!

Aproveite essa chance!

 

A contratação temporária, da lei 6019/74, nunca foi uma precarização das condições de trabalho. Ao contrário, desde 1974 a lei prevê que o trabalhador temporário tenha o mesmo salário do efetivo equiparado. Sendo assim, benefícios como INSS, FGTS, 13º e Férias proporcionais ao período trabalhado são legítimos  para o trabalhador.

De tal forma que mesmo que o profissional não seja um empregado (CLT) e sim um trabalhador específico com legislação própria, ele está amparado por  uma  lei que garante todos os direitos.

Além de estar em total conformidade com a lei, a contratação de temporários é para o trabalhador que está em busca de uma recolocação uma grande oportunidade.

Antes  de mais nada o intuito deve ser para voltar ao mercado de trabalho e gerar mais  experiência para o currículo.

Então aproveite para dar a volta por cima e enriquecer sua  vida profissional.

O que  são as agências privadas de trabalho temporário?

 

As agências privadas de trabalho temporário são responsáveis por intermediar, organizar e acompanhar este tipo de contração junto às empresas e trabalhadores.

Acima de tudo, essas agências são responsáveis por inserir no SIRETT – Sistema de Registro das Empresas de Trabalho Temporário, da Secretaria do Trabalho, o cadastro dos trabalhadores temporários contratados.

Com relação ao prazo de contratação, ele tem a duração atrelada à necessidade transitória da empresa e o período máximo para contratação é de até seis meses, podendo ser prorrogado por até, mais de três meses.

Sendo profissional que está disponível no mercado entenda esse período como uma oportunidade. Contudo no papel de empresa aproveite para realizar contratações alinhadas com a lei.

O Grupo Selpe é uma Agência Privada de Trabalho Temporário autorizada pelo Ministério do Trabalho atuando no segmento desde 1974.

Acesse: www.gruposelpe.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *