Quem Somos

A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Operação MRS

SEGURANÇA

Segurança Ferroviária

Entre 2007 e 2016, período em que o volume transportado pela MRS cresceu sucessivamente até atingir 168 milhões de toneladas, a taxa de acidentes ferroviários caiu de 6,2 para 2,1. Esse indicador é calculado de forma ponderada, já considerando o aumento do número de trens em circulação.

Clique aqui para saber mais

Taxa de Acidentes
(Quantidade ponderada por bilhão de TKBs)

Segurança Pessoal

O índice de acidentes de trabalho da MRS chegou a um patamar comparável ao de segmentos como a indústria de petróleo e gás. Entre 2010 e hoje, a redução acumulada foi superior a 80%, considerando também funcionários de empresas contratadas.

Clique aqui para saber mais

Acidentes com ou sem afastamento
(MRS + Contratadas)

MEIO AMBIENTE


A MRS foi a primeira ferrovia brasileira licenciada pelo Ibama, consequência do compromisso assumido e cumprido pela empresa junto ao órgão ambiental. A companhia realiza continuamente os monitoramentos e controles dos principais aspectos ambientais relacionados às suas atividades, como geração de ruído e qualidade do ar. As ações do Programa de Educação Ambiental da companhia atingiram mais de 4 mil pessoas em 2016, interna e externamente.

GESTÃO DE PESSOAS


Com cerca de 6.000 colaboradores diretos e mais de 3.500 terceirizados, a MRS tem se destacado nos últimos anos por uma política de remuneração e benefícios diferenciada. Somente em 2016, foram revertidos cerca de R$ 500 milhões em pessoal, benefícios e encargos. Desde 2007, o índice de satisfação dos colaboradores com a companhia cresceu 25%, e os níveis de segurança pessoal que a organização tem atingido são motivo de grande orgulho.

INDICADORES OPERACIONAIS

Eficiência


SISTEMA CTBC



A MRS foi a primeira ferrovia de carga do mundo a implantar o sistema de controle de trens baseado em comunicação (CTBC). Com ele, os trens podem trafegar em intervalos menores graças a um monitoramento eletrônico e preciso. Assim, a empresa amplia a sua capacidade de transporte e garante a segurança ferroviária. impedindo que uma composição invada o espaço de outra. Outro ganho significativo é a redução da necessidade de comunicação por voz. garantindo a eficiência operacional

MIX DE PRODUTOS TRANPORTADOS EM 2016

Evolução Histórica do Volume total transportado